Contato: (45) 99901-7480

Paraná

Arma é encontrada em local de assassinato em Mercedes

Publicado

em

Um homicídio foi registrado na madrugada deste domingo (03), no centro de Mercedes.

Gostaria de participar do nosso GRUPO DE WHATSAPP? É só clicar aqui

O crime aconteceu em uma casa nos fundos de um bar na Rua Pe. José Gaetner e o corpo da vítima foi encontrado no início da manhã.

Equipes da Polícia Militar e investigadores da Polícia Civil de Marechal Rondon estiveram no local realizando os levantamentos. Segundo as informações, o rapaz foi alvejado por dois tiros. Ele residia no local.

O corpo do jovem foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Toledo, para posterior liberação aos atos fúnebres.

Ainda durante as diligências no local, os policiais encontraram em uma garagem um carro preparado para contrabando e, na casa, uma garruncha com uma mira laser adaptada.

O carro e arma foram encaminhados à 47ª DRP de Marechal Rondon.

O caso seguirá sendo investigado pela Polícia Civil de Marechal Cândido Rondon.

Paraná

Temporais: 800 profissionais da Copel trabalham para restabelecer luz no Paraná

De acordo com o Simepar, foram registradas rajadas de vento de 91,4 km/h em Foz do Iguaçu, 96,1 km/h próximo a Francisco Beltrão e 87,1 km/h em Nova Prata do Iguaçu.

Publicado

em

Copel

Com o avanço de um temporal de grandes proporções que chegou ao Paraná pelo Oeste e Sudoeste e agora atinge municípios de todas as regiões do Estado, a Copel reforçou a mobilização de equipes que trabalham no restabelecimento do fornecimento de energia. Cerca de 800 profissionais da companhia trabalham na reconstrução da rede avariada pelos ventos fortes e pela alta incidência de raios.

Com o deslocamento da tempestade para o Interior do Estado, a companhia registrou, até o momento, 4.023 danos à rede de distribuição de energia. Cada um representa um ponto diferente da rede que será inspecionado e consertado pelas equipes.

No momento, há 217 mil domicílios desligados. Os municípios mais afetados são, no Oeste, Toledo, com 11,9 mil desligados, Foz do Iguaçu, com 8,7 mil, e Cascavel, com 5,8 mil desligados; no Noroeste, Umuarama, com 7,4 unidades consumidoras sem energia, Querência do Norte (5,2 mil) e Mandaguari (4,7 mil desligados); no Centro-Sul e no Leste, aonde o temporal chegou mais recentemente, Reserva está com 11,1 mil desligados, Ponta Grossa com 6,2 mil, Colombo com 3,6 mil, e Balsa Nova com 2,7 mil imóveis sem energia.

De acordo com o Simepar, foram registradas rajadas de vento de 91,4 km/h em Foz do Iguaçu, 96,1 km/h próximo a Francisco Beltrão e 87,1 km/h em Nova Prata do Iguaçu. De acordo com a Escala de Beaufort, que mede a força dos ventos, essas rajadas são consideradas ventanias fortíssimas e têm o potencial para provocar danos em habitações.

A Copel orienta a população a manter distância de locais que tenham postes quebrados e fios caídos. Situações de risco devem ser informadas pelo telefone 0800 51 00 116. A falta de luz pode ser informada por meio do aplicativo para celulares, pelo site www.copel.com e pelo número de WhatsApp 41 3013-8973.

MUDANÇA NO CLIMA– Também segundo o Simepar, uma frente fria avança na altura do Sul do Brasil e provoca tempestades que começaram no norte da Argentina e já alcançaram diversas regiões do Paraná.

