Contato: (45) 99901-7480

Política

Por 5 votos a 1, TRE cassa diploma de vereador bolsonarista de Curitiba, Éder Borges

O pedido foi apresentado por outro candidato a vereador Rodrigo Reis (PSL). Ele alega que Borges teve as contas de campanha da candidatura a vereador em 2016 rejeitadas pela Corte.

Publicado

em

Por 5 votos a 1, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR) decidiu hoje pela cassação do diploma do vereador de Curitiba, Éder Borges (PSD).

Gostaria de participar do nosso GRUPO DE WHATSAPP? É só clicar aqui

O pedido foi apresentado por outro candidato a vereador Rodrigo Reis (PSL). Ele alega que Borges teve as contas de campanha da candidatura a vereador em 2016 rejeitadas pela Corte.

Nas redes sociais, o parlamentar do PSD alegou que vai recorrer para suspender a decisão e manter o mandato até o julgamento final. “Permaneço com meu mandato de vereador de Curitiba por força do efeito suspensivo que será atribuído ao processo quando da apresentação dos recursos pertinentes”, afirmou Borges.

Fonte: Bem Paraná

Marechal Rondon

Arion Nasihgil conquista mais de meio milhão em recursos para a agricultura rondonenseArion Nasihgil

O valor foi indicado no Orçamento Geral da União pela deputada federal Leandre Dal Ponte (PSD), a pedido de Arion.

Publicado

em

O valor foi indicado no Orçamento Geral da União pela deputada federal Leandre Dal Ponte (PSD), a pedido de Arion.

O vereador rondonense Arion Nasihgil (PL) cumpriu agenda na última semana em Curitiba, onde, dentre outras conquistas, anunciou para Marechal Cândido Rondon a conquista de R$ 520.000,00 em recursos federais para a compra de máquinas e equipamentos pela Secretaria Municipal de Agricultura.

O valor foi indicado no Orçamento Geral da União pela deputada federal Leandre Dal Ponte (PSD), a pedido de Arion.

O vereador destacou seu compromisso com o interior e o agronegócio de Marechal Cândido Rondon e reforçou que continuará trabalhando de maneira incansável por melhorias em todos os setores do município.

“É com imensa satisfação que, junto da deputada Leandre, trazemos mais esse recurso do Governo Federal para nosso município, desta vez auxiliando diretamente nossas comunidades, produtores e o próprio agronegócio rondonense, através da compra de máquinas e equipamentos que servirão para trabalhar em favor do nosso interior”, finalizou Arion.

Continue lendo

Política

Pedrinho Tonelli é definido pré-canduidato a vice da situação em Quatro Pontes

Quem encabeçará a chapa é Max Wickert

Publicado

em

Assessoria

Em reunião política realizada na noite desta quinta-feira, Pedrinho Tonelli, do MDB, foi oficialmente anunciado como pré-candidato a vice-prefeito de Quatro Pontes.

O encontro contou com a presença de representantes dos partidos PL, União Brasil e MDB, onde se consolidou a união das siglas e a decisão estratégica para as eleições municipais deste ano.

Max Wickert, que lançou sua pré-candidatura a prefeito, expressou sua confiança na chapa formada, destacando a preparação para os desafios que se avizinham.

Pedrinho Tonelli, atualmente preside o legislativo de Quatro Pontes e tem uma vasta trajetória política com 5 mandatos de vereador, sendo três como presidente.

Já Max Wickert, é atualmente secretário de Saúde na gestão do Prefeito João Laufer e Vice Tiago Hansel.

Sobre os pré-candidatos a vereador, a dupla informou que serão lançados aproximadamente vinte nomes.

Fonte: Rádio Tropical FM

Continue lendo

Marechal Rondon

Claiton Schlindwein economista e professor é anunciado vice na chapa de Arion

Publicado

em

Fortalecendo a sua candidatura, o pré-candidato a prefeito, Arion Nasihgil, anunciou hoje o economista e professor Claiton Schlindwein (PODEMOS) como pré-candidato a vice-prefeito na sua chapa. A escolha, que era aguardada pelo meio político local e vinha dando frutos a discussões animadas entre os eleitores, promete adicionar uma nova etapa à corrida eleitoral.

