Contato: (45) 99901-7480

Curiosidades

Origem do toque de recolher

Publicado

em

Você Sabe a Origem do Toque de Recolher?

Foi em 872 D.C que o rei Alfredo criou o conceito de “Curfew” (em inglês até hoje, significa toque de recolher), ele vem do francês Couvre Feu que significa “cobrir o fogo”.

Gostaria de participar do nosso GRUPO DE WHATSAPP? É só clicar aqui

Isso porque, o toque de recolher servia para impedir incêndios na cidade de Oxford, pois sem as pessoas andando na rua, não precisaria de iluminação, esta que por sua vez era feita com fogo e causava muito incêndio acidental.

Curiosidades

Presidente da Coreia do Sul sugere proibir carne de cachorro no país

A prática já é uma espécie de tabu entre as gerações mais jovens e a pressão dos ativistas dos direitos dos animais tem aumentado.

Publicado

em

carne de cachorro há muito faz parte da culinária sul-coreana, com cerca de 1 milhão de cães sendo comidos anualmente, mas o consumo diminuiu à medida que mais pessoas passam a ver os animais como companheiros, em vez de comida.

A prática já é uma espécie de tabu entre as gerações mais jovens e a pressão dos ativistas dos direitos dos animais tem aumentado.

“Não chegou a hora de considerar prudentemente proibir o consumo de carne de cachorro?” Moon perguntou ao primeiro-ministro, Kim Boo-kyum, durante uma reunião semanal na segunda-feira, de acordo com o porta-voz presidencial.

A indústria de animais de estimação da Coreia do Sul está em ascensão, com um número crescente de pessoas morando com cães em casa – o presidente entre elas.

Moon é um conhecido amante de cães e tem vários cachorros no complexo presidencial, incluindo um que ele resgatou após assumir o cargo.

Os comentários de Moon foram feitos enquanto ele era informado sobre um plano para melhorar o sistema de cuidados para animais de estimação abandonados, disse sua porta-voz.

A lei de proteção animal da Coreia do Sul tem como objetivo principal evitar o massacre cruel de cães e gatos, apesar de não proibir o consumo.

Continue lendo

Curiosidades

Entenda o que diz lei sobre casamento de adolescentes no Brasil; prefeito no Paraná casou com garota um dia após ela completar 16 anos

Em 2019, lei passou a proibir casamentos antes dos 16 anos. Pelo Código Civil, autorização dos pais ou responsáveis é necessária para a formalização da união.

Publicado

em

Desde 2019, o Brasil permite o casamento de menores de 18 anos única a exclusivamente a partir da chamada “idade núbil”, ou seja, quando adolescentes completam 16 anos.

Para a formalização, entretanto, é necessária a autorização legal dos pais ou responsáveis pelo menor, de acordo com o Código Civil.

No Paraná, o prefeito de Araucária, Hissam Hussein Dehaini (Cidadania), de 65 amos, casou com uma adolescente de 16 anos um dia após a ela atingir a idade de casamento permitida por lei, conforme apuração do g1 e da RPC

A proibição de casamento para menores de 16 anos em qualquer hipótese passou a valer no país quando uma lei federal que alterou a redação do Código Civil foi sancionada pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL).

“ Art. 1.520. Não será permitido, em qualquer caso, o casamento de quem não atingiu a idade núbil, observado o disposto no art. 1.517 deste Código.”

O advogado e professor universitário Henrique Brunini Sbardelini explica que a lei determina que casamentos envolvendo menores de 16 anos ocorram apenas com autorização dos pais validada em cartório.

“Se não houver convergência entre pai e mãe, essa autorização é liberada apenas em via judicial”, acrescentou.

Na avaliação do professor, essa autorização deveria ocorrer sempre por intermédio do Judiciário para que houvesse condição de se verificar se o casamento é também da vontade do adolescente.

Antes da mudança, de acordo com o Senado Federal, a legislação admitia o casamento de menores de 18 anos em dois casos.

O primeiro era frente à gravidez. O outro em situações em que o casamento era para evitar o cumprimento de pena criminal em caso de relação sexual com menores de 14 anos, uma vez que o ato é considerado crime, com pena de até 15 anos de reclusão.

Lei proíbe casamento com adolescentes com menos de 16 anos — Foto: reprodução

Lei proíbe casamento com adolescentes com menos de 16 anos — Foto: reprodução

O caso do prefeito de Araucária (PR)

Segundo registro do Jornal Oficial dos Cartórios de Registro do Brasil, Hissam Hussein Dehaini, que tem 65 anos, casou a adolescente em 12 de abril deste ano. O aniversário da esposa foi em 11 de abril.

24 horas depois, ele nomeou a própria sogra, Marilene Rôde, como secretária de cultura e turismo do município. Antes, ela era diretora-geral na Secretaria Municipal de Educação.

Conforme o Portal da Transparência de Araucária, Marilene está na prefeitura desde 2021. O novo salário dela será de R$ 21.416.

Hissam Dehaini, prefeito de Araucária — Foto: Carlos Poly/SMCS

Hissam Dehaini, prefeito de Araucária — Foto: Carlos Poly/SMCS

Por G1

Continue lendo

Curiosidades

Energéticos devem ser consumidos com cautela, veja quais os perigos

Vitaminas: as principais encontradas nos energéticos são a niacina, B6, B12, riboflavina e ácido pantotênico. Sua presença está relacionada à reposição das doses recomendadas.

Publicado

em

Bebidas energéticas, geralmente, possuem em sua composição, além de carboidratos:

Gostaria de participar do nosso GRUPO DE WHATSAPP? É só clicar aqui

– Taurina: é um aminoácido que participa de funções fisiológicas importantes, como a excreção rápida de produtos tóxicos no organismo. Não se conhece bem os efeitos de seu consumo sobre nossa saúde em longo prazo.

