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Educação

Educação divulga lista de classificados na 3ª etapa da Olimpíada de Matemática

A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) divulgou na segunda-feira (8) a lista com os nomes dos selecionados para a terceira etapa da Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais do Paraná (Omap), promovida com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

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A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) divulgou na segunda-feira (8) a lista com os nomes dos selecionados para a terceira etapa da Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais do Paraná (Omap), promovida com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Foram classificados 6.737 estudantes que obtiveram os melhores resultados na segunda etapa, realizada em junho. Confira mais detalhes neste link.

Participaram da primeira fase da olimpíada (que aconteceu logo após a Prova Paraná), 900 mil estudantes de 397 municípios paraenses. A cada etapa, vão se classificando os de maior destaque. Os finalistas vão receber medalhas de ouro e ganhar um curso de aprofundamento no aprendizado de Matemática, que está previsto para ocorrer entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, na cidade de Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado. A imersão funciona como uma espécie de preparação para a edição de 2025 das Olimpíadas Brasileiras de Matemática (OBM).

O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, ressalta que a Olimpíada foi concebida como forma de estimular o interesse pela Matemática entre os estudantes. “A Omap contribui para melhorar a proficiência dos alunos e aperfeiçoar a prática pedagógica, incentivando o interesse e a participação ativa dos estudantes na aplicação prática deste componente curricular tão essencial”, afirma.

Plataforma

Assim como nas demais fases classificatórias, a terceira etapa da Omap será via Plataforma quizizz, nas próprias escolas onde os estudantes estão matriculados. Para participar, o aluno que foi classificado precisa procurar a direção para ser encaminhado para os testes. As provas estão previstas para os dias 30 e 31 de julho. O resultado final será divulgado no dia 15 de agosto.

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Educação

Procura pela EJA cresce 13,7% no segundo semestre no Paraná

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A Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem atraído cada vez mais alunos na rede estadual de ensino do Paraná. No segundo semestre de 2024, a modalidade registrou um aumento de 13,7% no número de matrículas em comparação ao primeiro semestre. Segundo o Departamento de Gestão de dados da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), o total de estudantes matriculados na EJA saltou de 36.673 nos primeiros seis meses deste ano para 41.705 neste segundo semestre.

O número também supera o total de matriculados no segundo semestre de 2023, quando 36.908 alunos ingressaram na EJA. A Educação de Jovens e Adultos possibilita retomar os estudos do Ensino Fundamental II (anos finais) ou do Ensino Médio e conclui-los em menos tempo, obtendo a qualificação para ter melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Segundo o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, um dos fatores que contribuiu para o crescimento da EJA na rede estadual paranaense foi a oferta do modo semipresencial, conhecido como EaD, que passou a ser ofertado em julho de 2023, exigindo a presença apenas um dia por semana dos estudantes que cursam o Ensino Fundamental e dois dias por semana para aqueles cursam o Ensino Médio.

O restante da carga horária é cumprida on-line, em ambiente virtual de aprendizagem. Neste modelo, os trabalhadores que não podem frequentar diariamente as aulas, ou possuem horários alternados, conseguem dar sequência em seus estudos e concluir a educação básica, de forma gratuita e com flexibilidade.

“Com a oferta da EJA semipresencial, a modalidade adaptou-se às necessidades de jovens e adultos que têm responsabilidades familiares ou profissionais, oferecendo horários flexíveis e modalidades de ensino que atendem às suas realidades”, afirma o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

De acordo com ele, 75% dos estudantes que cursaram ou estão cursando a EJA Ead são novos na rede, ou seja, cidadãos que estavam totalmente fora do sistema educacional antes de ingressarem nessa modalidade.

“Esse crescimento reflete o compromisso do Paraná em garantir que cada vez mais cidadãos tenham a oportunidade de retomar seus estudos, superar desafios e conquistar um futuro melhor por meio da educação”, finaliza o secretário.

Sobre o EJA

A Educação de Jovens e Adultos é oferecida gratuitamente, tanto na modalidade presencial quanto híbrida, em 250 instituições de ensino estaduais, espalhadas por todo o Paraná. A partir de 2010, com a instauração da Instrução n° 017/2010 SUED/SEED, passou a ser implementada também por meio da Ação Pedagógica Descentralizada (APED) em quase todos os municípios do Paraná.