Claiton Schlindwein também é conhecido por sua atuação no serviço comunitário. Com mais de 20 (vinte) anos dedicados ao Lions Club, passando por vários cargos nesta entidade filantrópica, Claiton tem um histórico de envolvimento em iniciativas de voluntariado que beneficiaram inúmeras pessoas na comunidade. 

No setor privado, Schlindwein tem uma vasta experiência no setor bancário onde atua há 35 (trinta e cinco) anos, dos quais 28 (vinte e oito) anos como gerente da Caixa Econômica Federal. Além de professor, também foi Diretor na Faculdade de Ensino Superior de Marechal Cândido Rondon – PR (ISEPE) por mais de 5 (cinco) anos. Com várias especializações na área de gestão, sua grande experiência prática no trabalho com pessoas e serviços, é vista como um trunfo valioso para a chapa de Arion, que tem como foco o desenvolvimento econômico e social de Marechal Cândido Rondon, prometendo uma gestão séria e de qualidade.

Arion elogiou a expertise de Claiton em suas áreas de atuação e sua visão para o crescimento econômico sustentável de nosso município. “Prometemos que traríamos um nome de peso para essa disputa, que efetivamente soubesse fazer gestão com excelência, e hoje cumprimos com essa palavra. Muito antes de apenas angariarmos votos, estamos preocupados em fazer Marechal Cândido Rondon crescer e se desenvolver como um município de potencial regional e estadual. Claiton tem a seriedade, a credibilidade e a confiança que um vice-prefeito precisa para auxiliar o gestor a construir um município como sempre sonhamos. Estamos falando de um economista, professor, bancário, com vasta atuação em nossa sociedade. Administração pública não depende apenas de boas promessas e discursos bonitos, mas sim de conhecimento, experiência e sabedoria, e isso o Claiton tem de sobra”, declarou Arion.

Respondendo ao anúncio, Claiton Schlindwein compartilhou sua visão para a cidade e reiterou seu compromisso com a pré-campanha. “Estou honrado em me juntar ao Arion nesta jornada. Nossa colaboração é uma promessa de políticas que irão impactar positivamente todos os cidadãos de Marechal Cândido Rondon, fomentando não apenas o crescimento econômico, mas também a inclusão e o bem-estar social”, afirmou.

A adição de Claiton Schlindwein à chapa é um sinal claro de que a campanha de Arion está se posicionando para sinalizar aos eleitores, que valorizam a experiência prática, sobre a seriedade e o comprometimento ético que serão aplicados na proposta de gestão para o município. O compromisso de trazer uma gestão com pessoas técnicas e experientes está se consolidando.

À medida que as eleições se aproximam, a chapa ArionNasihgil e Claiton Schlindwein se destaca como uma força significativa, prometendo trazer à população propostas inovadoras para o alcance das metas e objetivos pré-estipulados nessa corrida eleitoral.

Continue lendo

Política

O vice está definido, mas o anúncio será só na sexta

A decisão está tomada, mas o véu do mistério ainda não foi levantado. Quem será o vice do Arion?

Publicado

em

Blog do Jadir

Nas últimas semanas o assunto tem dominado as rodas de conversa sobre política. Teve até enquete em grupo de WhatsApp. Muitos nomes ventilados, alguns descartados, outros com chances.

É certo que um pequeno grupo de pessoas já sabe quem é. A decisão foi tomada numa reunião realizada na noite de ontem. O martelo está batido, a fumaça branca finalmente saiu na chaminé.

Nos conclaves do Vaticano, leva algum tempo entre a fumaça branca até a apresentação oficial do novo Papa na varanda central da Basílica de São Pedro. Por aqui também será assim. Os rondonenses só saberão quem será o vice na próxima sexta-feira (26), quando o nome deverá ser oficialmente apresentado.