– Glucoronolactona: é um carboidrato que possui função desintoxicante e auxilia na metabolização de substâncias.

– Cafeína: acelera a cognição, diminuindo a fadiga e aumentando o estado de vigília.

– Inositol: esse isômero da glicose previne o acúmulo de gordura no fígado e melhora a comunicação cerebral, a memória e a inteligência.

– Vitaminas: as principais encontradas nos energéticos são a niacina, B6, B12, riboflavina e ácido pantotênico. Sua presença está relacionada à reposição das doses recomendadas.

A união desses componentes resulta em uma bebida agradável ao paladar e que proporciona energia e ausência de sono para diversas atividades: desde horas extras de estudo à maior disposição para curtir uma festa. Uma única latinha é capaz de garantir esses efeitos por até três horas, dependendo do organismo da pessoa. Assim, não é difícil compreender o porquê de seu consumo, entre 2006 e 2010, ter aumentado mais de 300%, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas (ABIR).

Apesar desses efeitos, os energéticos devem ser consumidos esporadicamente e com moderação, já que mascaram a fadiga do indivíduo, provocam insônia e podem aumentar significantemente a frequência cardíaca. Além disso, níveis muito elevados de cafeína podem desencadear em crises epilépticas, derrame cerebral e até mesmo morte. A bebida também é capaz de acelerar a perda de cálcio e magnésio pelo organismo, resultando em câimbras e, em longo prazo, osteoporose; e tem alto poder de provocar dependência, o que pode vir a ser um problema significativo.

Ingeridas ou misturadas juntamente com bebidas alcoólicas, essas bebidas podem provocar a desidratação, já que a cafeína e o álcool são substâncias diuréticas. Essa mistura também pode intensificar os efeitos do álcool, mas mascarando seu estado de embriaguez, já que a pessoa se sente bem menos sonolenta do que usualmente aconteceria. Isso permite com que a pessoa não tenha dificuldade em beber muito além da conta, criando uma maior tendência a comportamentos de risco.

Considerando o exposto, fica a dica: nunca consuma mais de duas latinhas de energético em um mesmo dia e evite misturar essa bebida com as alcoólicas. Caso o faça, defina anteriormente, e de forma sensata, a quantidade máxima dessas substâncias que irá tomar, e cumpra esse compromisso, ingerindo bastante água nos intervalos. Nesta situação, não dirija!

Mulheres grávidas jamais devem usar energéticos, já que tal ato pode provocar aborto espontâneo ou nascimento de bebê de baixo peso.


Curiosidade:

As bebidas energéticas não cumprem o mesmo objetivo que as bebidas esportivas, também chamadas de isotônicos. Estas bebidas à base de água, sais minerais e carboidratos têm a função de repor líquidos, eletrólitos e carboidratos que costumam ser perdidos, principalmente, através do suor, durante atividades físicas intensas, como corridas competitivas.
 

Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental
Equipe Brasil Escola

Continue lendo

Curiosidades

Detran passa a disponibilizar histórico dos veículos licenciados no Paraná gratuitamente

Cidadãos terão acesso gratuito ao extrato completo do histórico do veículo por meio do portal. Além das informações já disponíveis, são acrescidos dados como quilometragem, registro de sinistro, recall, situação do financiamento.

Publicado

em

Foto: Geraldo Babnik/SESA

A partir desta quarta-feira (02), o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), disponibilizará gratuitamente, por meio do seu portal, o extrato completo do histórico dos carros. O serviço permitirá a consulta de veículos licenciados no Estado.

Gostaria de participar do nosso grupo de WHATSAPP? Então clica aqui!

Atendendo a Lei 20.770/2021, sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, o Detran traz mais transparência ao processo garantindo ao cidadão informações importantes referentes aos veículos.

“Disponibilizando mais informações aos atuais e futuros proprietários de veículos, garantiremos mais segurança na compra e proporcionaremos que o cidadão conheça o histórico do bem móvel a ser adquirido”, comenta o diretor-geral do Detran-PR, Wagner Mesquita.

Até agora, ao solicitar um extrato do veículo, algumas informações como a comunicação de venda, bloqueio administrativo ou judicial, financiamento e restrições do gravame, e ocorrência de furto/roubo já estão disponibilizadas. A partir do novo extrato, a população contará com informações extras: quilometragem, registro de sinistro, recall, situação do financiamento, se o veículo está retido ou foi para leilão e histórico de alterações de características.

A quilometragem passou a ser incorporada aos processos veiculares do Detran-PR a partir de junho de 2020, garantindo mais transparência e segurança ao cidadão na hora da compra de um veículo. Para veículos que possuem processos de aquisição anteriores a esta data, esta informação não constará no extrato.

O extrato completo trará as seguintes informações:

Informações do veículo (Ano, Modelo, Tipo, Espécie, Cor, etc.);

Débitos (Multas, IPVA, Licenciamento, Seguro DPVAT, Dívida Ativa);

Recall;

Situação do financiamento (se houver);

Se o veículo está retido ou foi para leilão;

Registro de furto/roubo;

Bloqueio administrativo ou judicial;

Odômetro (quilometragem);

Registro de sinistro;

Restrição da Receita Federal do Brasil;

Histórico de alterações de características. 

Continue lendo

Curiosidades

Saiba como funciona o retorno do imposto ao consumidor por meio do Nota Paraná

O Programa Paraná Pay também realiza sorteios mensais para uso exclusivo nos estabelecimentos credenciados.