As instituições estaduais de ensino com oferta da modalidade propiciam a conclusão em dois anos do Ensino Fundamental Fase II (6º ao 9º ano), para pessoas a partir de 15 anos, e do Ensino Médio em um ano e meio para pessoas a partir dos 18 anos.

As turmas de EJA são organizadas semestralmente, entretanto as matrículas podem ser realizadas durante todo o ano. Os interessados podem consultar as instituições de preferência neste LINK.

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Educação

Alunos de graduação do Paraná podem se inscrever para estágio de pesquisa no Canadá

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Estudantes de graduação das instituições de ensino superior do Paraná podem se inscrever até o dia 18 de setembro para o programa que vai selecionar alunos que terão a oportunidade de fazer um estágio de pesquisa em uma instituição do Canadá por meio da Mitacs, organização nacional de pesquisa do governo canadense que opera programas de pesquisa e inovação.

A iniciativa é fruto de uma parceria da Fundação Araucária com a Mitacs, e a ação com inscrições abertas é o Programa Globalink Research Internship.

“Ao fazer a inscrição o estudante tem acesso a todos os projetos submetidos pelos pesquisadores das instituições canadenses em diferentes temáticas e situados em diferentes províncias canadenses”, explica a assessora de projetos estratégicos internacionais da Fundação Araucária, Eliane Segati Rios.

As inscrições devem ser feitas diretamente no site da Mitacs.

Os candidatos mais bem classificados participam de um estágio de pesquisa de 12 semanas sob a supervisão de membros do corpo docente de instituições acadêmicas canadenses em uma variedade de disciplinas, de ciências, engenharia e matemática a humanidades e ciências sociais.

O valor do estágio de pesquisa da Globalink inclui: financiamento para contribuir com o custo de uma passagem aérea de ida e volta para o Canadá; financiamento para auxílio com o custo do transporte do aeroporto no Canadá para a acomodação; bolsa para moradia; bolsa para taxas de matrícula de alunos; bolsa para alimentação e despesas diversas; apólice de seguro saúde de emergência durante o período do estágio; apoio de mentores estudantis no campus do Canadá; e acesso a eventos do setor e cursos de desenvolvimento profissional.

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Educação

Estado derruba pela metade diferença do Ideb entre ensino público e privado

O desempenho dos alunos da rede pública de ensino do Paraná está cada vez mais próximo dos alunos das escolas particulares, de acordo com os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados na semana passada pelo Ministério da Educação.

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O desempenho dos alunos da rede pública de ensino do Paraná está cada vez mais próximo dos alunos das escolas particulares, de acordo com os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados na semana passada pelo Ministério da Educação. Entre 2017 e 2023, a distância entre as notas das duas redes caíram praticamente pela metade tanto na comparação entre os alunos do ensino médio, como entre os estudantes dos anos finais do ensino fundamental.

A melhora nos índices da educação pública do Estado foi fundamental para que o Paraná atingisse o primeiro lugar nos rankings do Ideb. A avaliação considera o índice de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Entre os alunos do ensino médio, a diferença caiu de 2,2 pontos em 2017, quando a rede privada fez 5,9 pontos e a estadual 3,7 pontos, para 1,2 ponto em 2023, com os alunos de escolas privadas fazendo os mesmos 5,9 pontos e os estudantes da rede estadual chegando a 4,7 pontos.

Neste período, o desempenho geral da educação paranaense no ensino médio, considerando os alunos de escolas públicas e privadas, saiu da 9ª colocação em 2017, com 4,9 pontos, para a 1ª posição em 2023, com 5,5 pontos.

Nos anos finais do ensino fundamental, a diferença caiu de 2,1 pontos em 2017 para 1 ponto em 2023. Antes, os alunos da rede privada tinham chegado a 6,7 pontos e os estudantes da rede estadual fizeram 4,6 pontos. Na avaliação mais recente, de 2023, o índice das escolas particulares foi de 6,4 pontos e das escolas estaduais chegou a 5,4 pontos.

No ranking nacional, considerando a média de todas as redes de ensino, essa aproximação ajudou o Paraná a sair da 8ª posição geral dos anos finais do ensino fundamental, com 4,9 pontos, para a 1ª colocação, com 5,5 pontos.

