Contato: (45) 99901-7480

Briga

Enem 2020: prova também pode ajudar em processos seletivos de faculdades estrangeiras

Criado em 1998 como avaliação de desempenho dos estudantes brasileiros, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aos poucos foi assumindo uma outra função, a de instrumento de seleção para o acesso a instituições de ensino superior. Desde 2009, o Enem foi oficializado como uma porta de entrada das universidades brasileiras.

Publicado

em

O que pouca gente sabe — e pode se tornar um atrativo a mais aos que prestam o exame — é que os resultados da prova também podem ser utilizados para garantir uma vaga em faculdades estrangeiras. Principalmente se o sonho for fazer uma graduação em Portugal.

Gostaria de participar do nosso GRUPO DE WHATSAPP? É só clicar aqui

Em março de 2014, um decreto do governo português regulamentou uma série de questões referentes a estudantes estrangeiros no país.

E essa legislação propiciou um acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal responsável pela prova do Enem.

A partir de então, foi instituído um programa chamado Enem Portugal, que viabiliza, conforme frisa a própria autarquia em nota, “acordos interinstitucionais entre o Inep e as instituições de educação superior portuguesas”

Na época, algumas universidades de lá já vinham aceitando os resultados do Enem, mas de forma não sistematizada.

O acordo garantiu uma unidade de processos e melhorou a agilidade, com uma comunicação direta com a autarquia brasileira. “O Inep facilita [aos conveniados] o acesso às notas”, informa à BBC News Brasil a assessoria de comunicação do órgão.

Atualmente são 51 as instituições portuguesas que fazem parte do programa, com “acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursos de graduação em Portugal”.

“Cada instituição define as regras e os pesos para uso das notas”, explica o Inep.

Três mulheres de máscara em dia de sol ao lado de placa com protocolo contra o coronavírus na porta de local de prova do Enem
Legenda da foto,Além do próprio exame, alunos tiveram que tomar cuidados extras por conta da pandemia

A autarquia frisa que esses acordos não envolvem “transferências de recursos” e “não preveem financiamento estudantil pelo governo brasileiro”.

Para quem está pensando em tentar uma vida acadêmica além mar, isso é importante: mesmo as universidades públicas europeias costumam cobrar anuidades quando o estudante é estrangeiro, sobretudo se for extra-comunitário, ou seja, de fora da União Europeia.

No caso de alunos nacionais, as taxas, mesmo que existam, costumam ser subsidiadas pelo governo.

Coimbra

Considerada uma das instituições universitárias mais antigas e tradicionais do mundo e reconhecida pela Unesco como patrimônio da humanidade, a Universidade de Coimbra, cuja história remonta a uma bula papal assinada em 1290, foi a primeira entidade estrangeira a assinar o convênio com o Inep, em maio de 2014.

De acordo com a instituição, brasileiros que concluíram o ensino médio e que fizeram o Enem nos últimos cinco anos podem pleitear por uma vaga. O processo seletivo para as próximas turmas está aberto — vai até 15 de abril.

Em nota, a universidade ressalta que desde 2014 “formalizou a utilização desses resultados ao abrigo de um protocolo estabelecido com o Inep”, o que “faculta à Universidade de Coimbra o acesso à base de dados do Enem para efeitos de validação de resultados dos candidatos ao processo seletivo”.

Torre da Universidade de Coimbra diante de pátio com pessoas caminhando em um dia de sol; há uma estátua de costas
Legenda da foto. A Universidade de Coimbra foi a primeira entidade estrangeira a assinar o convênio com o Inep, em maio de 2014.

A principal vantagem é que “os candidatos brasileiros não tenham que realizar novos exames para ingressar nos cursos” de Coimbra.

Há taxas, é claro. São 50 euros para se candidatar e 20 euros para se inscrever no curso. Faz-se necessário um ano preparatório, chamado oficialmente de “ano zero”, que custa 5 mil euros.

A partir de então, a anuidade da graduação é de 7 mil euros. Há uma previsão de bolsas, por mérito, que podem reduzir de 1 mil a 2 mil euros o valor anual.

Outras universidades

Fundada em 1911, a Universidade do Porto é outra instituição portuguesa muito procurada por brasileiros. De acordo com informações da universidade, o Enem também é valido ali graças a acordo firmado com o Inep em 2016.