Continue lendo

Brasil

Cantor Rondonense Diogo Henrique faz sua estréia na música com o DVD “Coração Aberto”, assinado por Orlando Baron

Terapia” é uma das faixas foco do projeto que integra um DVD com 15 faixas inéditas. Timbre e alcance vocal são os diferenciais do artista

Publicado

em

Cantor Rondonense Diogo Henrique faz sua estréia na música com o DVD “Coração Aberto”

Tem lançamento chegando ao mercado sertanejo e dessa vez longe das principais cidades do circuito.
De Marechal Cândido Rondon, no oeste do Paraná, vem o cantor Diogo Henrique que faz a sua estreia na música sertaneja com o pé direito.
Intitulado “Volume 1”, o EP integra o DVD ‘Coração Aberto’, gravado em setembro de 2023. Com 15 faixas inéditas e um time de peso, Orlando Baron é quem comanda a produção musical.
“Não vigia eu”, “Eu não tava assim”, “Refarrear”, “Tem Potencial” e “Terapia” são as apostas para este primeiro lançamento. Todas as canções acompanham um vídeo, que está disponível no canal do artista no Youtube.
O carro chefe da divulgação será “Terapia”, uma composição de Rogério Ferrari, Nayton Costa, Guilherme Ferraz e Israel Cardoso. Uma típica canção para quem gosta de sofrência.

Nos bastidores é uma música que já vem sendo trabalhada antes mesmo do seu lançamento.

O artista tem a carreira acompanhada pela London Music Gerenciamento Artístico e a distribuição musical via Onerpm.

Sobre o cantor


Diogo Henrique tem 28 anos e desde a infância tem a música sertaneja presente em sua vida. Quando criança, se apresentava em festivais no oeste paranaense. Ao longo da carreira teve 3 duplas antes de tocar o seu projeto solo e também já cantou em bandas de baile.
Com o final da pandemia e sem obter sucesso e reconhecimento como cantor, Diogo decidiu em 2019 abandonar a música e se tornou caminhoneiro.
Após meses dirigindo pelas estradas do país, Diogo recebeu uma ligação que mudaria a sua vida para sempre.
Um amigo havia conseguido um investidor para que o ajudasse a retornar aos palcos. Sua história de vida e projetos ele compartilhou com o jornalista André Piunti em seu podcast.
Acompanhe mais sobre Diogo Henrique, rotina de shows e lançamentos pelas redes sociais e aplicativos de música e vídeo.

Para acompanhar o trabalho desse artista magnifico, segue abaixo duas redes sociais.

Instagram:

https://www.instagram.com/oficialdiogohenrique/

Youtube:

https://www.youtube.com/@DiogoHenriqueOficial
London Music Gerenciamento Artístico
Shows: (43) 9.9144-8370 | (43) 9. 9840-7277
Assessoria de Imprensa:Laís Araújo (43) 9.9680.8273

Instagram:@londonmusicoficial

Continue lendo

Paraná

Ministério Público identifica possíveis irregularidades e Expo Assis 2023 é cancelada

O anúncio atende recomendação administrativa expedida pelo Ministério Público do Paraná, que identificou possíveis irregularidades na promoção da festa

Publicado

em

O Município de Assis Chateaubriand, no Oeste do estado, anunciou nesta semana o cancelamento da Expo Assis 2023, evento local tradicional que seria realizado entre os dias 19 e 22 de outubro.

O anúncio atende recomendação administrativa expedida pelo Ministério Público do Paraná, que identificou possíveis irregularidades na promoção da festa, que seria custeada exclusivamente com recursos públicos.

Estava prevista a promoção de diversos shows de artistas de renome nacional, a realização de exposições comerciais, além de tradicional festa com comidas típicas, danças e apresentações musicais.

Dentre as irregularidades apontadas pela 2ª Promotoria de Justiça de Assis Chateaubriand está o fato das despesas para a realização do evento ficarem a cargo exclusivo da Municipalidade, inclusive as contratações dos diversos serviços necessários para a promoção do evento, como profissionais de seguranças, a instalação de banheiros químicos, tendas, sistema de sonorização e iluminação, entre outros.

Além disso, a exploração econômica do evento seria realizada por entidades privadas, sem prévio procedimento licitatório ou outro mecanismo de seleção de interessados, ficando comprometida, portanto, a isonomia no tratamento.

Na recomendação administrativa, a Promotoria de Justiça reforça que o evento em questão possuía em seu histórico das 37 festividades anteriores notícias de irregularidades diversas, em especial quanto ao repasse de verbas públicas sem a devida observância dos requisitos legais, tendo, inclusive, tramitado diversos procedimentos e ações de improbidade administrativa, já com condenações em primeiro grau de jurisdição por atos de improbidade administrativa, com o fim de investigar tais notícias em relação a administrações passadas.