Até lá, seguem os rumores fervilhando nas esquinas e redes sociais. Cada qual tentando adivinhar quem foi o escolhido para caminhar ao lado de Arion Nasihgil na campanha que se aproxima.

Continue lendo

Política

Policial Fábio confirma pré-candidatura a vereador em Marechal Rondon

Nesse contexto, o policial Fábio revelou a sua intenção de concorrer pelo partido PL, ao lado do vereador Arion Nasihgil, que é pré-candidato a prefeito pela oposição.

Publicado

em

Marechal News

Fábio tem demonstrado sua influência nas redes sociais, contando com quase 20 mil seguidores quando somadas suas diversas plataformas, esse número expressivo sugere que seu público é composto por pessoas engajadas nas redes digitais e simpatizantes a seus conteúdos publicados.

O soldado Fábio Fockink estabeleceu residência em Marechal Cândido Rondon desde janeiro de 2020, integrando as forças de segurança da cidade a partir de setembro do mesmo ano. Atualmente, ele atua no 19º Batalhão de Polícia Militar na patrulha comercial, sendo reconhecido, principalmente, por sua presença marcante nas redes sociais por meio do Pulei Rondon.

Fábio tem demonstrado sua influência nas redes sociais, contando com quase 20 mil seguidores quando somadas suas diversas plataformas, esse número expressivo sugere que seu público é composto por pessoas engajadas nas redes digitais e simpatizantes a seus conteúdos publicados.

Ressalta-se que o mesmo foi candidato a Deputado Estadual pelo DC Democracia Cristã no último pleito, conquistando 723 votos em Marechal Cândido Rondon e um total de 1.383 votos. Considerando que ele reside na cidade há apenas dois anos, essa votação expressiva é notável. Hoje, ele oficializa sua pré-candidatura a vereador em Marechal, o que pode surpreender muitos em relação ao seu potencial de votação.

Conforme estabelecido pela Constituição Federal de 1988, militares da ativa têm o direito de se candidatar às eleições sem a obrigatoriedade de filiação partidária, conforme o artigo 142, 3º, V.

Embora não possam estar vinculados a partidos políticos enquanto estiverem em serviço ativo, os militares alistáveis são elegíveis para cargos eletivos. Nesse contexto, o policial Fábio revelou a sua intenção de concorrer pelo partido PL, ao lado do vereador Arion Nasihgil, que é pré-candidato a prefeito pela oposição.

Continue lendo

Política

Integrante da AROBA diz que convênios foram bloqueados por possível perseguição política

AROBAS – É uma Associação, sem fins lucrativos, fundada 11/12/2010. Em 2012 o projeto passou a ser denominado – “DESENVOLVENDO O BASQUETE E FORMANDO CIDADÃOS”, sendo seu principal objetivo a prática desportiva formadora de atletas e a prestação de serviços de proteção social a crianças e adolescentes de Marechal Cândido Rondon e região.

Publicado

em

Assessoria

Está circulando nas mídias sociais um vídeo em que o Vereador Juca (PODEMOS) conversa com um integrante da comissão técnica da AROBA ( Associação Rondonense de Basquete). No vídeo, o integrante da associação, Rafael Martins, diz que ele e a entidade sofrem perseguição política.
De acordo com Martins, a Associação, ganhou um, chamamento público, que chegou a ser homologado em dois lotes de aproximadamente R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais), todavia, no momento de assinar e liberar os recursos, somente a AROBA fora deixada de lado e todas as outras entidades que desenvolvem um trabalho com comunidade rondonense receberam. Segundo Martins, inexplicavelmente a somente a associação de basquetebol não recebeu, o que compromete os trabalhos sociais desenvolvidos pela entidade em diversos bairros do município.
Ainda, no vídeo Rafael Martins diz não entender a declaração do secretário de esportes Diogo Schneider (o Bolha), que em reunião com representantes da Associação, supostamente teria dito que a Administração não assinaria o convênio dos lotes. Até o momento, de acordo com o integrante da associação esportiva, não foi apresentada nenhuma justificativa plausível para a não assinatura do convênio, fato este que estaria prejudicando não só a Associação, mas centenas de crianças que atendidas pelo projeto.