O Paraná, inclusive, é o segundo estado com maior proporção de alunos das séries finais do ensino fundamental matriculados em instituições de ensino estaduais, com 84,9% das matrículas. Somente Roraima tem, proporcionalmente, mais alunos na rede estadual, com 88,9%. Na média nacional, 39,5% das matrículas desta faixa estão em escolas estaduais, enquanto 44% estão em escolas municipais.

Nas séries iniciais do ensino fundamental, em que a educação pública é de responsabilidade dos municípios, a diferença se manteve em 1,1 ponto. Neste caso, as notas dos alunos das escolas particulares e das escolas públicas registraram os mesmos crescimentos. Em 2017, a nota dos estudantes das escolas privadas foi de 7,4 pontos e dos alunos da rede pública foi de 6,3 pontos. Em 2023, o índice das escolas privadas chegou a 7,1 pontos e das escolas públicas foi a 6,5 pontos.

Investimentos

O crescimento no ranking do Ideb é resultado, entre outros fatores, das políticas do Governo do Paraná, sob coordenação da Secretaria de Estado da Educação (Seed), focadas na aprendizagem e nos resultados que começaram a ser implementadas em 2019. Entre elas, estão novas metodologias de avaliação, a melhoria contínua da estrutura dos colégios e a modernização do currículo escolar com acréscimo de disciplinas ligadas a novas tecnologias e uso de novas ferramentas em sala de aula.

Como forma de monitorar o desempenho dos alunos, o Estado passou a aplicar a Prova Paraná. A avaliação gera diagnósticos trimestrais e que ajudam a Seed, os Núcleos Regionais e as direções dos colégios no monitoramento e na tomada de decisões.

O Estado também adotou plataformas digitais para complementar as ações em sala de aula, com aplicativos interativos para prática de redação e aprendizado de inglês, e ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para o aprimoramento no ensino de matemática.

Os alunos da rede estadual do Paraná ainda têm acesso ao maior programa de intercâmbio do Brasil, o Ganhando o Mundo. Somente em 2024, mil alunos foram selecionados para passar um semestre letivo estudando na Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia com as despesas pagas.

Índice

Criado em 2007 pelo MEC, o Ideb é o principal indicador de qualidade da Educação do Brasil, sendo divulgado a cada dois anos pelo Inep. O índice é calculado a partir da multiplicação entre os indicadores de desempenho e rendimento, no intervalo de 0 a 10.

Em 2021, o Inep estabeleceu novas diretrizes para o Saeb que previam aplicação digital da avaliação, ampliação das séries abrangidas a partir do 2º ano do ensino fundamental e avaliação das quatro áreas do conhecimento da Base Nacional Comum Curricular: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Até a edição mais recente do Saeb, no entanto, apenas as áreas de conhecimento avaliadas foram alteradas.

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Educação

3ª etapa da Olimpíada de Matemática reúne 9 mil alunos e vai selecionar 252 finalistas

Começa nesta terça-feira (30) a terceira etapa da Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais do Paraná (OMAP), realizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

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Começa nesta terça-feira (30) a terceira etapa da Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais do Paraná (OMAP), realizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Participam alunos matriculados no Ensino Fundamental – Anos Finais (6º, 7º, 8º e 9º anos) e no Ensino Médio – 1ª, 2ª e 3ª séries. As provas seguem até quarta-feira (31) e terão duração de 2 horas.

Assim como nas fases classificatórias anteriores, a terceira etapa da OMAP será realizada via Plataforma Quizzis, nas próprias escolas onde os estudantes estão matriculados. Para participar, o aluno que foi classificado na segunda etapa deve procurar a direção da escola para a realização dos testes. A divulgação dos resultados pela comissão organizadora está prevista para o dia 13 de agosto.

Vão participar das provas 9 mil alunos selecionados em fases anteriores e apenas 252 finalistas vão se classificar para a quarta e última fase da competição, que será presencial, em Foz do Iguaçu, de 30 de setembro a 2 de outubro. Lá, além de serem selecionados os medalhistas de ouro da competição em 2024, todos os participantes também poderão participar de um curso de imersão com uma equipe de medalhistas e treinadores de olimpíadas nacionais e internacionais de matemática.

A imersão também vai capacitar os estudantes paranaenses para a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), que terá a participação de 150 estudantes.