Publicado

em

O Programa Paraná Pay também realiza sorteios mensais para uso exclusivo nos estabelecimentos credenciados.

O programa Nota Paraná, vinculado à Secretaria de Estado da Fazenda, possui apenas dois filtros para gerar créditos: atividade preponderante da empresa e faturamento. Ou seja, os créditos do programa Nota Paraná variam conforme o valor do imposto efetivamente recolhido pelo fornecedor, o número de consumidores que forneceram o CPF/CNPJ nas suas compras e o valor das compras de cada consumidor.

Gostaria de participar do nosso grupo de WHATSAPP? Então clica aqui!

O Nota Paraná é um programa para incentivar o consumidor a exigir o documento fiscal no momento de uma compra. Os créditos e prêmios podem ser compensados em conta bancária ou usados para abatimento do IPVA. Ele foi criado em 2015 e está sendo aprimorado ano a ano, como a implementação do Paraná Pay, do bilhete em dobro e do repasse dos créditos de utilização em postos de combustíveis.

O programa alcançou no ano passado a marca de 4 milhões de pessoas inscritas. Desde o começo, mais de R$ 2 bilhões em recursos já foram devolvidos aos participantes cadastrados.

Para esclarecer melhor este processo de retorno do percentual de imposto aos consumidores, a Secretaria de Estado da Fazenda convidou a coordenadora do Nota Paraná, Marta Gambini, a responder algumas perguntas. 

Quanto o consumidor pode receber pedindo o CPF na Nota?

O crédito é devolvido de acordo com o faturamento das empresas, sendo 15% para pequenas e 5% para grandes, com a nova regulamentação do programa, implementada em 2022. Ou seja, não há um valor específico. E ele aumenta conforme o consumo.

Como as empresas devolvem este percentual?

As empresas calculam mensalmente o imposto a pagar. Este valor é incerto, pois depende de variáveis como o valor total do faturamento e o volume de compras no mês. Ou seja, mesmo que o consumidor compre o mesmo produto pelo mesmo valor, o valor a ser devolvido muda, pois o retorno depende de quantas pessoas pediram o CPF nas compras ou doaram para as entidades sociais.  

Todas as compras geram créditos ao consumidor?

Se as empresas não recolherem o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), não é possível gerar créditos para o consumidor ou organização sem fins lucrativos que participam do programa. Alguns itens oferecem mais benefícios porque possuem uma carga maior de ICMS. É com este imposto que o Nota Paraná realiza os cálculos para determinar o valor a ser restituído aos consumidores. 

Por ser uma devolução do imposto, é necessário aguardar o pagamento ser realizado pelos lojistas para que o Governo do Estado possa calcular o valor a ser devolvido. Com isso, não é possível calcular no ato da compra o quanto será disponibilizado de retorno para o cidadão. 

Alguns municípios tem programas similares relacionados a outros impostos, como o ISS (Imposto Sobre Serviços), que é uma das principais fontes de receita das prefeituras.

Como funciona o cálculo para gerar créditos?

O cálculo acontece dessa forma: a Fazenda aguarda até o terceiro mês depois da compra para o fechamento e pagamento do imposto pelos lojistas, aí é calculado 15% do que foi pago e, por fim, este valor é dividido proporcionalmente entre todos que pediram CPF na nota.

As informações necessárias para o cálculo dos créditos, como recolhimentos do imposto pelo estabelecimento comercial, chegam à Sefa ao longo dos dois meses seguintes ao mês em que a compra foi efetuada. Por isso o cálculo dos créditos só pode ser feito no terceiro mês após sua aquisição. Também não importa se a compra é de um produto que não paga imposto. Se o estabelecimento pagou ICMS, então quem pediu CPF na nota recebe sua parte da devolução. 

O consumidor pode não receber créditos pelo programa?

Em alguns casos, esse valor poderá ser zero. Isso ocorre por alguns motivos. Exemplos: no caso do estabelecimento não ter imposto a recolher no período; se o estabelecimento não recolher o imposto devido no período de cálculo dos créditos; ou quando o estabelecimento comercial não informa, dentro do prazo, os dados necessários à Secretaria da Fazenda e na hipótese dos dados informados pelos estabelecimentos apresentarem divergências.

Como o consumidor recebe bilhetes eletrônicos?

Toda primeira compra no mês gera um bilhete ao participante do programa para os sorteios mensais, independentemente do valor gasto nas compras. Depois, cada R$ 200 em notas fiscais dá direito a um novo bilhete, com validade apenas para o sorteio do seu respectivo período. Já com o bilhete em dobro do Nota Paraná, nas compras de combustíveis e gás de cozinha, a cada R$ 200 em notas fiscais geradas o contribuinte tem direito a dois bilhetes, aumentando suas chances de ganhar.

Importa esclarecer que os bilhetes ficam disponíveis no portal de acesso ao Nota Paraná a partir da liberação dos créditos para a realização do sorteio. 

O consumidor concorre a prêmios mensais?

Essas compras geram bilhetes para os sorteios mensais, por isso é importante sempre pedir CPF na nota e se cadastrar pelo site do programa, caso ainda não tenha o cadastro, pois mesmo sem gerar créditos, a emissão da nota fiscal traz vantagens para todos. Além do prêmio milionário (R$ 1 milhão por mês), também são contemplados um contribuinte com o valor de R$ 200 mil, 40 com prêmios de R$ 10 mil e 40 mil com prêmios de R$ 10. Já as entidades sem fins lucrativos concorrem a valores de R$ 100 e R$ 20 mil. 