O QUE É A AROBAS?


DESENVOLVENDO O BASQUETE E FORMANDO CIDADÃOS

É uma Associação, sem fins lucrativos, fundada 11/12/2010. Em 2012 o projeto passou a ser denominado – “DESENVOLVENDO O BASQUETE E FORMANDO CIDADÃOS”, sendo seu principal objetivo a prática desportiva formadora de atletas e a prestação de serviços de proteção social a crianças e adolescentes de Marechal Cândido Rondon e região. No decorrer de sua história o projeto formou diversos atletas e conquistou inúmeros títulos, dentre os principais: Bicampeã Brasileira dos jogos escolares da juventude, e mais tarde, representou o Brasil no Mundial realizado em Poreč-Croácia em 2017. Além disso, o mesmo ainda busca oportunizar o Basquete como alternativa aos alunos da rede pública e particular, ajudando o convívio de diferentes classes sociais, através do “Esporte como meio de Educação e inclusão Social”, além de proporcionar a iniciação desportiva da modalidade e ao mesmo tempo uma forma de socialização e interação no grupo e na sociedade.
Trabalhos desenvolvidos.


HORÁRIOS


UNIOESTE – UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ
EQUIPES SUB-17 E SUB-19
Segunda: 17h30 às 19h30​
Terça: 16h30 às 18h30​
Quarta: 19h30 às 21h00​
Quinta: 16h30 às 18h30​
Sexta: 18h00 às 20h00

HORÁRIOS


Escolinhas (7 a 11 anos)
Escola Mun. Criança Feliz – Segunda e Quarta: 17h30 às 18h30​
Escola Mun. Bento Munhoz – Segunda e Quarta: 17h30 às 18h30​
Escola Mun. Érico Verissímo – Segunda e Quarta: 17h30 às 18h30​
Escola Mun. Jean Piaget – Terça e Quinta: 17h30 às 18h30​​
Escola Mun. Ana Paula – Terça e Quinta: 17h30 às 18h30

HORÁRIOS


SUB-13 E SUB-15
Colégio Estadual Antônio Maximiliano Ceretta​
Segunda e Quarta: 16h30 às 17h30​
Sexta: 16h30 às 18h00

HORÁRIOS


ADULTO E MASTER
​UNIOESTE – CAMPUS MAL. CÂN. RONDON
Master Masculino – Terças: 19h00 às 20h00​Adulto Masculino – Quartas: 20h00 às 21h00​
Adulto Feminino – Quintas: 20h00 às 21h00

Continue lendo

Política

Tribunal mantém condenação de Neco no caso da “rachadinha” e ele fica inelegível

Mesmo que ainda cabem novos recursos junto ao próprio Tribunal de Justiça e também no Superior Tribunal de Justiça, este ano Neco não poderá ser candidato.

Publicado

em

Difusora

A 2ª Câmara do Tribunal de Justiça do Paraná manteve a condenação do vereador rondonense Dorivaldo Kist, o Neco, no caso da “rachadinha”. A condenação, agora em segunda instância, deixa o vereador inelegível por oito anos.

Neco havia sido condenado em primeira instância à pena de três anos e 10 meses de reclusão, pela prática do crime de concussão. Ele foi foi acusado e condenado por exigir parte do salário de uma funcionária indicada por ele para um cargo comissionado na Prefeitura de Marechal Cândido Rondon.

O caso veio à tona em 2019 e chegou a gerar um processo de cassação do seu mandato, que não vingou.

Alegações da defesa
Durante o processo, a defesa do vereador argumentou que as provas contra ele eram inválidas, baseando-se na teoria da “árvore dos frutos envenenados”, por não terem sido obtidas legalmente.

