Contato: (45) 99901-7480

Prefeitura

Fórum de Marechal Rondon terá julgamento de suspeito de tentativa homicídio nesta quinta-feira em Marechal

Não será autorizada o acesso da população

Publicado

em

O Tribunal Popular do Juri de Marechal Cândido Rondon abre hoje uma serie de quatro sessões de julgamento, todas envolvendo réus presos.

Gostaria de participar do nosso GRUPO DE WHATSAPP? É só clicar aqui

As reuniões serão realizadas dias hoje , amanhã e na semana que vem, dias  29 e 30 de abril sem a presença de populares , seja de  parentes ou interessados nos julgamentos,  em razão das  restrições impostas por decreto do Tribunal de Justiça do Paraná, que mantém como norte o distanciamento social e a preservação da saúde de todos os participantes da sessão.

Por isso cada  sessão de julgamento será transmitida pelo canal oficial do TJPR no Youtube.

Hoje, por tentativa de homicídio e lesões corporais,  será julgado Luiz Eduardo Turimina.

Consta na  acusação do Ministério Publico que em 16 de agosto de 2020, por volta das 22 horas, a Rua Terezinha  no Bairro Jardim Botafogo, o denunciado Luiz Eduardo Turmina,  atentou contra a vida de  Franciele Daiana dos Santos, pessoa com quem manteve união estável durante 15 anos e da qual estava separado hazia 04 meses.

Naquela data  o denunciado chegou na casa onde a vítima vivia com os três filhos do casal e a chamou para fora da residência.

A vítima, receosa de que Luiz entrasse na casa e fizesse algo na presença dos filhos, o atendeu.

Quando ela saiu  da residência, foi agarrada e  conduzida  até uma espécie de garagem ou depósito de ferramentas existente na frente da casa, onde o denunciado teria  dito  que “não havia espaço no mundo para os dois”.

Na sequência, ordenou que a vítima subisse em um toco e, em seguida, enlaçou um fio de energia ao redor do pescoço dela.

De posse de um objeto metálico, o denunciado ainda disse para a vítima que atiraria nela caso ela não pulasse do toco voluntariamente.

Conforme a denuncia o  crime não se consumou   porque a vítima, aproveitando-se que o local estava escuro, saltou do toco e correu antes que Luis Eduardo  fixasse corretamente a extremidade do fio que ele já havia enlaçado em seu pescoço.

Na escuridão do local, a vítima conseguiu correr e fugir pela porta dos fundos da garagem, tendo ela se abrigado no terreno da casa vizinha.

A sessão de julgamento começa logo mais às 9 horas sob a presidência do juiz Clairton Mario Spinassi.

Redação: Difusora

Câmara de Vereadores MCR

Prefeitura de Marechal ignora alerta e funcionários da limpeza pública cobram solução por atrasos

A principal secretaria afetada é a Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, responsável pelo serviço de limpeza das vias urbanas, por exemplo

Publicado

em

Um requerimento foi apresentado na sessão da Câmara desta segunda-feira (27), pedindo informações da Prefeitura de Marechal Cândido Rondon sobre um contrato com a empresa FC Sarabia, responsável por serviços de limpeza pública.

A matéria, de autoria dos vereadores Arion Nasihgil e Juca, busca esclarecimentos após denúncias de atraso no pagamento de salários e benefícios devidos aos trabalhadores terceirizados. 

Inclusive, um grupo de funcionários esteve na sessão da Câmara para acompanhar a votação e cobrar por uma solução.

Segundo documentos obtidos pelos vereadores, a Prefeitura foi alertada em 2020 pelo Siemaco Cascavel – Sindicato dos Empregados em Empresas de Limpeza Pública, que a empresa apresentava problemas em outros municípios da região. Em Palotina, por exemplo, foi necessária a intervenção do Ministério Público do Trabalho em função de inúmeros descumprimentos trabalhistas.

Em 2020, o Siemaco manifestou preocupação em ocorrer o mesmo problema em Marechal Cândido Rondon, aviso que foi ignorado.