O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, explica que a Olimpíada foi concebida com o objetivo de engajar os estudantes no estudo da matemática. “A OMAP contribui para melhorar a proficiência dos alunos e aperfeiçoar a prática pedagógica, incentivando o interesse e a participação ativa dos estudantes na aplicação prática deste componente curricular”, afirma.

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Revalida: Unioeste entrega diplomas a médicos formados no exterior

O Revalida permite que médicos formados no exterior atuem no Brasil, levando o nome da melhor instituição de ensino superior do Paraná, que é a Unioeste.

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Assessoria

Nesta segunda-feira (08), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) entregou o diploma a doze médicos aprovados no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida), realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. O Revalida permite que médicos formados no exterior atuem no Brasil, levando o nome da melhor instituição de ensino superior do Paraná, que é a Unioeste.

Segundo a Pró-Reitora de Graduação da Universidade, Aparecida Darc de Souza, é um grande prazer participar de uma cerimônia tão importante, tanto para os revalidados, quanto para a Unioeste. “Para nós, é uma fonte de muito orgulho participar desse momento tão importante, que é a revalidação do diploma, que vai permitir que os revalidados trabalhem em uma área que aqui, para nós nesse país, é fundamental, que é a área da saúde. Esperamos todos contar com um trabalho gracioso, humano, generoso e comprometido com a saúde pública no Brasil, que é um patrimônio para todos nós”.

Com a revalidação feita por meio da Unioeste, os médicos são uma parte da instituição. “Hoje os médicos fazem parte da Unioeste, e têm que representar a Universidade por onde trilharem, nós temos certeza de que o nome da Unioeste está sempre bem representado por médicos fortes, humanos e que olham para a saúde do país”, diz Elza Corbari, Diretora de Diplomas da Unioeste.

O assessor chefe de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Unioeste, Rafael Mattiello, confirma o apreço que a instituição tem de revalidar o diploma dos médicos. “A instituição está cada vez mais prezando pelo ensino de qualidade e eu tenho certeza de que os revalidados vão carregar com muita honra, muito orgulho, o nome da Unioeste na brilhante carreira que têm pela frente”.

Para os médicos formados no exterior é sempre um longo processo para revalidar o diploma, e a cerimônia marca um grande momento na carreira profissional. Tiago Kojoroski Alves foi o médico responsável pelo discurso na cerimônia e agradeceu o momento. “Estamos realmente muito agradecidos pela atenção e pelo excelente trabalho que realizaram desde o primeiro contato que tivemos com a Universidade, comprovando o famoso histórico da melhor universidade estadual do Paraná para esse processo de revalidação, que hoje marca o fechamento de um ciclo de muitas batalhas para o início de um novo ciclo cheio de realizações”.

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Educação

Grupo de Guarda Vidas Mirim recebem uniformes em Nova Santa Rosa

Na oportunidade também foram entregues certificados aos Guarda Mirins que participaram de uma formação especial no município de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

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A Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura de Nova Santa Rosa, entregou uniformes aos integrantes do grupo de Guarda Vidas Mirim. O kit é composto por calça, camiseta e boné. A solenidade de entrega foi realizada na noite desta quarta-feira (27) e contou com a presença do prefeito de Nova Santa Rosa, Norberto Pinz, da secretária de Educação e Cultura, Nilza Gerling e demais autoridades convidadas.
Na oportunidade também foram entregues certificados aos Guarda Mirins que participaram de uma formação especial no município de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

PROJETO
Este é o terceiro ano do programa Guarda Vida Mirim, que em 2024 iniciou as atividades em fevereiro e segue semanalmente até o mês de novembro. O grupo desenvolve diversas atividades sob a coordenação do instrutor Sub Tenente, Jair Chagas, com a colaboração de enfermeiros, bombeiros e outros profissionais que trazem oficinas de primeiros socorros, sobrevivência, resgate, bem como trabalham o respeito, compromisso, responsabilidade, cooperação, entre outras virtudes.

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Educação

Atividades que promovem a paz foram realizadas hoje no Martim Luther

As iniciativas do Martin Luther foram muito bem recebidas pela comunidade escolar, e também pela sociedade como um todo, visto que vivemos momentos tensos e de insegurança dentro das escolas do Brasil.

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Fotos assessoria

O Colégio Martin Luther tem promovido várias ações em busca da paz em razão do aumento da violência em nosso país.

Com o intuito de conscientizar e de promover a cultura da paz e do diálogo em toda a comunidade escolar, a escola organizou uma série de atividades para o dia de hoje (20/04).