Por fim, ponderou-se, “chamando-se à razoabilidade da gestão pública responsável, o direcionamento do orçamento público a temas prioritários e essenciais, não atendidos, na integralidade, pelo ente federado”.

Continue lendo

Paraná

Paraná decreta estado de emergência zoosanitária

Desde a primeira notificação no Paraná, em 21 de junho, a Adapar já fez quase 800 fiscalizações no Litoral

Publicado

em

Medida vale por 180 dias

Para agilizar o atendimento nos casos notificados de suspeita de gripe aviária de alta patogenicidade, a H5N1, e ter acesso facilitado a recursos no combate à doença, o Governo do Paraná decretou estado de emergência zoosanitária no Estado pelo prazo de 180 dias.

A medida, que teve aprovação do Conesa, Conselho Estadual de Sanidade Agropecuária, é uma forma de alinhar as ações com o Ministério da Agricultura e Pecuária.

Em maio, o ministério já tinha adotado essa providência e agora orientou para que decretos semelhantes fossem assinados pelos estados para que haja um trabalho conjunto entre as unidades da Federação, garantindo segurança para os importadores do frango brasileiro e para os consumidores.

Até agora, Santa Catarina, Espírito Santo, Bahia, Mato Grosso do Sul e Tocantins também já adotaram decretos parecidos.

O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, que também preside o Conesa, explicou tratar-se de uma medida protetiva, para que haja o rápido atendimento num eventual foco da doença.

Até agora o Paraná detectou sete casos apenas em aves silvestres migratórias, o que está dentro do esperado, já que há migração natural de pássaros entre os continentes em busca de alimento e para reprodução.

Segundo a Adapar, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, todos os focos já foram declarados encerrados pelo Ministério da Agricultura.

A gripe aviária é uma doença com distribuição global e ciclos pandêmicos ao longo dos anos, com sérias consequências para o comércio internacional de produtos avícolas.

Em 15 de maio, a doença foi detectada pela primeira vez em território brasileiro, em aves silvestres, o que não afeta a condição de país livre da doença para o comércio.

Desde a primeira notificação no Paraná, em 21 de junho, a Adapar já fez quase 800 fiscalizações no Litoral, onde foram registrados os sete focos da doença. Cerca de 20 mil aves de subsistência foram examinadas clinicamente e consideradas saudáveis.

De acordo com a Adapar, na região não há nenhuma granja com produção comercial ou para reprodução.

Fonte: AGN

Continue lendo

Paraná

Idoso improvisa mesa em árvore e há 15 anos deixa café no quintal para coletores de lixo: ‘Eu sei que é sofrido’

Publicado

em

Antonio Laureano, conhecido como seu Lira, foi funcionário da prefeitura e também trabalhou como coletor de lixo em Nova Tebas (PR). Aposentado, ele decidiu dar uma atenção especial para os atuais coletores.

Uma garrafa de café sobre uma tábua de madeira presa a uma árvore. A “engenhoca” do aposentado Antonio Laureano, de 72 anos, por mais simples que seja, faz a diferença no dia a dia dos coletores de lixo na zona rural de Nova Tebas, localizada na região central do Paraná.

Conhecido como seu Lira, o aposentado, pai de quatro filhos, tem servido de inspiração para a vizinhança por deixar café quente para os trabalhadores. Uma ação simples e carinhosa que se perpetua há 15 anos.

“Eu sei que é sofrido. Quando a gente trabalhava, chegar e ter café era tão bom. Isso fica na mente da gente e cinco minutos que eles pararem não muda nada no dia a dia deles, né?”.

Seu Lira é natural de Vera Cruz, São Paulo, e trabalhou desde os 13 anos como operador de máquina.

Ao longo da vida, morou na capital paulista, no Mato Grosso, até que, em 1° de agosto de 1973, mudou-se com a esposa para Nova Tebas, na Vila Rural Esperança. Lá trabalhou como funcionário da prefeitura até se aposentar em 2018, aos 67 anos.

Durante a carreira, atuou um ano como coletor de lixo. Apesar do pouco tempo, a experiência que teve com a profissão marcou o para sempre.

Seu Lira ao lado do café feito para coletores de lixo de Nova Tebas — Foto: Colaboração/Prefeitura de Nova Tebas

Seu Lira ao lado do café feito para coletores de lixo de Nova Tebas — Foto: Colaboração/Prefeitura de Nova Tebas

Lira conta que a vivência fez com que ele tivesse um olhar mais atencioso para os atuais coletores da cidade.

