Negócios
Lar Cooperativa firma convênio com o Banco do Brasil
O grupo foi recebido em Medianeira pelos três diretores da Lar e superintendentes.
Publicado
em
por
Marechal AgoraUma comitiva do Branco do Brasil (BB), liderada pelo presidente, Fausto de Andrade Ribeiro, e demais executivos da instituição esteve no Centro Administrativo da Lar Cooperativa na terça-feira (18).
Gostaria de participar do nosso GRUPO DE WHATSAPP? É só clicar aqui
O grupo foi recebido em Medianeira (PR) pelos três diretores da Lar e superintendentes.
Na oportunidade, após duas horas de conversa, e apresentação da história da Lar Cooperativa, dimensão atual dos negócios e planejamento estratégico até 2030, foi assinado o Convir, convênio que irá liberar R$ 80 milhões aos associados da Lar, valor destinado a viabilização de financiamentos relacionados à avicultura. O momento possibilitou apresentar com clareza as demandas da Lar e de seus associados.
De acordo com o diretor-presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues, a Cooperativa já tem um bom relacionamento com o Banco do Brasil de longa data, desde seus primeiros anos de fundação, e a instituição financeira esteve presente em momentos importantes para Cooperativa, como na liberação do financiamento para aquisição da Unidade Industrial de Aves 2 em Cascavel.
Após ter assumido recentemente a gestão do BB, essa foi a primeira visita presencial de Fausto a um cliente. O dirigente reconheceu a importância do agronegócio para o desenvolvimento do país e como o BB precisa ter um papel fundamental nesse processo.
“Participo do Banco do Brasil há 33 anos, estamos otimistas e um pouco cautelosos. Esperamos que no segundo semestre de 2020 se confirme algumas tendências de mercado para que possamos apresentar resultados cada vez mais consistentes”, afirmou Fausto.
Ainda conforme a nota do BB, seu presidente, Fausto Ribeiro, fechou outras parcerias com cooperativas do oeste do Paraná. Entre elas, deve financiar parte da instalação do maior frigorífico da América Latina, que será construído no município de Assis Chateubriand pela Frimesa, cooperativa central que atua nas cadeias de carne suína e lácteos e tem como filiadas as cooperativas C. Vale, Copacol, Copagril, Lar e Primato. Juntas, elas faturam R$ 36 bilhões e geram mais de 55 mil empregos na região de Cascavel (PR).
Negócios
Acimacar abre período de adesão para as Campanhas Promocionais 2024
Período de adesão segue até o dia 10 de abril. Campanha entregará R$ 400 mil em prêmios para mil consumidores
Publicado
em
8 de março de 2024por
Marechal AgoraAs empresas do comércio de Marechal Cândido Rondon, associadas à Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), tem a oportunidade de aderir a maior campanha promocional realizada anualmente pela entidade, Campanha “Amor sempre Presente” para Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia das Crianças e Campanha Natal Premiado.
Nesta edição, as campanhas entregarão R$ 400 mil em vales-compras a 1000 consumidores que realizarem suas compras nas empresas participantes das campanhas. Os prêmios variam entre os valores de R$ 3 mil, R$ 1 mil, R$ 500 e R$ 300.
As empresas participantes que aderirem às campanhas têm na iniciativa da Acimacar uma oportunidade de promover ainda mais seus negócios, fomentando vendas de produtos e serviços nos períodos mais importantes do ano para o comércio.
Além de trazer mais clientes para suas empresas, às Campanhas incentivam que os consumidores retornem ao comércio para realizarem a troca dos vale-compras por mais produtos e serviços, promovendo o fechamento de mais negócios junto às empresas e, consequentemente, fomentando a economia local.
O período de adesão às campanhas segue até o dia 10 de abril para as empresas associadas à entidade. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (45) 3284-5719.
Sobre a Acimacar
Com mais de dois mil e cem empresários e produtores rurais associados, a Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) atua há 55 anos na defesa dos interesses da classe empresarial rondonense. Presidida pelo contador Paulo Grenzel, também é reconhecida pela sua liderança nas causas regionais e estaduais, além da participação em diversas demandas da comunidade. Saiba mais: www.acimacar.com.br.
Mundo
Patrulha Canina da vida real? Polícia de NY investe em “cachorros-robôs”
Agentes cibernéticos atuarão em situações de maior risco para os policiais de carne e osso, mas não devem eliminar vagas, afirma a corporação
Publicado
em
13 de abril de 2023por
Marechal AgoraO Departamento de Polícia de Nova York (NYPD, na sigla em inglês) ganhou novos e curiosos integrantes: cachorros robôs. A exemplo da série animada “Patrulha Canina”, que faz sucesso entre as crianças, a corporação contará com uma equipe cibernética para combater o crime e ajudar a população.