A principal secretaria afetada é a Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, responsável pelo serviço de limpeza das vias urbanas, por exemplo. O vereador Adriano Backes, que era titular da secretaria até abril, disse que medidas administrativas estão sendo adotadas para solucionar a questão

Segundo o vereador Arion Nasihgil, autor do pedido de informações, o fato da Prefeitura ter ignorado o alerta feito caracteriza falta de cuidado ou de gestão, pois caso a empresa não faça o pagamento, a Prefeitura irá responder solidariamente.

Por: Blog do Jadir

Continue lendo

Prefeitura

Evento comemorativo ao Dia da Mulher reuniu cerca de 1,2 mil mulheres em Nova Santa Rosa

O evento que teve como tema “Mulher Glamourosa: Um ser de equilíbrio” contou com uma homenagem especial realizada pela Pastora Nadia Cristiane Engler.

Publicado

em

Créditos: Assessoria

A Prefeitura de Nova Santa Rosa por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Provopar, informa que o evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher realizado no sábado (9), foi um sucesso. Reuniram-se cerca de 1,2 mil mulheres no Centro de Eventos do Parque de Exposições Joia do Oeste. Na oportunidade foi feita uma Palestra Show com Enirson Macagnan e o cantor Vanderson Reck.

O evento que teve como tema “Mulher Glamourosa: Um ser de equilíbrio” contou com uma homenagem especial realizada pela Pastora Nadia Cristiane Engler. Ainda, houve muitas brincadeiras, show de prêmios, lanches, brindes e muitas atividades relacionadas ao Dia da Mulher.

Esteve presente o prefeito de Nova Santa Rosa, Norberto Pinz; primeira dama e secretária de Assistência Social, Ivone Rode Pinz; vice-prefeito, Noedi Hardt sua esposa e vereadora, Marli Hardt; diretora da Secretaria de Assistência Social, Haritraut Busse; secretários municipais; demais diretores e autoridades locais.

Os organizadores deixam seu agradecimento especial para as empresas, comerciantes e colaboradores pela participação em mais um lindo e especial Dia da Mulher!

Continue lendo

Prefeitura

Kit com seda para maconha e camisinha é entregue a usuários de drogas pela prefeitura de SC

Segundo ela, a interrupção abrupta costuma ser um dos maiores desafios àqueles que já são usuários, e a seda é uma escolha que minimiza danos.

Publicado

em

Cerca de 200 pessoas tiveram acesso ao material oferecido durante evento — Foto: Jornal Razão/ Reprodução

Kits com seda para maconha, preservativo e lubrificante íntimo foram distribuídos para usuários de drogas em Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina. A ação, que repercutiu na web, foi pautada nos manuais do Ministério da Saúde sobre redução de danos, segundo a prefeitura.

Daniela Ribeiro Schneider, professora do departamento de psicologia da UFSC, explicou que o programa oferece “uma série de alternativas para diminuir o padrão de uso danoso e trazer cuidados em saúde”.

Segundo ela, a interrupção abrupta costuma ser um dos maiores desafios àqueles que já são usuários, e a seda é uma escolha que minimiza danos.

“Alguém que está em tratamento no CAPS , usuário de crack, e em terapia de substituição por uso de maconha. É melhor para sua condição de abuso de substâncias usar a maconha que o crack. Neste caso, ele faz um uso com uma seda que não lhe produza danos pulmonares”, explica. 

Já a prefeitura lembra que, após o município ficar no topo do ranking de casos de AIDS no país, nos anos 90, “as drogas deixaram de ser o principal meio de transmissão da doença”depois da implantação do programa.

A ação onde os cerca de 30 kits foram distribuídos ocorreu durante evento do Centro de Atenção Psicossocial, em 19 de julho.

Foco da ação municipal 

O secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Duarte, diz que estratégia foi voltada a pessoas que não conseguem deixar o vício em drogas lícitas ou ilícitas. A atenção aos usuários também inclui rodas de conversas e laborterapia, entre outras atividades.