A instituição frisa que aceita os resultados da prova brasileira tanto para admissão nos cursos de licenciatura como de mestrado integrado, mas enfatiza que “as notas do Enem podem ter um peso diferente em função do curso ou faculdade em que o candidato pretende ingressar”.

Na Universidade do Porto, as anuidades variam entre 3,5 mil e 8 mil euros. Mas, uma boa notícia para lusófonos: “atendendo aos laços que unem Portugal aos estados que integram a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tome e Príncipe e Timor-Leste), pode ser aplicada uma redução de até 45%”, declara a instituição, sobre a taxa paga por estudantes oriundos desses países.

Maior instituição pública de ensino superior de Portugal, a Universidade de Lisboa é outra signatária de acordo com a autarquia brasileira.

No caso, ela aceita na candidatura os resultados do Enem realizados até três anos antes — as inscrições para o processo seletivo vigente já se encerraram em 19 de fevereiro.

O mínimo de pontuação necessária depende da área de conhecimento desejada, portanto é preciso consultar caso a caso.

Pelo mundo

De acordo com o Inep, nada impede que outras instituições de ensino superior pelo mundo aceitem os resultados do Enem em seus processos seletivos, mesmo que não tenham assinado nenhum convênio ou acordo com a autarquia brasileira.

O argumento é que o exame brasileiro poderia ser aceito por determinadas universidades estrangeiras da mesma forma como os testes de aptidão ACT ou SAT, aplicados nos Estados Unidos e válidos nas instituições de ensino superior por lá. Nesses casos, o principal conselho é que os interessados chequem caso a caso.

Topo de tela de um celular com logo do Enem em azul, amarelo e branco
Legenda da foto,O mínimo de pontuação necessária depende da área de conhecimento desejada

Em geral, as instituições pedem certificados de conclusão do equivalente ao Ensino Médio e provas de proficiência no idioma inglês ou no idioma em que as aulas forem ministradas.

Quando há a solicitação de comprovação do aproveitamento do Ensino Médio, o Enem pode eventualmente ser aceito como avaliação.

A BBC News Brasil entrou em contato com onze universidades do Reino Unido, Irlanda, Estados Unidos e Canadá, perguntando se o Enem pode ser utilizado em seus processos e de que forma isso é feito.

Até a tarde desta terça-feira (30/3), apenas as Universidades de Oxford, Kingston e Toronto responderam. A de Oxford foi taxativa: na renomada instituição milenar do Reino Unido, o Enem não é reconhecido no processo seletivo. Já a também britânica Universidade de Kingston afirmou que “não tem uma política de admissão específica para o Enem” pois recebe “poucos pedidos de alunos do Brasil” – e sua política geral é analisar “caso a caso”.

Do Canadá, Universidade de Toronto informou que no caso de estudantes brasileiros é imprescindível a apresentação do Enem no processo seletivo. Em tempos de pandemia, contudo, a instituição informa que tem procurado ser mais compreensiva com relação ao acesso, considerando que é um momento particularmente “estressante para alunos que se preparam para estudos pós-secundários”. “Continuaremos monitorando o impacto da pandemia de covid-19 no ano letivo e teremos uma conduta mais flexível, dentro do possível, durante o processo de admissão”, afirmou, em nota enviada à reportagem.

Fonte:BBC

Agressão

Mulher é encontrada desacordada em via pública

Após os procedimentos a mulher  despertou, relatou ter sido agredida pelo marido e permaneceu internada em observação. 

Publicado

em

Policiais Militares de Plantão no Destacamento de Entre Rios do Oeste foram acionados por uma equipe médica do hospital local, onde dera entrada uma mulher vitima de violência doméstica.

Conforme  a informação, ela foi encontrada desacordada em via pública, socorrida pela ambulância  do município  e encaminhada para atendimento.

Após os procedimentos a mulher  despertou, relatou ter sido agredida pelo marido e permaneceu internada em observação.

Diante dos fatos a equipe policial compareceu na residência do casal onde localizou o agressor o qual foi preso e encaminhado para a 47ª DRP em Mal. Cândido Rondon.

Continue lendo

Agressão

Casal discute, homem coloca fogo em residência e sofre graves queimaduras

Fato aconteceu em Margarida, interior de Marechal Rondon

Publicado

em

Depois de discutir o dia todo com a esposa e ingerir bebida alcoólica, um homem ateou fogo na casa e resultou com graves queimaduras.

O caso foi registrado nesta sexta-feira santa (07) no distrito de Margarida – Marechal Cândido Rondon.