Segundo a NYPD, a iniciativa será patrocinada por meio de recursos que vêm de apreensões feitas em Nova York. A apresentação contou com a presença do prefeito da cidade, Eric Adams.
No entanto, ao contrário da animação, os robôs ainda não têm um aspecto muito semelhante aos animais que conhecemos. Eles ainda possuem um visual mais duro, frio e pouco amistoso. No entanto, a expectativa é que eles consigam prestar grandes serviços à sociedade.
Os cachorros-robôs vão poder assumir várias funções na cidade, como a negociação de reféns, atuação intensa em caso de terrorismo e também em graves acidentes, como vazamentos de gás e de substâncias tóxicas. Desta forma, a Polícia de Nova York conseguirá atender a missões mais perigosas sem colocar em risco a vida e a integridade física de seus integrantes.
Os digidogs, como foram chamados, usam a inteligência artificial, câmeras, microfones e sensores para atuar em situações perigosas para policiais humanos. Os robôs podem ser controlados remotamente e não vão eliminar empregos de agentes.
Mundo
Bernard Arnault, homem mais rico do mundo, ganha US$ 11 bilhões em um dia com resultados da LVMH
As ações da LVMH sobem mais de 5% na bolsa de valores, repercutindo as receitas de 21 bilhões de euros no primeiro trimestre, um crescimento de 17% na comparação anual. Arnault tem agora uma fortuna na casa dos US$ 233 bilhões.
Publicado
em
13 de abril de 2023por
Marechal AgoraO francês Bernard Arnault, diretor-executivo do grupo LVMH (Louis Vuitton Moët Hennessy) e homem mais rico do mundo, assiste a um novo salto em sua fortuna. Segundo o ranking de bilionários da revista Forbes, o patrimônio do empresário subiu US$ 11 bilhões apenas nesta quinta-feira (13), após resultados positivos de seu conglomerado de luxo.
As ações da LVMH sobem mais de 5% na bolsa de valores, repercutindo as receitas de 21 bilhões de euros no primeiro trimestre, um crescimento de 17% na comparação anual. Arnault tem agora uma fortuna na casa dos US$ 233 bilhões.
O vice-líder Musk tem uma fortuna avaliada em US$ 185 bilhões, segundo a Forbes. Desta forma, Arnault coloca US$ 48 bilhões de frente para o segundo colocado. Isso equivale à toda a fortuna de Phil Knight, fundador da Nike.
Arnault lidera o ranking anual de bilionários da Forbes 2023. Em 2022, ele havia ficado em terceiro lugar na lista anual de bilionários, atrás de Elon Musk, proprietário da Tesla, e Jeff Bezos, fundador da Amazon. Em dezembro passado, eles foram superados pelo bilionário francês.
Resultados da LVMH
A LVMH é a maior empresa de artigos de luxo do mundo. O grupo reúne 70 grifes – como Louis Vuitton, Dior, Sephora e Tiffany’s.
Além da alta de receitas no 1º trimestre, a companhia destaca que o crescimento orgânico, retirando efeitos cambiais, também foi de 17%, mostrando resiliência dos seus negócios no início de ano mesmo com as incertezas geopolíticas e econômicas.
As vendas na Europa e no Japão foram destaque, com demanda robusta de consumidores locais e turistas. Os Estados Unidos continuaram crescimento sequencial, afirma a LVMH. Já a Ásia se recupera após as restrições da pandemia pressionarem operações.
A principal linha de negócio da empresa continua sendo as marcas de moda, com receitas de 10,7 bilhões de euros entre janeiro e março, crescimento de 11% na comparação com o mesmo período de 2022.
Já o maior crescimento porcentual aconteceu na unidade de varejo, onde está inserida a marca Sephora, que teve alta de 30% no ano, a 3,96 bilhões de euros, com a LVMH vendo demanda elevada pelos cosméticos.
As ações da LVMH fecharam em queda de 0,49% na Bolsa de Paris. O maior crescimento porcentual aconteceu na unidade de varejo, onde está inserida a marca Sephora.
Por G1
Brasil
Imposto de Renda 2023: como declarar aluguel pago?
Dono do imóvel e inquilino devem informar os valores na hora de preencher a declaração do IR 2023.
Publicado
em
12 de abril de 2023por
Marechal AgoraTanto quem aluga um imóvel quanto quem mora em uma casa alugada precisa declarar o valor do aluguel no Imposto de Renda 2023.
Embora essa despesa não possa ser abatida do Imposto de Renda pelo contribuinte que paga aluguel, os pagamentos devem ser declarados para que a Receita Federal cruze os dados e garanta que os valores declarados pelo locador e pelo locatário são compatíveis.