O Programa Paraná Pay também realiza sorteios mensais para uso exclusivo nos estabelecimentos credenciados. A cada mês serão distribuídos 8 mil prêmios de R$ 100, totalizando R$ 800 mil. Os contribuintes que fizeram o aceite do Paraná Pay concorrem em ambos os programas.

O que é Paraná Pay?

O Paraná Pay é uma nova opção de utilização dos créditos do Programa Nota Paraná e foi criado com o objetivo de fomentar o setor de turismo do Estado. Neste ano foi implementada a possibilidade de utilização em postos de combustíveis e para compra de gás de cozinha.

Para participar, é necessário efetuar o cadastro no Programa Nota Paraná. Quem está cadastrado deverá concordar que os créditos e prêmios que compõem o saldo do Paraná Pay são para uso exclusivo em atividades turísticas (hospedagem, alimentação, agenciamento, transporte, recepção turística, eventos, recreação e entretenimento), além de postos e compra de gás.

Para acumular e resgatar créditos, o que precisa ser feito?

Para acumular seus créditos basta exigir, nos estabelecimentos comerciais, o documento fiscal no ato da compra, informando seu CPF ou CNPJ. Após o cálculo e liberação dos créditos, efetuado pela Secretaria de Fazenda, o consumidor poderá selecionar uma das opções de utilização dos créditos disponíveis no sistema. Para resgate dos créditos é necessário ter o cadastro no portal do Programa Nota Paraná.

As notas fiscais eletrônicas têm prazo de 24 horas para constar no extrato do Nota Paraná. Se após 24 horas, a nota fiscal não constar, o consumidor pode registrar uma reclamação em sua conta no portal, na aba “Minhas Reclamações” ou denunciar loja no aplicativo. O prazo para registro de reclamações é até o último dia do mês subsequente ao da aquisição da mercadoria.

Continue lendo

Curiosidades

Uma das sete maravilhas do mundo, Cataratas do Iguaçu celebram dez anos desse título

Com quase cinco quilômetros de quedas d’água, as Cataratas representam o Paraná na lista das Sete Maravilhas do Mundo. A comemoração reuniu autoridades e moradores de Foz do Iguaçu para registrar fotos e postar nas redes sociais, com a hashtag #CataratasDay.

Publicado

em

04/2019 - Foz do Iguaçu - Cataratas Foto: José Fernando Ogura/ANPr

Principal cartão postal de Foz do Iguaçu, no Oeste, as Cataratas celebram nesta quinta-feira (11) dez anos do título que reconhece o atrativo turístico como uma das Sete Maravilhas do Mundo. O complexo possui 275 quedas que se estendem por quase cinco quilômetros do Rio Iguaçu.

Gostaria de participar do nosso GRUPO DE WHATSAPP? É só clicar aqui

O secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, participou da solenidade do #CataratasDay, que reuniu autoridades e moradores do município em visita à beleza natural selecionada para fazer parte dos atrativos com este reconhecimento.

As Cataratas do Iguaçu se unem ao grupo de maravilhas do mundo, que inclui o Grand Canyon (Estados Unidos); a Grande Barreira de Coral (Austrália); o Monte Everest (Nepal e China); a Aurora Boreal (Região Polar); o Vulcão Paricutín (México); e as Cataratas Vitória (Zâmbia e Zimbábue).

Márcio Nunes lembrou que, por fazerem parte das Sete Maravilhas do Mundo, as Cataratas do Iguaçu são uma oportunidade para que o turismo se desenvolva em toda a cidade, com visitantes de todo o Brasil e de outros países.

“A cidade é uma grande âncora para o turismo do Brasil, em especial do Paraná”, disse. “Esse título reconhece as nossas Cataratas como um exemplo do que é debatido hoje no mundo inteiro: sustentabilidade, preservação, conservação, e recuperação do meio ambiente”.

Ele destacou, ainda, que o turismo de toda a cidade ganha abrigando uma das sete maravilhas do mundo. “Atrativos do entorno do parque acabam também recebendo esses turistas que querem ver esse cenário exuberante de quedas d’água”, afirmou. Como exemplos, ele citou o Parque Nacional do Iguaçu; a Itaipu Binacional; o Parque das Aves; o Museu de Carros Antigos; o Marco das Três Fronteiras; entre outros.

O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, ressaltou que a comemoração deste ano também representa um avanço devido à pandemia da Covid-19. “É muito gratificante ver os moradores de Foz do Iguaçu voltarem a visitar as Cataratas, e ver o turismo voltando com força”, disse.

De acordo com ele, a cidade passará, na próxima semana, pelo quarto feriado consecutivo com algumas categorias de hotéis já com 100% de reservas. “Em novembro e dezembro, estamos tendo o retorno de grandes eventos e isso é resultado da vacinação que já alcançou 100% da população do município, e de todas as medidas de biossegurança adotadas em hotelarias, atrativos e comércio”, afirmou. 

CATARATAS DAY – O #CataratasDay é um evento anual que comemora a escolha das Cataratas do Iguaçu como uma das Sete Maravilhas Mundiais da Natureza.

A data relembra os dez anos do título para o maior conjunto de quedas d’água do mundo e convida todas as pessoas que já visitaram o local pelo menos uma vez na vida a compartilhar fotos e vídeos nas redes sociais utilizando a hashtag #CataratasDay.

Além disso, os moradores dos municípios vizinhos ao Parque Nacional do Iguaçu, contemplados no Passe Comunidade, tiveram entrada gratuita para visitar e registrar fotos.

Por AEN.