No entanto, essa alegação foi rejeitada pelo Tribunal, que considerou as gravações realizadas pela funcionária e as mensagens trocadas entre ela e o vereador como provas lícitas, uma vez que foram consentidas por um dos interlocutores, a própria vítima.

Decisão mantida
A decisão do Tribunal de Justiça manteve a condenação do vereador, enfatizando a validade das provas apresentadas e destacando a gravidade do abuso de poder para fins de extorsão.

Por conta disso, a pena está mantida, porém a prisão foi convertida para que ele preste 1.404 horas de serviços à comunidade e pague a quantia correspondente a 10 salários mínimos.

Inelegível
Atualmente ocupando cadeira na Câmara Municipal na condição de suplente do União Brasil, Neco não poderá disputar a eleição municipal de 2024, pela lei da ficha limpa que impede que políticos condenados em segunda instância sejam elegíveis durante o cumprimento da pena e mais oito anos.

Mesmo que ainda cabem novos recursos junto ao próprio Tribunal de Justiça e também no Superior Tribunal de Justiça, este ano Neco não poderá ser candidato.

Continue lendo

Política

Filiação ao PL e lança pré-candidatura a prefeito de Arion Nasihgil foi oficializada

Aconteceu na noite de sexta-feira (22) a oficialização da filiação e pré-candidatura a prefeito de Arion Nasihgil pelo PL

Publicado

em

Assessoria

O vereador Arion Nasihgil, oficializou na noite desta sexta-feira a sua filiação ao PL e também o lançamento da sua pré-candidatura a prefeito de Marechal Cândido Rondon nesta sexta-feira (22).
O evento contou com diversas autoridades de âmbito municipal, estadual e federal.
Marcaram presença o vereador Sargento Dionir, Vereador Iloir de Lima (O Padeirinho), Vereador João Eduardo dos Santos (Juca), Vereador ex-secretário de Secretário Municipal de Indústria Comércio e Turismo do atual governo e provável coordenador de campanha Valdir Port (Portinho), Ex- Prefeito e Vereador Moacir Froelich e o atual presidente do PL de Marechal Cândido de Marechal Cândido Rondon Dr. Oscar Estanislau Nasihgil, contando com presença de liderança comunitárias e de diversos segmentos da sociedade que se fizeram presentes no evento.
Oscar Nasihgil que com presidente fez a abertura, agradecendo a presença de todas as pessoas ali presente, falando da figura do ex-presidente Jair Bolsonaro e sua identificação com as ideias que Bolsonaro traz consigo desde o começo de suas aparições, chamando a atenção dele e de muitas pessoas da região que se identificam com essa ideologia.
O Evento contou também com a presença do deputado Marcel Henrique Micheletto, que veio reforçar o apoio ao pré-candidato Arion Nasihgil, e em seu discurso, também enfatizou a Trajetória de seu pai, Moacir Micheletto e da figura do ex-presidente Jair Bolsonaro, enfatizando que o fortalecimento do Partido e suas lideranças é primordial para eleição presidencial de 2026.
Logo após falou o deputado federal por Toledo Fernando Lucio Giacobo, falou sobre o partido e o ex-presidente Bolsonaro, que segundo ele lutam pelos pilares da sociedade, que a pré-candidatura de Arion e demais pré-candidatos, trarão de volta o que o PL defende como bandeira, enfatizando que aqui em Marechal o candidato de Bolsonaro é Arion e que em conversa com o próprio Bolsonaro, teve a garantia do apoio irrestrito tanto do presidente, quanto da primeira Dama Michelle Bolsonaro que por coincidência está de aniversário no dia de hoje (22).
Para finalizar o grandioso evento o discurso Arion Augusto Nardello Nasihgil, que agradeceu a presença do público presente, e agradeceu principalmente a sua família, autoridades, amigos e apoiadores pelo apoio recebido, sua a esposa pela compreensão por sua ausência em diversos momentos, e ainda mais agora pelo desafio grandioso que ele aceitou, o de ser pré-candidato a prefeito de Marechal Cândido Rondon, finalizando o ato com assinatura da sua filiação ao PL, sendo ovacionado pelo público presente.