Diretor de Atenção à Saúde de Itajaí, Gustavo Pereira destaca que, entre os materiais, também havia um folder com orientações para o uso menos nocivo das drogas.

Os itens, segundo ele, tem papel de prevenir doenças ou evitar eventuais consequências do consumo exagerado de entorpecentes, como overdose. A seda, por exemplo, evitaria o uso de outros tipos de papel, como jornal, em cigarros caseiros.

“Esse trabalho na verdade começou lá por 1989, no Porto de Santos, quando teve um grande número de casos de HIV e Aids. Aí começou com orientações, disponibilização de utensílios, para não haver compartilhamento de seringas, por exemplo, e vem ganhando corpo ano a ano”, contextualiza.

Estratégias 

A Estratégia de Redução de Danos integra a Lei Nacional da Politica Antidrogas, de 2006, e vem sendo aprimorada desde então.

Segundo a professora do departamento de psicologia da UFSC, embora a política não seja necessariamente contra a abstinência, as ações de Redução de Danos consideram a realidade de cada pessoa e, por isso, são inclusivas.

Em muitos casos, segundo a especialista, a interrupção abrupta é um dos maiores desafios para quem tem problemas com vício em substâncias.

“Há pessoas que querem parar, que têm desejo de fazer interrupção do uso, há outras pessoas que querem cuidar da sua saúde sem necessariamente interromper. Então, ela é uma uma política que respeita o usuário, e não impõe, a priori, esse tipo de questão [de abstinência]”, comenta. 

A gente não pode trabalhar em uma perspectiva de falsa moral, querendo dizer para alguém que usa vários tipos de drogas que ‘vamos ficar sem nenhum tipo de uso’, porque não é o que acontece. Agora, obviamente, se a pessoa está em um processo de cuidado, em que interromper o uso é necessário, com certeza a equipe do CAPS, ou de qualquer serviço de saúde, vai mediar a sua interrupção”, complementa.

“Cidade modelo” 

lembra que Itajaí foi uma cidade modelo, nos anos 1990, pelo trabalho em redução de danos e prevenção a AIDS.

“Itajaí é um grande porto, um lugar que chegam pessoas do mundo inteiro através dos navios”, comenta.

De acordo com a especialista, a partir da política de controle da epidemia, o município conseguiu diminuir os níveis de contaminação e poupar vidas. Na época, houve disponibilização de seringas, por exemplo, para não haver compartilhamento.

Em dezembro de 2022, a prefeitura publicou, em nota, sobre uma certificação nacional recebida pela eliminação da transmissão vertical do HIV.

Segundo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, Itajaí estava, em 2022, na 38º posição do ranking nacional. Em 1998, por exemplo, estava em primeiro.

Segundo a o município, o programa de Redução de Danos foi implantado em 1998. Na época, mais de 54% da população estava com HIV fazia uso de drogas injetáveis.

Na época, o programa envolveu, segundo a prefeitura: 

  • Abordagens em locais de uso de drogas
  • Iniciativas de educação em saúde por toda cidade
  • Testagem
  • Entrega de um kit com seringa, algodão e pote para diluição.
  • Estrutura de atendimento exclusivo aos usuários

Continue lendo

Prefeitura

Culto ao Dia Municipal do Pastor

A finalidade com a celebração é agradecer aos pastores rondonenses pelo trabalho de orientação aos membros das suas comunidades e aos cidadãos

Publicado

em

Foto: Assessoria

Pastores de denominações cristãs participam, neste momento, de uma celebração alusiva ao Dia Municipal do Pastor.

O devocional é apresentado no auditório da prefeitura de Marechal Cândido Rondon.

A finalidade com a celebração é agradecer aos pastores rondonenses pelo trabalho de orientação aos membros das suas comunidades e aos cidadãos, além de acompanhar as ações do município, inclusive desenvolvendo projetos com a prefeitura.

A celebração desta manhã conta com transmissões de mensagens cristãs por parte de pastores, entre outros. Além dos pastores, o culto foi prestigiado pelo prefeito Marcio Rauber e por servidores municipais.