Continue lendo

Curiosidades

Brandon Lee, Justin Carter e Vic Morrow: conheça casos de pessoas que morreram durante gravações

Acidentes acontecem em filmagens e algumas vezes podem ser fatais. Na quinta-feira (21), o ator Alec Baldwin disparou uma arma cenográfica que matou a diretora de fotografia Halyna Hutchins

Publicado

em

Acidentes acontecem em filmagens e algumas vezes podem ser fatais. Na quinta-feira (21), o ator Alec Baldwin disparou uma arma cenográfica que matou a diretora de fotografia Halyna Hutchins, de 42 anos, no set do filme “Rust”, no estado americano do Novo México. O diretor do filme, Joel Souza, de 48 anos, também foi atingido, mas já recebeu alta médica.

Relembre abaixo outros casos de mortes semelhantes durante gravações.

Brandon Lee no filme 'O Corvo' — Foto: Divulgação
Brandon Lee no filme ‘O Corvo’ — Foto: Divulgação

Veja artistas que sofreram acidentes fatais no set:

Brandon Lee, de ‘O Corvo’

Ator Brandon Lee em cena de 'O Corvo' (1993) — Foto: Divulgação
Ator Brandon Lee em cena de ‘O Corvo’ (1993) — Foto: Divulgação

Brandon Lee, o filho do ator Bruce Lee, morreu em 1993 durante as gravações do filme “The Crow “ (O Corvo).

Ele tomou um tiro na barriga ao filmar uma cena.

A arma cenográfica devia estar carregada com bala de festim, mas havia duas balas na pistola.

O ator Michael Massee deu o tiro em Lee, que foi levado para o hospital e morreu depois de 12 horas.

As balas de festim não têm projétil. No set de “O Corvo”, as balas de festim eram feitas pela própria produção do filme.

A arma ainda tinha um cartucho dentro dela e, quando foi feito o disparo com o tiro de festim, essa outra bala saiu do cano da pistola. Ninguém havia checado a arma antes da cena.

Justin Carter

O cantor de country Justin Carter morreu após disparar acidentalmente contra si mesmo em 2019.

Justin Carter morreu após atirar acidentalmente em si no Texas — Foto: Reprodução/Facebook/JustinCarter
Justin Carter morreu após atirar acidentalmente em si no Texas — Foto: Reprodução/Facebook/JustinCarter

Ele estava gravando um novo clipe em Houston, no Texas, quando tirou uma arma de seu bolso e atirou em seu próprio olho. A arma estava sendo usada no vídeo.

Carter, que era considerado uma estrela em ascensão no country, morreu aos 35 anos.

Vic Morrow, de ‘No Limite da Realidade’

Vic Morrow, de 'No Limite da Realidade' — Foto: Divulgação
Vic Morrow, de ‘No Limite da Realidade’ — Foto: Divulgação

Durante as gravações de “No Limite da Realidade” em 1982, o ator morreu decapitado quando o helicóptero em cena perdeu o controle. Além dele, dois atores de 6 e 7 anos também ficaram feridos e morreram na hora.

No filme, ele interpretava um homem racista que era colocado de voltar no tempo em situações de uma vítima perseguida. Eles estavam gravando uma sequência do Vietnã, em que os personagens tentavam escapar de uma aldeia vietnamita deserta em um helicóptero do Exército dos Estados Unidos.

Roy Kinnear, de ‘A Volta dos Mosqueteiros’

O ator inglês morreu após cair de um cavalo durante as filmagens de “A Volta dos Mosqueteiros”, de 1989. Ele foi internado e sofreu um infarto. A queda foi em Toledo, e a morte em Madri, na Espanha. O ator tinha 54 anos e era mais conhecido pelos papéis em comédias.

John Bernecker, de ‘The Walking Dead’

John Bernecker — Foto: Divulgação
John Bernecker — Foto: Divulgação

O dublê sofreu um acidente no set de The Walking Dead em 2017. Fontes informaram que Bernecker caiu de uma altura de 9 em um chão de concreto. Ele foi encaminhado ao hospital, chegou a melhorar, mas não resistiu.

Bernecker trabalhou em “Jogos Vorazes: A Esperança – O Final (2015), “Quarteto Fantástico” (2015), “As Tartarugas Ninja: Fora das Sombras” (2016) e “Logan” (2017). Ele também participou de “Pantera Negra”, mas não chegou a ver o filme estrear.

Joi ‘SJ’ Harris, de ‘Deadpool 2’

Joi Harris foi a primeira mulher negra a se tornar piloto profissional de motociclismo nos Estados Unidos — Foto: Reprodução/Facebook/SJ Harris - Threader24 Racing
Joi Harris foi a primeira mulher negra a se tornar piloto profissional de motociclismo nos Estados Unidos — Foto: Reprodução/Facebook/SJ Harris – Threader24 Racing

A dublê Joi “SJ” Harris morreu em cena em seu primeiro filme. Durante as gravações de “Deadpool 2”, Harris, que foi a primeira negra a se tornar piloto profissional de motociclismo nos Estados Unidos, perdeu o controle da moto.

Ela acelerou no momento em que devia frear, por isso acabou colidindo em uma janela de vidro. O acidente aconteceu em agosto de 2017, em Vancouver.

David Ritchie, de ‘Jumper’

David Ritchie estava trabalhando nos cenários de “Jumper”, aventura de 2008, quando um enorme bloco de areia, terra e gelo escorreu em direção à equipe técnica do filme. Ele morreu na hora e outras duas pessoas ficaram feridas durante o acidente.

Kun Lieu, de ‘Os Mercenários 2’

Kun Lieu, dublê do filme de ação “Os mercenários 2” (2012), morreu durante as gravações do longa estrelado por Sylvester Stallone. O acidente na Bulgária aconteceu durante uma cena de explosão e deixou outro dublê ferido.

