Contato: (45) 99901-7480

Marechal Rondon

“Auto desgalhamento” da falsa-seringueira preocupa; prefeitura não pode podar pois árvore se tornou patrimônio histórico de Marechal Rondon

Publicado

em

Quem passou pela Praça Willy Barth ou imediações, em Marechal Cândido Rondon, nos últimos dias, ficou preocupado com uma situação: vários galhos da falsa-seringueira quebrados, muitos deles bastante grandes, por sinal. Pendurados ou caídos ao chão.

O QUE ACHA DE PARTICIPAR DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP? É SÓ CLICAR AQUI!!!

Talvez pelos fortes ventos registrados recentemente e/ou pela fragilidade de alguns galhos, devido à idade da árvore, que tem entre 50 e 60 anos, ocorreu uma espécie de “auto desgalhamento”.

Uma mulher que passava pelo local por esses dias levou um susto, uma vez que um galho por pouco não caiu sobre ela.

A situação de perigo persiste, considerando que além dos galhos enormes que caíram, outros podem ter o mesmo destino.

Contudo, mesmo diante desta situação perigosa, a prefeitura não tem o que fazer atualmente; está de mãos atadas. Como a falsa-seringueira tornou-se patrimônio histórico, cultural e ambiental do município, recentemente, o Poder Público local está proibido de realizar interferências na árvore.

Pessoas ligadas à área ambiental e à prefeitura lamentam que na hora da elaboração do projeto de lei para tornar a árvore patrimônio histórico, cultural e ambiental de Marechal Rondon ninguém procurou profissionais ligados ao meio ambiente para fazer uma análise e obter um diagnóstico da falsa-seringueira, considerando que a árvore encontra-se bastante fragilizada. Muitos alegam, inclusive, que a planta estaria “condenada”.

“Estrela” da praça

No começo de setembro, O Presente produziu uma reportagem a respeito da falsa-seringueira, também conhecida como goma-elástica, borracheira ou ficus italiano, que tem nome científico de Ficus elastica Roxb. ex Hornem, famosa por ser a “estrela” da Praça Willy Barth. Na oportunidade, lideranças mencionaram que, mesmo diante do valor histórico da planta, ela não estaria ilesa de corte, caso a praça fosse revitalizada.

Características

Majestosa, exuberante, imponente e bela, a falsa-seringueira chama a atenção de quem passa pela praça pelo seu tamanho, pelas suas raízes e pela sua beleza. Por sinal, é palco e cenário para muitas fotografias, seja de quem visita o local e se encanta pela gigante verde, seja de noivos que buscam cenários bonitos para registrar o dia do “sim”.

Admiradores não faltam à árvore, que tem como característica marcante suas raízes aéreas, que, ao encontrarem o solo, se transformam em troncos auxiliares, ajudando a suportar o peso da enorme árvore.

A falsa-seringueira não é uma árvore típica do Brasil, mas amplamente cultivada no território nacional, bem como no mundo todo. É originária da Ásia, mais especificamente da Índia, Malásia e Indonésia, mas é popularmente conhecida no Brasil como ficus italiano, devido ao fato das primeiras mudas a chegarem no país terem sido trazidas da Itália.

Fonte: O presente.

Marechal Rondon

Policial baleado em Marechal Rondon foi alvejado disputa por liderança de quadrilha de tráfico, diz Polícia

O policial paulista alvo de tentativa de homicídio em Marechal Cândido Rondon, no oeste do Paraná, por conta da disputa de liderança de organização criminosa alvo da Operação Carga Fria. 

Publicado

em

Catve

O policial paulista alvo de tentativa de homicídio em Marechal Cândido Rondon, no oeste do Paraná, por conta da disputa de liderança de organização criminosa alvo da Operação Carga Fria. 

Segundo a delegada da Polícia Civil do Paraná Franciela Alberton, na primeira fase da operação, os investigadores prenderam o chefe da quadrilha e descobriram o envolvimento do agente de segurança com a quadrilha.

Conforme determinação judicial, o servidor da área de segurança foi afastado da função. Provisoriamente, ele assumiu a liderança do grupo e mudou-se para o oeste do Paraná. Sob o comando dele, os investigados procuravam quem havia delatado inicialmente as informações sobre as atividades criminosas praticadas por eles.

Em 26 de maio, o policial e um comparsa foram vítimas de um ataque a tiros contra o carro em que eles estavam em um posto de combustíveis de Marechal Cândido Rondon. O servidor sofreu ferimentos graves e foi encaminhado ao hospital. O comparsa, no entanto, não resistiu aos ferimentos e morreu.