A Policia Militar apurou as informações com vizinhos, e com a própria mulher envolvida na situação.

Ela contou que depois de ingerir muita bebida alcoólica, o homem iniciou uma discussão, e para evitar conflitos maiores, ligou para sua filha – que reside no distrito, para buscá-la

Na sequência a mulher recebeu a informação de que seu companheiro teria colocado fogo na casa, e que estaria caído do lado de fora, com ferimentos graves.

Vizinhos contaram terem ouvido uma explosão e ao verificar, encontraram a vítima fora da moradia, e a casa queimando.

Rapidamente, usando mangueiras e baldes de água, eles conseguiram evitar que o incêndio tomasse grandes proporções até a chegada do Corpo de Bombeiros, que realizou o trabalho de rescaldo.

O homem jogou gasolina por toda a residência e os estragos seriam muito maiores.

Foi apurado de que o homem resultou com queimaduras em várias partes do corpo, sendo encaminhado para atendimento em Marechal Rondon.

Por Rádio Difusora

Continue lendo

Briga

Briga de casal em Cascavel acaba em homem baleado

Para defender a mulher durante a briga, uma outra pessoa chegou até o local e efetuou o disparo.

Publicado

em

Equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada para atender vítima de ferimento por arma de fogo na noite desta sexta-feira (09) em Cascavel.

GOSTARIA DE PARTICIPAR DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP? ENTÃO CLICA AQUI!!

O fato ocorreu na Travessa da Ternura, bairro Julieta Bueno, na região Norte da cidade.

Informações preliminares repassadas no local é de que uma possível briga teria acontecido no endereço informado e que acabou de tal forma. O homem estaria brigando com a mulher e também com uma criança que estava no local, quando acabou sendo atingido por um disparo de arma de fogo.

Suspeitas apontam que para defender a mulher durante a briga, uma outra pessoa chegou até o local e efetuou o disparo, na sequência teria se evadido do local. Porém essas informações não foram confirmadas.

Um homem de 36 anos acabou sendo baleado nas proximidades do tórax. A mulher sofreu diversos ferimentos no rosto durante a briga. Após os primeiros socorros no local o casal foi encaminhado para uma Unidade Hospitalar.

Por: CGN

Continue lendo

Briga

Vídeo de alunos do Rui Barbosa brigando viraliza no Twitter; “assunto foi resolvido”, afirma direção

Até esta segunda-feira (04), o vídeo conta com 70,2 mil visualizações na rede social.

Publicado

em

Ganhou repercussão nas redes sociais um vídeo que mostra alunos do Colégio Luterano Rui Barbosa, de Marechal Cândido Rondon, em luta corporal. O registro foi publicado no último dia 30 de junho na página “Todo dia um vídeo de alguém brigando” (@brigasdiarias) no Twitter.

Com 53 segundos de duração, a gravação mostra dois estudantes uniformizados em luta corporal, sendo incentivados a brigar por colegas que filmaram a situação. É possível visualizar o pátio interno do educandário no vídeo, além de serem ouvidas palavras de baixo calão proferidas pelos estudantes.

GOSTARIA DE PARTICIPAR DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP? ENTÃO CLICA AQUI!!

Até esta segunda-feira (04), o vídeo conta com 70,2 mil visualizações na rede social.

Briga de amigos

Segundo informações cedidas ao O Presente, os alunos estudam no 9º do Ensino Fundamental II e estavam na aula de Educação Física quando a situação aconteceu. “Eles se afastaram da turma, houve uma pequena discussão e, com o incentivo de outros alunos, os dois acabaram indo para as vias de fato”, relata o diretor do Colégio Rui Barbosa, Cleudimar Wulff.

Apesar da divulgação no Twitter ter acontecido dia 30, a briga aconteceu no dia 28, terça-feira. “Houve incitação para que um agredisse o outro e acabou acontecendo. Não teve uma motivação preconceituosa ou bullying”, afirma o diretor ao O Presente.

De acordo com a coordenadora do Rui Barbosa, Maria Claudete Kozerski, o assunto está encerrado na escola. “Depois dos fatos eles se desculparam e perceberam que foram além da conta. Eles continuam amigos, estudam juntos e se conversam”, pontua.