Conway Wickliffe, de “Batman – O Cavaleiro das Trevas”

Conway Wickliffe, de 41 anos, fazia parte da equipe de efeitos especiais de “Batman – O Cavaleiro das Trevas”, de 2008. Ele estava no banco de trás de um carro que bateu em uma árvore, durante as filmagens na Inglaterra.

Continue lendo

Curiosidades

Lucas Lucco fala sobre namoro de 4 anos com Luan Santana, após desabafar sobre ser gay

Publicado

em

O cantor sertanejo quebrou o silêncio sobre os rumores que rondam sua vida pessoal

Gostaria de participar do nosso GRUPO DE WHATSAPP? É só clicar aqui

Lucas Lucco precisou vir a público se explicar sobre um assunto no Instagram, nesta segunda-feira, dia 4. Pela primeira vez, ele falou do suposto romance com Luan Santana.

De acordo com o Galo Intruso, que acompanha a vida das celebridades nas redes sociais, os dois tiveram uma grande relação. O caso teria começado como uma amizade, mas evoluiu para um namoro de 4 anos.

Na época, Luan Santana ainda estava noivo de Jade Magalhães, de quem se separou no ano passado. Lucas Lucco também já estava casado com Lorena Carvalho, com quem tem um filho pequeno, o que acabou tornando o assunto ainda mais polêmico.

Lucas Lucco, então, decidiu desabafar. Apesar das inúmeras especulações, o famoso afirmou que não é gay, mas, caso fosse, não faria questão nenhuma de esconder isso de seus fãs.

“Eu vi esse trem aí [a notícia sobre o namoro]. Eu vou falar para vocês um negócio, se eu gostasse de homem, vocês já estariam sabendo há muito tempo. Está doido. Hoje, eu já sou casado e tenho meu filho, graças a Deus”, declarou.

Luan Santana e Lucas Lucco foram apontados como amantes (Foto: Reprodução / Instagram)

Antes de Lucas Lucco, Luan Santana já havia comentado boatos sobre sexualidade

O artista enfrenta esse tipo de comentário desde o início da carreira. Em conversa com a revista Veja Rio, ele confessou que já se incomodou bastante com isso no passado.

“E eu chegava em casa passando mal. Falaram muita maldade de mim. Eu me incomodei tanto com os boatos de que eu seria homossexual que comecei a me questionar se me sentava de um jeito muito afetado ou outra coisa”, assumiu.

Continue lendo

Curiosidades

13 filmes de terror que indicamos para assistir nesta sexta-feira 13

Publicado

em

Montagem: Marechal Agora

Gostaria de participar do nosso GRUPO DE WHATSAPP? É só clicar aqui

Quando o dia 13 cai em uma sexta-feira, muita gente fica de cabelo em pé e dá início a uma série de superstições. Há várias hipóteses para o início dessa prática, mas a data é considerada sinônimo de má sorte e horror, em quase todo o mundo.

Como esta sexta é um desses “dias especiais”, separamos 13 filmes de terror para você assistir nesta data. Confira:

>> Por que a sexta-feira 13 é considerada o ‘dia do terror’ ou do azar?

1. Sexta-feira 13

Nada melhor que começar com uma franquia que leva o nome desta data aterrorizante. No total, o título conta com 12 filmes, um programa de TV, jogos eletrônicos, entre outros produtos.

A história se concentra no emblemático “Jason”. O personagem, quando criança, se afogou em um lago. Tempos depois, ele retorna e dá início a uma série de assassinatos.

2. Rua do Medo (Trilogia)

Sucesso recente do gênero, Rua do Medo parte I, II e III vem fazendo sucesso entre os fãs. Dirigida pelo Leigh Janiak, conta a história de jovens que são assombrados por assassinos comandados por uma bruxa, no ano de 1666.

3. Mudança mortal

Se você adora filmes de terror com assombrações e espíritos ameaçadores, não pode deixar de assistir Mudança Mortal na Netflix.

A produção é um dos principais lançamentos do catálogo em agosto. Na trama, um jovem casal em crise se muda para uma nova com esperanças de fortalecer o relacionamento.

Contudo, não demora para eventos bizarros começarem a acontecer frequentemente na residência. Tudo piora quando eles descobrem o passado sombrio da propriedade.

4. IT: A coisa

O famoso palhaço assassino não poderia ficar de fora dessa lista. Com um remake recente de sucesso, o filme conta a história de um grupo de jovens que decidem investigar diversos sumiços no bairro em que moram. Logo eles descobrem o culpado: o cruel palhaço Pennywise.

5. It – Capítulo 2

It – Capítulo 2 foi um dos lançamentos mais esperados para os amantes to gênero. Sinopse: “Vinte e sete anos depois do Clube dos Otários derrotar Pennywise, ele volta a aterrorizar a cidade de Derry mais uma vez.

Agora adultos, os Otários há muito tempo seguiram caminhos separados. No entanto, as crianças estão desaparecendo novamente, então Mike, o único do grupo a permanecer em sua cidade natal, chama os outros de volta para casa.

Traumatizados pelas experiências de seu passado, eles devem dominar seus medos mais profundos para destruir Pennywise de uma vez por todas… colocando-se diretamente no caminho do palhaço, que se tornou mais mortal do que nunca”. (Warner).

6. Invocação do Mal

Outra franquia de sucesso é “Invocação do Mal”. O título conta com três filmes, que contam a história dos investigadores paranormais Ed e Lorraine Waren. A dupla, nos três filmes, sempre busca solucionar casos de mortes aterrorizantes.

7. O Exorcista (Saga)

Outro filme de causar arrepios é ‘O Exorcista’. A trama gira em torno de uma atriz e sua filha. Aos poucos, a mãe vem notando um comportamento assustador de sua cria. Diagnosticada como estando possuída por um demônio por um padre, a garota passa por um assustador processo de exorcismo.