Entre elas, balões brancos enfeitaram o espaço verde em frente à escola, bem como todos os alunos colaboraram na confecção de cartazes sobre o tema, que estão expostos no lado de fora da escola.

As iniciativas do Martin Luther foram muito bem recebidas pela comunidade escolar, e também pela sociedade como um todo, visto que vivemos momentos tensos e de insegurança dentro das escolas do Brasil.

Da mesma forma, tais ações têm apresentado um impacto positivo na conscientização dos alunos sobre a importância da paz e do diálogo, de forma a contribuirmos para a construção de uma sociedade mais pacífica e justa.

Por assessoria Colégio Martin Luther

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Educação

Alunos do Colégio Eron Domingues, fazem campanha por mais paz e segurança nas escolas

Os alunos escreveram palavras em laços e penduraram nas grades do colégio.

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Giovani Schultz / Marechal Agora

O Colégio Estadual Eron Domingues, por iniciativa de seus alunos, em meio a esse caos que a sociedade está vivendo, fez um trabalho de conscientização e de repensar sobre esse momento.

Os alunos escreveram palavras em laços e penduraram nas grades do colégio.

Imagens já circulam pelas redes sociais, e em contato com a professora Josiane, que nos disse que essa atitude partiu dos alunos, que nesse momento pedem por mais respeito e segurança nas escolas.

Palavras como Amor, Tolerância, Respeito, Esperança, Compaixão, Tranquilidade entre outras procuram conscientizar as pessoas que nesse momento trazem caos a sociedade.

Que atitudes como essa tragam mais paz e que a rotina de estudos e segurança volte a cercar nosso cotidiano.

Por Giovani Schultz/Marechal Agora

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Educação

Colégio Eron Domingues realiza ação com seus alunos

Os alunos escreveram palavras em laços e penduraram nas cercas do colégio.

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Giovani Schultz / Marechal Agora

O Colégio Estadual Eron Domingues, por iniciativa de seus alunos, em meio a esse caos que a sociedade está vivendo, fez um trabalho de conscientização e de repensar sobre esse momento.

Os alunos escreveram palavras em laços e penduraram nas cercas do colégio.

Imagens já circulam pelas redes sociais, e em contato com a professora Josiane, que nos disse que essa atitude partiu dos alunos, que nesse momento pedem por mais respeito e segurança nas escolas.

Palavras como Amor, Tolerância, Respeito, Esperança, Compaixão, Tranquilidade entre outras procuram conscientizar as pessoas que nesse momento trazem caos a sociedade.

Que atitudes como essa tragam mais paz e que a rotina de estudos e segurança volte a cercar nosso cotidiano.

Por Giovani Schultz / Marechal Agora

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Campanha

Seguem abertas as inscrições para o Conselho Tutelar de Mercedes

 O prazo para o registro das candidaturas é até o dia 28 de abril.

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 O prazo para o registro das candidaturas é até o dia 28 de abril. O salário é de R$ 2.412,78
As inscrições estão sendo realizadas na Secretaria de Assistência Social, na Prefeitura, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.
Sob fiscalização do Ministério Público, o pleito, que ocorrerá no dia 1° de outubro, será conduzido pelo CMDCA, através da comissão especial criada para esta finalidade e pela mesa receptora de votos.
Para concorrer ao pleito, os candidatos devem seguir, conforme as leis vigentes, os seguintes requisitos:
Ter idade igual ou superior a 21 (vinte e um) anos, comprovada por meio da apresentação do documento de identidade ou por outro documento oficial de identificação;
Ter reconhecida idoneidade moral, a ser comprovada mediante apresentação de certidão negativa para fins de antecedentes criminais, das Justiças Estadual e Federal, de atestado de antecedentes criminais, fornecido pelo
Instituto de Identificação do Paraná, e de certidão negativa da Superintendência da Polícia Federal, emitidos há, no máximo, 60 (sessenta) dias, contados da data da inscrição;
Residir no município, no mínimo há 02 (dois) anos, e comprovar domicílio eleitoral, mediante apresentação de comprovantes de residência (faturas de água, energia elétrica, telefone e etc., ou declaração de residência, nos termos da Lei n.º 7.115, de 29 de agosto de 1983, subscrita pelo candidato e por duas testemunhas) e título eleitoral.

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