Em Marechal Rondon, a Lei nº 4.364, de 19 de outubro de 2011, instituiu o segundo domingo do mês de junho como o Dia Municipal do Pastor.

Por sua vez, a Lei nº 4.977, de 27 de setembro de 2017, instituiu no município de Marechal Rondon o Dia do Evangélico, celebrado anualmente em 31 de outubro, mesma data da Reforma Protestante.

Continue lendo

Cultura

Marechal Cândido Rondon prepara grande festa junina para os dias 2 e 3 de junho

Programação será desenvolvida no centro de eventos e terá a participação de escolas municipais e CMEIs

Publicado

em

Programação será desenvolvida no centro de eventos e terá a participação de escolas municipais e CMEIs

A prefeitura de Marechal Cândido Ronson, através das secretarias de Cultura e de Educação, e PROEM (Fundação Promotora de Eventos), com o patrocínio do Sicredi, está organizando o evento denominado de Arraiá de Marechal.

Trata-se de uma grande festa junina municipal que será realizada nos dias 2 e 3 de junho. Na sexta-feira a programação inicia às 18h e no sábado, a partir das 16h.

As atividades serão desenvolvidas no centro de eventos, no parque de exposições, e terão a participação de escolas municipais e CMEIs.

Na oportunidade, conforme o secretário de Cultura, Júnior Paulinho Niszczak, haverá os tradicionais quitutes juninos, brincadeiras, música com banda especializada em repertório tradicional de festa junina, entre outros.

“A festa junina municipal será uma novidade no município. A programação será organizada pela prefeitura, com o apoio de associações de pais, amigos e servidores (APAS) e associações de pais e mestres (APMs) de 16 escolas municipais e CMEIs.

Serão dois dias de muita festa, com comidas, bebidas e músicas típicas dos arraiais juninos. Será um momento muito especial, com entrada gratuita. Desde já convidamos a comunidade para participar”, destacou Júnior.

O Arraiá Marechal abrirá o calendário de festas juninas no município. Grande parte das escolas municipais promoverá festas juninas em seus estabelecimentos de ensino. Em breve, a Secretaria de Educação divulgará o calendário oficial com todas as festas juninas do município.

Assessoria

Continue lendo

Cultura

Marechal Rondon organiza o “Arraiá da Cultura”

Publicado

em

Integrantes das diretorias de escolas municipais e de alguns CMEIs (centros municipais de educação infantil) de Marechal Cândido Rondon estiveram reunidos, na manhã desta terça-feira (11). Em pauta esteve a 1ª edição da festa junina municipal denominada de “Arraiá da Cultura”.
O evento será realizado nos dias 02 e 03 de junho, no centro de eventos no parque de exposições. Na sexta-feira (02), a atividade será iniciada às 18h. Já no sábado (03), a festividade começará às 16h.
Realizado pelas secretarias municipais de Cultura e de Educação, bem como pela PROEM (Fundação Promotora de Eventos), o “Arraiá da Cultura” contará em sua programação com diversas atrações, como dança de quadrilha, músicas tradicionais, comidas típicas e brincadeiras.
As ações estão sob responsabilidade das APMs (associações de pais e mestres) das escolas municipais Bento Munhoz da Rocha Neto, Érico Veríssimo, Waldomiro Liessen, Costa e Silva, Almirante Barroso, São João Batista, Osvino Weirich, 25 de Março e Antônio Rockenbach; e das APAs (associações de pais e amigos) dos CMEIs Jardim Primavera, Portal da Vida, 24 de Maio, Pequeno Príncipe, Pequeno Polegar, Pequeno Líder e Zilda Arns

Continue lendo

Prefeitura

Começa o prazo de inscrições ao Conselho Tutelar de Marechal Rondon

Interessados devem acessar o endereço https://marechalcandidorondon.atende.net/…/processo-de…