Serviu de lição

No dia seguinte à briga, quarta-feira (28), os estudantes envolvidos e seus pais foram chamados ao colégio, segundo o diretor. “Discutimos toda a problemática e tivemos uma conversa muito madura, desgastante em algumas partes, mas muito positiva pela conscientização dos meninos. Os excessos aconteceram não só por parte dos que brigaram, mas também daqueles que incentivaram a briga. Esses desentendimentos são coisas rotineiras nas escolas no mundo todo, ainda assim é importante usar esses fatos para trazer uma lição para nossa vida”, salienta.

Maria Claudete ressalta que os pais dos alunos envolvidos compareceram ao encontro, que foi registrado em ata e contou com novos pedidos de desculpas entre os estudantes.

Exposição

Ao O Presente, Wulff declara que, até então, não viu necessidade de uma comunicação oficial sobre o fato, uma vez que o assunto foi resolvido internamente e prontamente. “O problema foi que o vídeo continuou circulando e isso descontextualiza o que as pessoas estão vendo. Acham que é o fim do mundo. Foi um fato grave, sim, mas foi tratado e resolvido pontualmente”, assegura, emendando: “É importante conscientizar os alunos sobre como uma atitude mal pensada pode trazer repercussões inimagináveis, porque o vídeo continua se replicando”.

Coordenadora do Rui Barbosa, Maria Claudete Kozerski, e o diretor do Colégio Rui Barbosa, Cleudimar Wulff: “É importante conscientizar os alunos sobre como uma atitude mal pensada pode trazer repercussões inimagináveis, porque o vídeo continua se replicando” (Foto: Raquel Ratajczyk/OP)

O Presente

Continue lendo

Agressão

Homem agride esposa e atira no teto de casa em Marechal Rondon

Na discussão fez um disparo contra o teto da residência.

Publicado

em

Por volta das 19 horas e 30 minutos deste domingo (26) a Policia Militar de Marechal Cândido Rondon foi informada que numa residência   localizada a Rua das Tulipas, esquina com a Rua das Hortências, um elemento estava espancando sua esposa.

GOSTARIA DE PARTICIPAR DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP? ENTÃO CLICA AQUI!!

Vizinhos informaram aos policiais o local dos fatos, onde a mulher foi encontrada chorando, com inchaços visíveis na face e  caminhava mancando  com seu pé direito bastante inchado.

Ela relatou que teve  uma discussão com o marido por razoes diversas relacionadas aos  filhos e em dado momento o homem se  exaltou e começou a agredi-la com tapas, socos e chutes, alem de ter pego um revolver e dado um tiro para o alto dentro da residência.

Por temer represálias futuras ela não quis representar contra o agressor, porém diante dos fatos e das visíveis agressões à vitima, o homem recebeu voz de prisão e não reagiu.

Durante buscas  pela residência os PMs encontraram  em um varal de roupas  um  revolver, marca Jak, calibre 32, municiado com 5 projéteis intactos e um  deflagrado.

O agressor,   o revolver e as munições foram encaminhadas para a 47 DRP para as medidas cabíveis. A vitima, por apresentar lesões, por meios próprios  foi  conduzida  para  atendimento médico na UPA –Marechal.

Por Difusora.

Continue lendo

Agressão

Casal briga no meio da rua e homem é preso por agredir companheira em Marechal Rondon

A mulher saiu de casa para acalmar os ânimos, mas foi levada pelo marido de volta para casa pelo braço.

Publicado

em

Na tarde deste último domingo(06), a PM de Marechal Rondon se deslocou até o bairro Sol Nascente, para atender a uma ocorrência de violência doméstica.

CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP

No local, o casal encontrava-se sentado em frente a residência, sendo abordados e revistados não tendo nada de ilícito em posse.

O homem relatou aos policiais que teria discutido com sua companheira por ciúmes. Já a mulher, relatou que teriam discutido, que ela teria saído de bicicleta para acalmar os ânimos, que o agressor a teria pego pelo braço e arrastado até a residência. A bicicleta que ficou na rua foi recolhida por uma vizinha.

A mulher apresentava vermelhidão nos braços e pernas, e representou o marido que diante dos fatos foi algemado e encaminhado para a delegacia.

Continue lendo

Agressão

Homem é preso acusado de agredir mãe em Marechal Rondon

O homem teria pedido dinheiro a mãe, recebendo voz negativa.

Publicado

em

Na manhã desta última quinta-feira(27), a Polícia Militar se deslocou para atender a uma ocorrência de agressão, em Marechal Rondon.