Antes do atentado, os membros da quadrilha suspeitavam que um dos dois autores do homicídio seria quem havia entregado os demais criminosos aos policiais. Além de ter a pretensão de chefiar a organização, o autor dos disparos queria evitar ser assassinado pelos companheiros.

Nesta quarta-feira (19), o policial civil foi preso em um hospital de São Paulo, onde encontra-se internado.

Por: Catve

Continue lendo

Acidente

Homem de 47 anos morre após acidente na BR-163 em Marechal Rondon

Um acidente de trânsito ocorrido por volta das 7h desta quarta-feira (19) na marginal da BR-163, em Marechal Cândido Rondon, vitimou fatalmente um homem de 47 anos.

Publicado

em

Um acidente de trânsito ocorrido por volta das 7h desta quarta-feira (19) na marginal da BR-163, em Marechal Cândido Rondon, vitimou fatalmente um homem de 47 anos.

Marcos Schier, trafegava de motocicleta pela marginal sentido a Sooro – onde trabalhava, quando colidiu contra um carro que vinha em sentido contrário e tentava acessar a rodovia.

Com o impacto o rondonense sofreu ferimentos graves, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e deu entrada na UPA Marechal.

Devido à gravidade dos ferimentos, foi acionado o Helicóptero do Consamu, que veio até Marechal Rondon, para fazer a transferência da vítima para Toledo, todavia, ele não resistiu e faleceu ainda na Unidade de Pronto Atendimento.

É aguardada a chegada do IML para remoção do corpo para realização de necropsia.

Ainda não há detalhes do velório.

Por Rádio Difusora

Continue lendo

Marechal Rondon

Policial baleado em Marechal é alvo de grande operação contra o tráfico na região e outros estados

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) e o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), com apoio de outras forças policiais, cumprem nesta quarta-feira (19) 92 mandados judiciais contra uma organização criminosa responsável por distribuir drogas do Paraná para Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

Publicado

em

AEN

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) e o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), com apoio de outras forças policiais, cumprem nesta quarta-feira (19) 92 mandados judiciais contra uma organização criminosa responsável por distribuir drogas do Paraná para Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

Entre os mandados estão 11 de prisão preventiva e 27 de busca e apreensão em endereços ligados aos suspeitos. Além disso, foram solicitados à Justiça 37 bloqueios de valores em contas bancárias e 17 medidas cautelares sobre automóveis. Os indivíduos são suspeitos de organização criminosa, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e associação para o tráfico.

A ação acontece simultaneamente em dez municípios de cinco estados: Toledo, Cascavel, Pato Bragado, Marechal Cândido Rondon, Capitão Leônidas Marques e Capanema, no Paraná; Balneário Camboriú, em Santa Catarina; Ribeirão das Neves, em Minas Gerais; e nos municípios de São Paulo e Rio de Janeiro. Participam da ação mais de 180 policiais.

Além da PCPR e do Gaeco, a operação conta com o apoio das polícias civis do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, da Corregedoria da Polícia Civil de São Paulo e do Gaeco de Santa Catarina.

Como um dos alvos tem naturalidade paraguaia e pode estar naquele país, também participam da operação a Polícia Federal atuante em Assunção no Paraguai e o Centro Integrado de Operações de Fronteira (CIOF) de Foz do Iguaçu.

Na primeira fase da operação, deflagrada em agosto de 2023, foram presas 15 pessoas, apreendidas 11 armas de fogo e sequestrados aproximadamente R$ 25 milhões em bens móveis, imóveis e dinheiro.

INVESTIGAÇÃO – A investigação iniciou-se em março de 2023, com a apreensão de cerca de duas toneladas de maconha em um fundo falso de caminhão frigorífico. Após a ação, foi identificado o local onde a droga seria armazenada e, durante cumprimento de mandado de busca e apreensão, a PCPR localizou um segundo caminhão frigorífico com fundo falso, grande quantidade de munição de fuzil e um bunker, sob um chiqueiro de porcos, onde o entorpecente era armazenado.

A investigação da PCPR apontou que a distribuição do entorpecente era feita por meio de caminhões frigoríficos, escolhidos pela dificuldade de fiscalização destes, já que o rompimento do lacre pode comprometer o produto. A PCPR apurou que os indivíduos mascaravam os valores oriundos do comércio dos entorpecentes por meio da aquisição de bens móveis, imóveis e ouro.

Entre os investigados, um policial civil do Estado de São Paulo, suspenso na primeira fase, agora teve sua prisão preventiva decretada.