8. A Bruxa

Por último, mas não menos importante, temos “A Bruxa”. Estralado pela protagonista de “O Gambito da Rainha”, Anya Taylor-Joy, o filme é bem avaliado entre o público.

O enredo da obra aborda uma histeria religiosa de uma família, que acusa a filha amis velha (Anya) de ser a responsável pelo desaparecimento do seu irmão ainda bebê.

Com o desenrolar dos acontecimentos, o telespectador vai se sentindo cada vez mais sufocado e angustiado.

9. A morte te dá parabéns 2

Lançado em fevereiro de 2019, no Brasil, o filme é a sequência de A Morte Te Dá Parabéns, estreado em 2017. Sinopse: “Depois de morrer diversas vezes para quebrar o feitiço temporal que a mantinha presa no dia de seu aniversário, Tree Gelbman (Jessica Rothe) olha para o futuro, tentando escrever uma nova história ao lado de Carter (Israel Broussard).

No entanto, quando um experimento científico dá errado, a jovem é forçada a retornar ao fluxo de repetição e, desta vez, morrer não será o bastante para escapar” (AdoroCinema).

10. Nós

Estrelado pela atriz queniano-americana Lupita Nyong’o, o filme chegou ao Brasil em março do ano passado. Sinopse: “Adelaide (Lupita Nyong’o) e Gabe (Winston Duke) decidem levar a família para passar um fim de semana na praia e descansar em uma casa de veraneio.

Eles viajam com os filhos e começam a aproveitar o ensolarado local, mas a chegada de um grupo misterioso muda tudo e a família se torna refém de seus próprios duplos”. (AdoroCinema)

11. Brightburn (Filho das trevas)

O filme, de maio de 2019, tem no elenco a atriz Elizabeth Banks, que já estrelou filmes como Jogos Vorazes. Sinopse: “Quando uma criança alienígena cai no terreno de um casal da parte rural dos Estados Unidos, eles decidem criar o menino como seu filho.

Porém, ao começar a descobrir seus poderes, ao invés de se tornar um herói para a humanidade, ele passa a aterrorizar a pequena cidade onde vive, se tornando uma força obscura na Terra”. (AdoroCinema)

12. Brinquedo assassino

Lançado em julho de 2015, o filme é diferente do lançado em 1989. Sinopse: “Andy (Gabriel Bateman) e sua mãe se mudam para uma nova cidade em busca de um recomeço.

Preocupada com o desinteresse do filho em fazer novos amigos, Karen (Aubrey Plaza) decide dar a ele de presente de aniversário um boneco tecnológico que, além de ser o companheiro ideal para crianças e propor diversas atividades lúdicas, executa funções da casa sob comandos de voz.

Os problemas começam a surgir quando o boneco Chuck se torna extremamente possessivo em relação a Andy e está disposto a fazer qualquer coisa para afastar o garoto das pessoas que o amam”. (AdoroCinema).

13. A Freira

O filme foi lançado em 2018 e conta a história de uma freira presa em um convento na Romênia. Sinopse: “Presa em um convento na Romênia, uma freira comete suicídio.

Para investigar o caso, o Vaticano envia um padre atormentado e uma noviça prestes a se tornar freira. Arriscando suas vidas, a fé e até suas almas, os dois descobrem um segredo profano e se confrontam com uma força do mal que toma a forma de uma freira demoníaca e transforma o convento num campo de batalha”.

Continue lendo

Curiosidades

Sexta-feira 13 traz má sorte? Entenda as origens culturais da superstição

Existe até um nome para descrever o pavor irracional da data: parascavedecatriafobia – uma forma especializada de triscaidecafobia, um medo do número 13.

Publicado

em

Quando se trata de má sorte, existem poucas superstições tão difundidas na cultura ocidental quanto a de sexta-feira 13.

Gostaria de participar do nosso GRUPO DE WHATSAPP? É só clicar aqui

Como cruzar com um gato preto e quebrar um espelho, a noção de um dia que pode trazer infortúnios está profundamente enraizada – mesmo que os crentes não consigam explicar por quê.

Existe até um nome para descrever o pavor irracional da data: parascavedecatriafobia – uma forma especializada de triscaidecafobia, um medo do número 13.

É importante dizer que, embora a sexta-feira 13 possa parecer um fenômeno raro, nosso calendário gregoriano indica que o dia 13 de qualquer mês tem uma probabilidade ligeiramente maior de cair em uma sexta-feira do que em qualquer outro dia da semana. 

Não é, porém, uma superstição universal: na Grécia e nos países de língua espanhola, é a terça-feira, 13, que é considerado um dia de azar, enquanto na Itália, é sexta-feira, 17, que se depara com o medo.

Neste mês, porém, há apenas um no calendário: sexta-feira, 13 de agosto.

Como muitas superstições que evoluíram ao longo do tempo e através das culturas, é difícil localizar as origens precisas de sexta-feira 13. O que sabemos, porém, é que tanto a sexta-feira quanto o número 13 foram considerados azarados em certas culturas ao longo da história. 

Em seu livro “Extraordinary Origins of Everyday Things”, Charles Panati traça o conceito dos amaldiçoados de volta à mitologia nórdica, quando Loki, o deus da travessura, quebrou o portão de um banquete em Valhalla, elevando o número de deuses presentes para 13. Enganado por Loki, o deus cego Hodr foi enganado para atirar em seu irmão Balder, o deus da luz, alegria e bondade, com uma flecha com ponta de visco, matando-o instantaneamente.