Gostaria de participar do nosso grupo de WHATSAPP? Então clica aqui!

No local a vítima relatou que seu filho a havia agredido, após receber resposta negativa, após ele pedir dinheiro. O agressor foi abordado na casa da vizinha e relatou que sua mãe entrava em seu quarto “fuçando” em suas coisas e que ele somente queria o dinheiro. Relatou também que a mesma teria escondido a cuia e a térmica de tereré e que por isso ocorreu a discussão.

Os policiais relataram que a mulher apresentava vermelhidão nos braços.

Continue lendo

Agressão

Briga de vizinhos com vassouradas termina na PM em Marechal Cândido Rondon

Os dois foram orientados pelos policiais e um boletim de ocorrência foi confeccionado

Publicado

em

Uma mulher acionou a Polícia Militar na manhã de ontem (07) após ter sido injuriada e agredida por um vizinho, em Marechal Cândido Rondon.

RECEBA NOTICIAS EM PPRIMEIRA MÃO VIA WHATSAPP: CLIQUE AQUI!!

Ela contou à PM que teve uma discussão com o homem porque ele jogou sujeira em frente a sua casa.

O vizinho, segundo ela, lhe chamou de “vagabunda” e a agrediu com uma vassoura.

A equipe da PM foi conversar com o vizinho para esclarecer os fatos, e ele contou que as brigas são frequentes. Além disso, a mulher também teria o agredido da mesma forma, com uma vassoura, e ele só teria se defendido.

Os dois foram orientados pelos policiais e um boletim de ocorrência foi confeccionado.

Fonte: Portal Rondon

Continue lendo

Briga

Mulher é agredida após discussão em Marechal Rondon

Após uma discussão, ele a deu um soco na boca, causando uma lesão no lábio superior

Publicado

em

Na tarde desta segunda-feira(28), por volta das 18h30min uma equipe da Polícia Militar de Marechal Cândido Rondon foi solicitada para verificar uma situação de violência doméstica na UPA.

RECEBA NOTICIAS EM PPRIMEIRA MÃO VIA WHATSAPP: CLIQUE AQUI!!

A vítima informou que por volta das 17h30 o seu ex-companheiro foi até a casa dela e após uma discussão a deu um soco na boca, causando uma lesão no lábio superior.

A vítima relatou que após a agressão o suspeito foi embora.

Um Boletim de Ocorrência foi confeccionado.

Continue lendo

Acidente

Durante atendimento a acidente, bombeiros precisam parar briga de faca e enxada em Santa Helena

O condutor da Blazer não se feriu, já o condutor do Focus recebeu os primeiros socorros do SAMU e foi encaminhado até o Pronto Atendimento para avaliação médica.

Publicado

em

Por volta das 19h15 deste domingo (13), um acidente de trânsito foi registrado no cruzamento da Rua Belo Horizonte com a Angelo Cattani, em Santa Helena.

Gostaria de participar do nosso GRUPO DE WHATSAPP? É só clicar aqui

De acordo com informações de um dos condutores, uma Chevrolet Blazer estava parada no cruzamento das ruas, momento em que um Ford Focus, que seguida pela Rua Angelo Cattani, teria avançado sobre o canteiro, colidindo contra um barranco e em seguida com a Chevrolet.

O condutor da Blazer não se feriu, já o condutor do Focus recebeu os primeiros socorros do SAMU e foi encaminhado até o Pronto Atendimento para avaliação médica.

Durante a ocorrência, duas pessoas que residem próximo ao local do acidente iniciaram uma discussão.

Um dos indivíduos, de posse de uma faca, batia em um veículo e gritava até ser contido por populares e militares do Corpo de Bombeiros.

Em seguida outro homem saiu do interior da residência, com uma enxada em mãos, ameaçando bater nele.

Percebendo a situação de risco, os bombeiros militares que auxiliavam no atendimento do acidente esperaram o momento oportuno para desarmar o rapaz que estava com a enxada, derrubando-o e em seguida imobilizando o homem até a chegada da equipe da Polícia Militar.

Fonte: Correio do Lago

Continue lendo

CASA DAS BATERIAS

Previsão do tempo

Facebook

Termos de uso e responsabilidade

É proibido a reprodução de todo ou qualquer parte deste site sem autorização prévia, como determina a lei nº 9.610 de 19 de fevereiro/98.
Todo conteúdo aqui exposto, visa a informação, a imparcialidade e a transparência.