Em Marechal Cândido Rondon, dois dos investigados foram alvos de diversos disparos de arma de fogo no dia 29 de maio de 2024, resultando na morte de um deles e em ferimentos graves no outro, que é o policial civil de São Paulo.

Os autores, também investigados, foram presos logo após o homicídio. O crime foi motivado por desacerto entre os membros da organização, que foi parcialmente esfacelada com a prisão de seu líder, em agosto de 2023.

Um dos alvos é um jornalista do Rio de Janeiro, suspeito de ser o responsável pela contabilidade e gerência das contas bancárias.

Conforme apurado, os chefes da organização criminosa ostentavam padrão de vida elevado, com apartamentos e casas milionárias, viagens, carros luxuosos e veículos aquáticos. Em quatro anos, a organização movimentou mais de R$ 100 milhões por meio de dinheiro em espécie e transações bancárias feitas em contas de “laranjas” e testas de ferro, muitas delas empresas de fachada criadas apenas para movimentar o dinheiro advindo da atividade criminosa.

Por: AEN

Continue lendo

Marechal Rondon

Homem esfaqueado procura socorro em bar no bairro Higienópolis, em Marechal Rondon

Um morador do bairro Higienópolis, em Marechal Cândido Rondon, procurou socorro em um bar, na tarde desta terça-feira (18), na esquina das ruas Vitória Régia e Alecrim. Ele apresentava um corte profundo na perna, com grande vazão de sangue, gerando preocupação entre os presentes.

Publicado

em

Difusora

Um morador do bairro Higienópolis, em Marechal Cândido Rondon, procurou socorro em um bar, na tarde desta terça-feira (18), na esquina das ruas Vitória Régia e Alecrim. Ele apresentava um corte profundo na perna, com grande vazão de sangue, gerando preocupação entre os presentes.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi rapidamente acionado para atender o homem esfaqueado. Os primeiros socorros foram prestados no local, e a vítima foi posteriormente encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Marechal Cândido Rondon para tratamento médico mais avançado.

Além do Samu, a Polícia Militar esteve no local para registrar a ocorrência e coletar informações sobre o incidente. Até o momento, não foi possível determinar como o morador foi esfaqueado nem a motivação para o ataque.

Mais informações serão divulgadas assim que as autoridades disponibilizarem novos detalhes sobre o caso.

Por: A Gazeta Web

Continue lendo

Acidente

Acidente na BR-163 em Marechal Rondon deixa dois jovens feridos

Um acidente deixou duas pessoas feridas na marginal da BR-163, em Marechal Rondon. A colisão, registrada por volta das 12h20min, envolveu uma moto e um caminhão.

Publicado

em

Ponto da Notícia

Um acidente deixou duas pessoas feridas na marginal da BR-163, em Marechal Rondon. A colisão, registrada por volta das 12h20min, envolveu uma moto e um caminhão.

Conforme as informações, o veículo pesado foi acessar uma lavoura às margens da rodovia, na saída para Toledo, quando foi atingido por uma motocicleta CG Fan, que trafegava pela marginal.

Com o impacto, os dois jovens ocupantes da moto resultaram com ferimentos leves. Eles foram atendidos pelo Corpo de Bombeiros. Um foi encaminhado à UPA, enquanto que o outro dispensou encaminhamento hospitalar.

A PRF esteve no local controlando o trânsito e registrou o acidente.

Por: Ponto da Notícia

Continue lendo

Acidente

Carro e moto se envolvem em acidente em rotatória de Marechal Rondon

Mais um acidente de trânsito foi registrado na rotatória que faz cruzamento da Avenida Rio Grande do Sul com a Rua Mem de Sá, centro de Marechal Cândido Rondon. O acidente aconteceu próximo das 18 horas de segunda-feira (17).

Publicado

em

Reprodução

Mais um acidente de trânsito foi registrado na rotatória que faz cruzamento da Avenida Rio Grande do Sul com a Rua Mem de Sá, centro de Marechal Cândido Rondon. O acidente aconteceu próximo das 18 horas de segunda-feira (17).

A colisão envolveu uma caminhonete, que seguia pela Avenida em direção à Vila Gaúcha, e uma motocicleta, que estava na Rua Mem de Sá atravessando a avenida, indo em direção à Rua Santa Catarina. O motociclista estava finalizando a passagem pela rotatória quando houve a colisão.

Com o impacto, o motociclista sofreu queda e ferimentos.

Por: Aqui Agora

Continue lendo

Cotidiano

Rondonenses se destacam na Copa Brasil de BMX Racing

Os pilotos da Aprove Bicicross, de Marechal Cândido Rondon, se destacaram na Copa Brasil de BMX Racing, realizada no sábado (15) e domingo (16), em Indaiatuba (SP).