Continue lendo

Política

Arion Nasihgil: encontro do PL nesta sexta-feira (22) trará novidades, como novos reforços

O encontro de novas filiações do PL de Marechal Rondon está confirmado para esta sexta-feira (22) a partir das 19h, no espaço “Happy Day Eventos.
O presidente do PL municipal, Oscar Nasihgil, reforça: “todos estão convidados a participar”.

Publicado

em

Assessoria

Novos capítulos da politica de Marechal Rondon serão escritos nesta sexta-feira (22) quando o Partido Liberal (PL) fará um ato de filiação de novas lideranças e do pré-candidato a prefeito Arion Nasihgil.
Segundo o Presidente da Executiva Provisória do PL municipal, Oscar Nasihgil, o evento é aberto a todos os interessados, desde filiados da sigla, simpatizantes e àqueles que querem se filiar.
O ponto alto, será a filiação do pré-candidato a prefeito da oposição Arion Nasihgil.
Ele teve seu ingresso no partido já abonado por lideranças expressivas do PL, como o deputado estadual Marcel Micheletto e o deputado federal Fernando Giacobbo, e até o ex-presidente da republica Jair Bolsonaro.
Foram Micheletto e Giacobbo que convidaram Arion para se filiar no partido, para ser pré-candidato a prefeito do PL.
Dentre as lideranças que deverão se filiar hoje no Partido Liberal, está o nome do vereador Iloir de Lima, o “Padeiro”, que nesta semana deixou o MDB.
Também é aguardada a filiação de mais lideranças do município, objetivando formar uma chapa completa de vereadores.
Segue, porém, o mistério de quem vai compor a majoritária com Arion; quem será o candidato a vice pelo grupo de oposição.
Dentre os nomes que despontam como vice, estão os nomes dos vereadores João Eduardo dos Santos “o Juca” e do Sargento Dionir, ambos do PODEMOS.
Também foi cotado o nome do agricultor Vilmar Krenchinski, contudo, informações extraoficiais dão conta de que ele teria agradecido, mas, declinado do convite.
Arion Nasihgil ainda não se pronunciou ou confirmou quando anunciará seu vice.
Em conversas anteriores, Arion afirmou que vai ouvir o grupo – formado por PL, PODEMOS e MDB – mas que a decisão final será sua.
O encontro de novas filiações do PL de Marechal Rondon está confirmado para esta sexta-feira (22) a partir das 19h, no espaço “Happy Day Eventos.
O presidente do PL municipal, Oscar Nasihgil, reforça: “todos estão convidados a participar”.

Continue lendo

Política

PL agenda encontro para filiação de novas lideranças e do pré-candidato a prefeito Arion Nasihgil

O encontro de novas filiações do PL de Marechal Rondon está agendado para o próximo dia 22, a partir das 19h, no espaço “Happy Day Eventos.

Publicado

em

Imagem de Divulgação

O Partido Liberal de Marechal Rondon – PL, agendou para o dia 22 de março, um evento com vistas às eleições municipais deste ano.

Além de novas filiações, cujos comentários indicam que alguns nomes surpreenderão a todos, o momento mais importante, será o de filiação do pré-candidato a prefeito de Marechal Rondon, o vereador Arion Nasihgil.

O encontro de novas filiações do PL de Marechal Rondon está agendado para o próximo dia 22, a partir das 19h, no espaço “Happy Day Eventos.

Continue lendo

CASA DAS BATERIAS

Previsão do tempo

Facebook

Termos de uso e responsabilidade

É proibido a reprodução de todo ou qualquer parte deste site sem autorização prévia, como determina a lei nº 9.610 de 19 de fevereiro/98.
Todo conteúdo aqui exposto, visa a informação, a imparcialidade e a transparência.