Publicado

em

Os interessados em atuar no Conselho Tutelar de Marechal Cândido Rondon, para o quadriênio 2024/2028, podem se inscrever a partir desta segunda-feira (10) ao processo de escolha. O prazo segue aberto até as 17h do próximo dia 25.
O edital com todas as informações, o formulário de inscrição e o cronograma do processo, entre outros documentos, estão disponíveis no endereço https://marechalcandidorondon.atende.net/…/processo-de…. As inscrições devem ser realizadas na Secretaria Municipal de Assistência Social, das 7h45 às 11h45 e das 13h15 às 17h.
O processo é conduzido pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), por meio da Comissão Eleitoral, com o apoio da Justiça Eleitoral, da Procuradoria-Geral do município e do Ministério Público.
A escolha dos membros do Conselho Tutelar será desenvolvida de acordo com as seguintes fases: Inscrições, sujeitas a homologação; prova objetiva e dissertativa, de caráter eliminatório; avaliação psicológica, de caráter eliminatório; eleição, de caráter classificatório. O Conselho Tutelar é composto por cinco membros, escolhidos pela comunidade local para um mandato de quatro anos. Haverá, ainda, a formação da lista de suplentes.
Os conselheiros tutelares receberão salário de R$ 4.246,74. Os membros exercerão suas atividades em regime de dedicação integral, de segunda a sexta-feira, no período compreendido entre as 8h e as 18h, com registro biométrico de frequência.
Sem prejuízo da jornada ordinária, os membros do Conselho Tutelar atuarão em regime de plantão e sobreaviso, organizado por escala própria, de segunda a sexta-feira, nos horários de almoço e durante o período noturno, com acionamento através de telefone de emergência. Atuarão, ainda, em regime de sobreaviso, para atendimento especial nos finais de semana e feriados, mediante escala própria.

Continue lendo

Cultura

Continuam abertas as inscrições para o Festival Brescianini da Canção

Serão mais de R$ 34 mil em premiação em cinco categorias: infanto-juvenil, gospel, popular, sertaneja e alemã

Publicado

em

A prefeitura de Marechal Cândido Rondon, através da Secretaria de Cultura e da Proem (Fundação Promotora de Eventos), promoverá o Festival Brescianini da Canção. Trata-se de um evento musical cultural, de participação popular, que visa a valorização do artista local e regional, além da difusão das músicas brasileira e alemã. O evento, que é aberto para rondonenses e candidatos de outros municípios, também visa selecionar intérpretes de Marechal Cândido Rondon para o XVIII FERMOP 2023 – Festival Regional dos Municípios do Oeste do Paraná.

O festival de interpretação abrange as categorias alemã (a partir de 10 anos); infanto-juvenil livre (de 10 a 15 anos completos até a data do evento); e adulto (a partir de 16 anos completos até a data do evento) nos estilos gospel, popular e sertanejo.

Inscrições

O formulário de inscrição e o regulamento completo do festival estão disponíveis no link:

https://marechalcandidorondon.atende.net/…/festival…. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 14 de abril. Deverão ser entregues no setor de protocolo, na prefeitura, ou de forma online, através do processo

digital no link: https://marechalcandidorondon.atende.net/…/detalhar/1.

Apresentações

O Festival Brescianini da Canção acontecerá nos dias 05 e 06 de maio, a partir das 19h30, na Casa Cultural, no parque de exposições. No primeiro dia estarão se apresentando os candidatos inscritos nas categorias infanto-juvenil, alemã e gospel; e no segundo dia, os inscritos nas categorias popular e sertaneja.

Premiação

Haverá um total de R$ 34.100,00 em premiação. Nas categorias infanto-juvenil, gospel, popular e sertaneja, a premiação será da seguinte forma: 1º lugar, R$ 2 mil; 2º lugar, 1,5 mil; 3º lugar, R$ 1 mil; 4º lugar, R$ 350,00; 5º lugar, 350,00. Os candidatos rondonenses, além de concorrerem aos prêmios gerais, ainda poderão ser premiados como rondonense melhor colocado (podendo acumular prêmios). Nessas categorias, o 1º lugar de Marechal Cândido Rondon também receberá R$ 1 mil; 2º lugar R$ 700,00; e o 3º lugar R$ 500,00. Já na categoria alemã, haverá premiação somente para os três primeiros colocados, seguindo a ordem: R$ 2 mil, R$ 1,5 mil e R$ 1 mil.