Não precisam declarar o aluguel, porém, os contribuintes que tiveram, em 2022, rendimentos tributáveis de até R$ 28.559,70, por estarem de fora da obrigatoriedade da entrega da declaração do IR.
O prazo para entregar a declaração do IR vai até o dia 31 de maio. O programa para fazer a declaração deve ser baixado no site da Receita Federal
Todo contribuinte que mora de aluguel precisa declarar?
Não. Para o inquilino pessoa física que em 2022 recebeu, no total, rendimentos tributáveis em montante inferior a R$ 28.559,70 não é obrigatória a entrega de declaração de ajuste anual – desde que também não se enquadre em outras hipóteses de obrigatoriedade.
Como o inquilino deve informar os gastos com aluguel?
O valor total pago a título de aluguel a pessoas físicas durante o ano de 2022 deve ser informado na ficha “Pagamentos Efetuados”, sob o código “Aluguel de Imóveis”, informando, nos respectivos campos, o valor total pago no ano e o nome e do CPF do locador (dono do imóvel), mesmo que uma imobiliária tenha feito a intermediação.
A empresa ou o responsável pela locação deve disponibilizar um informe de pagamentos efetuados, recomenda João Eloi Olenike, presidente-executivo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). “Assim, não há riscos de divergências na declaração”, explica.
IPTU, taxa de condomínio ou outra despesa relacionada ao imóvel precisa ser declarada?
Caso o pagamento de IPTU e taxa de condomínio sejam de responsabilidade do inquilino, esses valores não devem ser informados na declaração. Somente o valor do correspondente aos aluguéis.
Eventuais benfeitorias efetuadas no imóvel precisam ser informadas apenas pelo proprietário. O valor gasto poderá ser acrescido ao valor do bem.
E quem divide o aluguel com outra pessoa?
Em situações deste tipo, o ideal é que os nomes de todos os pagadores constem como locatários no contrato, para que que cada um informe a quantia que pagou em sua declaração de Imposto de Renda.
Caso o contrato esteja atrelado a um único titular, ele deve declarar o valor integral, para ir de acordo com o declarado pelo locador. “Se, por exemplo, duas pessoas dividem um aluguel de R$ 5 mil mas só uma tem o CPF registrado no contrato, ela precisa declarar exatamente os R$ 5 mil”, explica Olenike.
Que cuidados tomar na hora de declarar o aluguel?
O contribuinte deve guardar todos os recibos referentes aos pagamentos de aluguel dos últimos cinco anos. Este é o prazo fixado pela Receita para o contribuinte fazer uma eventual declaração retificadora. O ideal é guardar também os recibos de taxas de condomínio, IPTU e gastos com a reforma do imóvel.
Os proprietários ou imobiliárias precisam entregar informe de rendimentos?
O locador pessoa física não está obrigado a fornecer comprovante de rendimentos ao locatário pessoa física, embora seja recomendado. Porém, caso o locatário seja pessoa jurídica, esta sim deve fornecer a documentação com os valores dos aluguéis pagos em 2022.
É importante, no entanto, que inquilino e proprietários informem nas declarações valores pagos e recebidos a título de rendimentos de aluguel compatíveis, para evitar o risco de cair na malha fina.
Veja abaixo quem é obrigado a declarar IR em 2023:
Quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2022. O valor é o mesmo da declaração do IR do ano passado;
- contribuintes que receberam rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma tenha sido superior a R$ 40 mil no ano passado;
- quem obteve, em qualquer mês de 2022, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas cuja soma foi superior a R$ 40.000,00 (quarenta mil reais), ou com apuração de ganhos líquidos sujeitos à incidência do imposto;
- quem teve isenção de imposto sobre o ganho de capital na venda de imóveis residenciais, seguido de aquisição de outro imóvel residencial no prazo de 180 dias;
- quem teve, em 2022, receita bruta em valor superior a R$ 142.798,50 em atividade rural;
- quem tinha, até 31 de dezembro de 2022, a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300 mil;
- quem passou para a condição de residente no Brasil em qualquer mês e se encontrava nessa condição até 31 de dezembro de 2022.
Auxílio emergencial
Quase 30 mil empresas já estão cadastradas para receber o Auxílio Emergencial PR em julho
Segundo balanço parcial da Secretaria da Fazenda, 29.896 empresas terão direito à parcela do auxílio emergencial no mês de julho. Para quem deseja o apoio, dentro dos critérios estabelecidos, o cadastro deve ser realizado até o dia 25 de julho para recebimento do benefício ainda neste mês.