G1

Continue lendo

Marechal Rondon

Incêndio em presídio feminino deixa seis detentas em estado grave no PR, dizem Bombeiros

Incêndio começou após um curto-circuito em uma das celas, segundo a corporação. 16 detentas foram retiradas e encaminhadas para atendimento médico. Caso está sendo investigado.

Publicado

em

Seis detentas ficaram gravemente feridas após um incêndio atingir a cadeia pública feminina na noite de segunda-feira (22), em Alto Paraná, na região noroeste do estado, segundo o Corpo de Bombeiros. 16 detentas foram retiradas do local.

O incêndio começou perto das 20h. A suspeita é que um curto-circuito em uma das celas tenha iniciado o incidente.

Funcionários da cadeia tentaram conter as chamas, mas foi necessário acionar equipes dos bombeiros de Paranavaí.

Segundo a corporação foram usados cerca de 1 mil litros de água para apagar todo o fogo. Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também atenderam às vítimas.

Seis detentas que ficaram em estado grave tiveram as vias aéreas atingidas após inalar a fumaça sendo encaminhadas ao Hospital Santa Casa de Paranavaí.

Outras 16 vítimas foram atendidas no Hospital Municipal de Alto Paraná, segundo os militares.

O caso está sendo investigado.

POR G1

Continue lendo

Curiosidades

Entenda o que diz lei sobre casamento de adolescentes no Brasil; prefeito no Paraná casou com garota um dia após ela completar 16 anos

Em 2019, lei passou a proibir casamentos antes dos 16 anos. Pelo Código Civil, autorização dos pais ou responsáveis é necessária para a formalização da união.

Publicado

em

Desde 2019, o Brasil permite o casamento de menores de 18 anos única a exclusivamente a partir da chamada “idade núbil”, ou seja, quando adolescentes completam 16 anos.

Para a formalização, entretanto, é necessária a autorização legal dos pais ou responsáveis pelo menor, de acordo com o Código Civil.

No Paraná, o prefeito de Araucária, Hissam Hussein Dehaini (Cidadania), de 65 amos, casou com uma adolescente de 16 anos um dia após a ela atingir a idade de casamento permitida por lei, conforme apuração do g1 e da RPC

A proibição de casamento para menores de 16 anos em qualquer hipótese passou a valer no país quando uma lei federal que alterou a redação do Código Civil foi sancionada pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL).

“ Art. 1.520. Não será permitido, em qualquer caso, o casamento de quem não atingiu a idade núbil, observado o disposto no art. 1.517 deste Código.”

O advogado e professor universitário Henrique Brunini Sbardelini explica que a lei determina que casamentos envolvendo menores de 16 anos ocorram apenas com autorização dos pais validada em cartório.

“Se não houver convergência entre pai e mãe, essa autorização é liberada apenas em via judicial”, acrescentou.

Na avaliação do professor, essa autorização deveria ocorrer sempre por intermédio do Judiciário para que houvesse condição de se verificar se o casamento é também da vontade do adolescente.

Antes da mudança, de acordo com o Senado Federal, a legislação admitia o casamento de menores de 18 anos em dois casos.

O primeiro era frente à gravidez. O outro em situações em que o casamento era para evitar o cumprimento de pena criminal em caso de relação sexual com menores de 14 anos, uma vez que o ato é considerado crime, com pena de até 15 anos de reclusão.

Lei proíbe casamento com adolescentes com menos de 16 anos — Foto: reprodução

Lei proíbe casamento com adolescentes com menos de 16 anos — Foto: reprodução

O caso do prefeito de Araucária (PR)

Segundo registro do Jornal Oficial dos Cartórios de Registro do Brasil, Hissam Hussein Dehaini, que tem 65 anos, casou a adolescente em 12 de abril deste ano. O aniversário da esposa foi em 11 de abril.

24 horas depois, ele nomeou a própria sogra, Marilene Rôde, como secretária de cultura e turismo do município. Antes, ela era diretora-geral na Secretaria Municipal de Educação.

Conforme o Portal da Transparência de Araucária, Marilene está na prefeitura desde 2021. O novo salário dela será de R$ 21.416.