Continue lendo

Educação

Autoridades rondonenses discutem implantação de protocolo de segurança escolar

Reunião também contou com as presenças de forças policiais

Publicado

em

Foi realizada na manhã de quinta-feira (06), na prefeitura de Marechal Cândido Rondon, uma reunião entre autoridades políticas e policiais, além de representantes de entidades, tendo como objetivo a implantação de um protocolo de segurança nas instituições educacionais, em virtude do ocorrido em Blumenau (SC) na quarta-feira (05).

Diversas foram as ações discutidas, que serão colocadas em prática imediatamente.

A reunião contou com as presenças do prefeito Marcio Rauber, dos secretários municipais de Educação, Fernado Volpato, e de Mobilidade, coronel Welyngton Alves da Rosa, do presidente da Câmara, vereador Vanderlei Sauer, de representantes do BPFron, da 2ª Companhia da Polícia Militar, da Patrulha Escolar e do Proerd, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros, do Conselho Comunitário de Segurança e do Conselho Tutelar.

Continue lendo

Brasil

Marechal Cândido Rondon é contemplado com dois ônibus escolares

Cerimônia de entrega aconteceu nesta segunda-feira, no Palácio Iguaçu, em Curitiba

Publicado

em

O governo do estado realizou nesta segunda-feira, dia 03, a entrega de mais 173 ônibus escolares para municípios paranaenses. Os veículos foram adquiridos por aproximadamente R$ 58,5 milhões, através do programa Caminho da Escola, com recursos do governo do estado e de emendas parlamentares através do Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional (FNDE).

Marechal Cândido Rondon foi contemplado com dois veículos Neobus, 8160, que custam R$ 338 mil, cada. Um deles foi viabilizado ao município rondonense através de emenda do deputado federal Hermes Parcianello (Frangão), intermediado pelo vereador Dorivaldo Kist, o Neco. O outro, foi uma intervenção do deputado federal Aroldo Martins, através do deputado estadual Alexandre Amaro, por solicitação do vereador Cristiano Metzner, o Suko.

O secretário de Educação, Fernando Volpato, e os vereadores Suko e Neco representaram Marechal Cândido Rondon na cerimônia de entrega.

A partir de agora, os ônibus serão utilizados para o transporte de estudantes matriculados na rede pública de ensino.

A entrega fez parte de uma renovação da frota escolar, cujo objetivo é garantir mais conforto e segurança aos alunos e aos funcionários da educação.

“Estes ônibus garantem um transporte de qualidade e com segurança aos alunos, além de toda a acessibilidade necessária para aqueles que têm alguma dificuldade motora”, afirmou o governador Ratinho Junior. “Eles fazem parte do projeto educacional do Paraná. Nosso estado é considerado o que possui a melhor educação pública do Brasil, resultado dessa parceria que construímos com os deputados que formam a bancada federal”, acrescentou o governador.

Segundo ele, a entrega dos novos veículos faz parte de uma ampla estratégia de fortalecimento da educação pública paranaense. “A educação é prioridade. Obras de reformas e melhorias das escolas, a aquisição de novos materiais e equipamentos, o reforço na merenda, a inclusão de novas disciplinas no currículo escolar, a adoção de novas ferramentas digitais de ensino e programas de intercâmbio para estudantes e professores são ações que colocamos em prática para elevar ainda mais a qualidade do ensino no Paraná”.

Continue lendo

CASA DAS BATERIAS

Previsão do tempo

Facebook

Termos de uso e responsabilidade

É proibido a reprodução de todo ou qualquer parte deste site sem autorização prévia, como determina a lei nº 9.610 de 19 de fevereiro/98.
Todo conteúdo aqui exposto, visa a informação, a imparcialidade e a transparência.