Publicado

em

Divulgação

Os pilotos da Aprove Bicicross, de Marechal Cândido Rondon, se destacaram na Copa Brasil de BMX Racing, realizada no sábado (15) e domingo (16), em Indaiatuba (SP).

Cada um dos cinco pilotos da Aprove presentes à competição conquistou o pódio. Um competidor ficou em 1º lugar, um em 2º lugar e três pilotos ficaram em 3º lugar.

A Aprove (Associação Projeto Vida e Esperança) recebe os apoios da IDD-Emanuel, da prefeitura de Marechal Cândido Rondon, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Sicredi, Sooro, Alibra, dos Postos Tonin e da Academia Fênix.

Continue lendo

Esporte

Aprove é vice-campeã da 17ª Copa Paraná de Jiu-Jitsu

A equipe Aprove, de Marechal Cândido Rondon, sagrou-se vice-campeã da 17ª Copa Paraná de Jiu-Jitsu. O certame foi realizado no domingo (16), em Toledo.

Publicado

em

Divulgação

A equipe Aprove, de Marechal Cândido Rondon, sagrou-se vice-campeã da 17ª Copa Paraná de Jiu-Jitsu. O certame foi realizado no domingo (16), em Toledo.

No total, a equipe rondonense somou 58 medalhas, 33 de ouro, 15 de prata e dez de bronze. O time Red Lions ficou em 1º lugar, com 628 pontos, e a Aprove totalizou 402 pontos, alcançando o 2º lugar.

Nos dias 22 e 23, a Aprove estará representada no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu para Crianças, em Barueri (SP). No dia 23, a equipe rondonense participará da 2ª etapa do Campeonato Paranaense de Jiu-Jitsu 2024, em Curitiba.

A Aprove (Associação Projeto Vida e Esperança) recebe os apoios da IDD-Emanuel, da prefeitura de Marechal Cândido Rondon, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e da Sicredi, Sooro, Alibra, dos Postos Tonin e da Academia Fênix.

Por: Assessoria

Continue lendo

Esporte

Associação Rondonense de Badminton é campeã da 1ª etapa da Copa Oeste

Competidores de Marechal Cândido Rondon conquistaram 79 medalhas

Publicado

em

Divulgação

Os atletas da ARBAD (Associação Rondonense de Badminton) demonstraram ótimo desempenho e sagraram-se campeões da 1ª etapa da Copa Oeste de Badminton. A competição foi realizada no sábado (15) e domingo (16), no ginásio do Colégio Cristo Rei, em Marechal Cândido Rondon.

A equipe rondonense conquistou 79 medalhas, 23 de ouro, 27 de prata e 29 de bronze.

Conforme o treinador da ARBAD, Alan Chapla, o foco dos rondonenses está voltado à fase final dos JEPS (Jogos Escolares do Paraná), programado para o mês de agosto, em Campo Mourão; ao Estadual de Badminton, agendado para o fim de agosto e início de setembro; e à 3ª etapa do Brasileiro, prevista para ocorrer no mês de setembro, em Cuiabá.

A ARBAD recebe os apoios da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, e de empresas.

Por: Assessoria

Continue lendo

BPFRON

Foragido da justiça é preso pelo BPFRON em Marechal Cândido Rondon

Na última sexta-feira (14), policiais militares do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON) prenderam um homem de 32 anos com mandado de prisão em aberto pelo crime de tráfico de drogas.

Publicado

em

Na última sexta-feira (14), policiais militares do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON) prenderam um homem de 32 anos com mandado de prisão em aberto pelo crime de tráfico de drogas.

A ação ocorreu durante patrulhamento no âmbito da Operação Protetor, em Marechal Cândido Rondon.

Durante a abordagem, os agentes não encontraram nenhum ilícito com o indivíduo. No entanto, a consulta ao sistema policial revelou um mandado de prisão expedido pela Segunda Vara Criminal de Foz do Iguaçu.

Diante da constatação, o homem foi detido e encaminhado à Polícia Penal de Marechal Cândido Rondon para os procedimentos cabíveis.

Continue lendo

CASA DAS BATERIAS

Previsão do tempo

Facebook

Termos de uso e responsabilidade

É proibido a reprodução de todo ou qualquer parte deste site sem autorização prévia, como determina a lei nº 9.610 de 19 de fevereiro/98.
Todo conteúdo aqui exposto, visa a informação, a imparcialidade e a transparência.