Da Escandinávia, explica Panati, a superstição se espalhou para o sul por toda a Europa, tornando-se bem estabelecida ao longo do Mediterrâneo no início da era cristã. Foi aqui que o poder inquietante dos numerais foi cimentado por meio da história da Última Ceia, que contou com a presença de Jesus Cristo e seus discípulos na Quinta-feira Santa. O 13º e mais infame convidado a chegar, Judas Iscariotes, foi o discípulo que traiu Jesus, o que o levou a ser crucificado na Sexta-Feira Santa.

Na tradição bíblica, o conceito de sextas-feiras infelizes remonta ainda mais longe do que a crucificação: diz-se que o dia da semana foi quando Adão e Eva comeram o fruto proibido da Árvore do Conhecimento; o dia em que Caim assassinou seu irmão, Abel; o dia em que o Templo de Salomão foi derrubado; e o dia em que a arca de Noé zarpou no Grande Dilúvio.

Não foi até o século 19, no entanto, que sexta-feira 13 se tornou sinônimo de infortúnio: como Steve Roud explica em “O Guia dos Pinguins para as Superstições da Grã-Bretanha e da Irlanda”, a combinação de sexta-feira e o número 13 é uma invenção vitoriana. 

Em 1907, a publicação do popular romance de Thomas W. Lawson “Friday, the Thirteenth” captou a imaginação com a história de um corretor inescrupuloso que aproveitou as superstições em torno da data para deliberadamente quebrar o mercado de ações.

Avançando para a década de 1980, um assassino com máscara de hóquei chamado Jason Voorhees na franquia de filmes de terror “Friday the 13th” garantiu notoriedade. Então veio o romance de Dan Brown de 2003, “O Código Da Vinci”, que ajudou a popularizar a alegação incorreta de que a superstição se originou com as prisões de centenas de membros dos Cavaleiros Templários na sexta-feira, 13 de outubro de 1307.

Uma história alternativa

Dada a massa de histórias carregadas de desgraça, você seria perdoado por pensar que sexta-feira 13 é de fato ameaçador. Se cavarmos mais fundo, porém, também encontraremos evidências de que tanto as sextas-feiras quanto o número 13 há muito são considerados um prenúncio de boa sorte. 

Em tempos pagãos, por exemplo, acreditava-se que sexta-feira tinha uma associação única com o feminino divino. A primeira pista pode ser encontrada no nome do dia da semana, sexta-feira, que é derivado do inglês antigo e significa “dia de Frigg”. Rainha de Asgard e uma poderosa deusa do céu na mitologia nórdica, Frigg (também conhecida como Frigga) foi associada ao amor, casamento e maternidade.

Frigg deu proteção a lares e famílias, manteve a ordem social e poderia tecer o destino como fez com as nuvens. Ela também possuía a arte da profecia e podia conceder ou remover fertilidade. Por outro lado, Freyja, a deusa do amor, da fertilidade e da guerra com a qual Frigg costumava ser confundido, era dotada do poder de realizar magia, prever o futuro e determinar quem morreria em batalhas, e dizia-se que montava uma carruagem puxado por dois gatos pretos. 

Essas deusas eram amplamente adoradas por toda a Europa e, por causa dessas associações, a sexta-feira era considerada um dia de sorte para o casamento pelos nórdicos e teutônicos.

O número 13, por sua vez, há muito é considerado um número portentoso pelas culturas pré-cristãs e adoradoras de deusa por sua ligação com o número de ciclos lunares e menstruais que ocorrem em um ano civil. A fertilidade era valorizada nos tempos pagãos e as obras de arte costumavam fazer conexões com a menstruação, a fertilidade e as fases da lua.

Considere a Vênus de Laussel, uma escultura em pedra calcária de aproximadamente 25.000 anos retratando uma voluptuosa figura feminina segurando sua barriga grávida com uma das mãos e segurando um chifre em forma de crescente com 13 entalhes na outra. Muitos estudiosos acreditam que a estatueta pode ter representado uma deusa da fertilidade em um ritual ou cerimônia, enquanto as 13 linhas são normalmente lidas como uma referência ao ciclo lunar ou menstrual, que simbolizam o poder feminino.

Reescrevendo uma reputação

À medida que o cristianismo ganhou impulso na Idade Média, no entanto, o paganismo entrou em conflito com a nova fé patriarcal. Não apenas seus líderes se opuseram à adoração de vários deuses e deusas, mas a celebração da sexta-feira, o número 13 e as deusas que invocaram o amor, o sexo, a fertilidade, a magia e o prazer foram considerados profanos.

No entanto, essas divindades eram tão reverenciadas que fazer as pessoas abandoná-las foi um verdadeiro desafio. Mas as autoridades cristãs persistiram em sua campanha, marcando as divindades e as mulheres que os adoravam como bruxas.

“Quando as tribos nórdicas e germânicas se converteram ao cristianismo, Frigga foi banido por vergonha para o topo de uma montanha e rotulado de bruxa”, escreve Panati. “Acreditava-se que todas as sextas-feiras, a deusa rancorosa convocava uma reunião com onze outras bruxas, mais o diabo – uma reunião de treze – e tramava reviravoltas do destino para a semana seguinte.”

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do MARECHAL AGORA.com.br pelo WhatsApp (45) 98842-8989

Fonte CNN Brasil

Continue lendo

CASA DAS BATERIAS

Previsão do tempo

Facebook

Termos de uso e responsabilidade

É proibido a reprodução de todo ou qualquer parte deste site sem autorização prévia, como determina a lei nº 9.610 de 19 de fevereiro/98.
Todo conteúdo aqui exposto, visa a informação, a imparcialidade e a transparência.