Hissam Dehaini, prefeito de Araucária — Foto: Carlos Poly/SMCS

Hissam Dehaini, prefeito de Araucária — Foto: Carlos Poly/SMCS

Por G1

Continue lendo

Acidente

Mulheres morrem em batida frontal entre carro e caminhonete 

Acidente aconteceu na PR 487 em Campo Mourão
Outras três pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas ao hospital

Publicado

em

Imagem TaSabendo.com.br GTV

Duas mulheres morreram em grave acidente de trânsito registrado na PR 487 em Campo Mourão, na tarde de segunda-feira (24).

Conforme a PRE (Polícia Rodoviária Estadual), o condutor da Toyota Hilux seguia na rodovia sentido Campo Mourão para Luiziana, quando no quilômetro 185 perdeu o controle da direção e bateu na traseira da GM S10, que trafegava no mesmo sentido. Na sequência ela foi arremessada contra o Gol, que seguia no sentido contrário.

Os condutores da Hilux, da S10 e do Gol foram encaminhados para hospital de Campo Mourão.

Já as passageiras do automóvel de 66 e 59 anos, não resistiram aos ferimentos. Elas foram encaminhadas ao IML (Instituto Médico Legal) da cidade.

A PRE registrou a ocorrência.

Continue lendo

Paraná

Criança de 7 anos encontra arma em casa e atinge a própria perna no Paraná

A arma era do companheiro da mãe

Publicado

em

|Foto: Reprodução|

Na noite desta quinta-feira (20), uma criança de 7 anos foi atingida por tiro acidental com arma, encontrada em sua casa no Jardim Pacaembu, na zona norte de Londrina.

Segundo informações do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), a arma, do companheiro da mãe da criança, foi encontrada municiada pela a criança, que atingiu a própria perna com um tiro. O disparo transpassou o joelho da vítima.

A criança foi levada pelos responsáveis ao Hospital Zona Norte e perdeu muito sangue. Após cirurgia, foi encaminhada ao HU (Hospital Universitário) onde permanece estável, consciente e internada na UTI.

A PM (Polícia Militar) foi até o hospital, recolheu por vídeo e documento assinado autorização para buscas da arma na casa da família; autorizados, os policiais encontraram o revólver em uma escrivaninha e apreenderam a pistola.

Com informações de Correio do Lago

Continue lendo

Marechal Rondon

Prêmio Produtor Destaque 2023 de Marechal Cândido Rondon está com inscrições abertas

Os agricultores interessados em participar do concurso podem se inscrever até 12 de maio

Publicado

em

|FOTO: Divulgação|

Seguem abertas até o dia 12 de maio, as inscrições ao Prêmio Produtor Destaque 2023, concurso promovido pelo CMDA (Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário de Marechal Cândido Rondon).

Neste ano, podem ser inscritos agricultores nas categorias Atividade Inovadora de Renda na Propriedade; Avicultura de Corte; Bovinocultura de Leite; Diversificação de Atividades na Propriedade; Horticultura Comercial Convencional; Horticultura Orgânica; Mandiocultura; Piscicultura; Preservação Ambiental/Conservação do Meio Ambiente; Produção de Grãos (soja e milho); Suinocultura – Fase Crechário; Suinocultura – Fase Iniciador; Suinocultura – Fase Terminador.
Adriano Backes, presidente do CMDA e secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, reforça que as entidades participantes estão habilitadas a inscrever até dois agricultores em mais de uma categoria.

Os agricultores interessados em participar do concurso podem se inscrever na Secretaria Municipal de Agricultura, no escritório do IDR-PR, na AMS (Associação Municipal de Suinocultores), na Associação Leite Oeste, no CAPA (Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor), no departamento agronômico da Copagril, na Agrícola Horizonte, bem como nos sindicatos Rural e dos Trabalhadores Rurais.

Com informações de Assessoria 

Continue lendo

CASA DAS BATERIAS

Previsão do tempo

Facebook

Termos de uso e responsabilidade

É proibido a reprodução de todo ou qualquer parte deste site sem autorização prévia, como determina a lei nº 9.610 de 19 de fevereiro/98.
Todo conteúdo aqui exposto, visa a informação, a imparcialidade e a transparência.