Publicado
em
14 de julho de 2021por
Marechal AgoraAs empresas de pequeno porte do Paraná estão recebendo mais um apoio do Governo do Estado para se manter em meio à crise que ainda afeta a dinâmica do mercado de trabalho. Com o Auxílio Emergencial PR, microempresas (MEs) e microempreendedores individuais (MEIs) podem receber até quatro parcelas mensais como suporte para despesas cotidianas.
RECEBA NOTICIAS EM PPRIMEIRA MÃO VIA WHATSAPP: CLIQUE AQUI!!
Segundo balanço parcial da Secretaria de Estado da Fazenda, 29.896 empresas terão direito à parcela do auxílio emergencial no mês de julho. Para quem deseja o apoio, dentro dos critérios estabelecidos, o cadastro deve ser realizado até o dia 25 de julho para recebimento do benefício ainda neste mês.
Aos MEs com inscrição no Simples Nacional estão sendo disponibilizados R$ 1.000,00 divididos em quatro parcelas de R$ 250,00 e para microempresas sem o cadastro estadual e MEIs estão disponíveis R$ 500,00, sendo pagos em duas parcelas de R$ 250,00. O valor total destinado ao benefício é de R$ 80,28 milhões e vai atender um universo de 124 mil empresas.
Não são todas as empresas de pequeno porte que poderão receber o benefício. Em ambos os casos, foi observado o grau de impacto da pandemia na atividade, sendo priorizados alguns setores. Pessoas físicas não têm direito. Ao todo, 27 setores cadastrados na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAES) serão atendidos.
Para saber se tem direito ao benefício, a pessoa jurídica deve acessar o portal do benefício, no endereço www.auxilioemergencial.pr.gov.br, inserir seu CNPJ na tela inicial e clicar no botão “Consultar”. Se o CNPJ for um dos beneficiários, o portal redirecionará para a plataforma, onde deverá ser feito um cadastro com as informações solicitadas.
CADASTROS POR MUNICÍPIOS – Os municípios com mais registros até o momento são Curitiba (5.597); Londrina (1.411); Maringá (1.161); Foz do Iguaçu (990); Ponta Grossa (794); São José dos Pinhais (664); Cascavel (510); Guarapuava (487); Colombo (437) e Arapongas (389). Curitiba e Região Metropolitana representam 47,7% do total de resgates já solicitados para recebimento do auxílio.
PRIMEIRA PARCERLA – Com a primeira parcela já foram pagos pela Secretaria da Fazenda do Paraná R$ 5,2 milhões, beneficiando 20.851 empresas no mês de junho (12.660 microempreendedores individuais, 7.241 microempresas e 951 microempresários sem inscrição no Simples Nacional).
DATA LIMITE – A data limite para se cadastrar e receber o benefício vai até dia 10 de agosto. O aplicativo Auxílio Emergencial PR, destinado à consulta e ao resgate do benefício, está disponível para download pelas lojas da Google Play e App Store. Em caso de dúvidas, os empresários podem ligar para o telefone 0800-642-6650 ou fazer contato pelo e-mail [email protected].
VEJA QUEM TEM DIREITO
Microempresas
Requisitos: faturar até R$ 360 mil/ano e possuir inscrição estadual junto à Receita-PR
Valor: R$ 1.000,00 em 4x de R$ 250,00
CNAES beneficiados: restaurantes e similares; lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares; bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas, sem entretenimento; bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas, com entretenimento; serviços ambulantes de alimentação; serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas; casas de festas e eventos; atividades de sonorização e de iluminação; transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal; transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal em região metropolitana; transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal, exceto em região metropolitana; transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, interestadual; transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, internacional; transporte escolar; transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, municipal; transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, intermunicipal, interestadual e internacional; organização de excursões em veículos rodoviários próprios, municipal; organização de excursões em veículos rodoviários próprios, intermunicipal, interestadual e internacional; comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios; e comércio varejista de calçados.
Microempreendedores Individuais (MEIs)
Requisitos: natureza jurídica de MEI
Valor: R$ 500,00 em 2x de R$ 250,00
CNAES beneficiados: restaurantes e similares; lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares; bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas, sem entretenimento; bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas, com entretenimento; serviços ambulantes de alimentação; gestão de instalações de esportes; produção e promoção de eventos esportivos; serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas; casas de festas e eventos; produção teatral; produção musical; produção de espetáculos de dança; atividades de sonorização e de iluminação; aluguel de equipamentos recreativos e esportivos; agências de viagens; operadores turísticos; e filmagem de festas e eventos.
Por AEN.
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do MARECHAL AGORA.com.br pelo WhatsApp (45) 98842-8989