Contato: (45) 99901-7480

Política

Por 5 votos a 1, TRE cassa diploma de vereador bolsonarista de Curitiba, Éder Borges

O pedido foi apresentado por outro candidato a vereador Rodrigo Reis (PSL). Ele alega que Borges teve as contas de campanha da candidatura a vereador em 2016 rejeitadas pela Corte.

Publicado

em

Por 5 votos a 1, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR) decidiu hoje pela cassação do diploma do vereador de Curitiba, Éder Borges (PSD).

Gostaria de participar do nosso GRUPO DE WHATSAPP? É só clicar aqui

O pedido foi apresentado por outro candidato a vereador Rodrigo Reis (PSL). Ele alega que Borges teve as contas de campanha da candidatura a vereador em 2016 rejeitadas pela Corte.

Nas redes sociais, o parlamentar do PSD alegou que vai recorrer para suspender a decisão e manter o mandato até o julgamento final. “Permaneço com meu mandato de vereador de Curitiba por força do efeito suspensivo que será atribuído ao processo quando da apresentação dos recursos pertinentes”, afirmou Borges.

Fonte: Bem Paraná

Política

Tribunal mantém condenação de Neco no caso da “rachadinha” e ele fica inelegível

Mesmo que ainda cabem novos recursos junto ao próprio Tribunal de Justiça e também no Superior Tribunal de Justiça, este ano Neco não poderá ser candidato.

Publicado

em

Difusora

A 2ª Câmara do Tribunal de Justiça do Paraná manteve a condenação do vereador rondonense Dorivaldo Kist, o Neco, no caso da “rachadinha”. A condenação, agora em segunda instância, deixa o vereador inelegível por oito anos.

Neco havia sido condenado em primeira instância à pena de três anos e 10 meses de reclusão, pela prática do crime de concussão. Ele foi foi acusado e condenado por exigir parte do salário de uma funcionária indicada por ele para um cargo comissionado na Prefeitura de Marechal Cândido Rondon.

O caso veio à tona em 2019 e chegou a gerar um processo de cassação do seu mandato, que não vingou.

Alegações da defesa
Durante o processo, a defesa do vereador argumentou que as provas contra ele eram inválidas, baseando-se na teoria da “árvore dos frutos envenenados”, por não terem sido obtidas legalmente.

No entanto, essa alegação foi rejeitada pelo Tribunal, que considerou as gravações realizadas pela funcionária e as mensagens trocadas entre ela e o vereador como provas lícitas, uma vez que foram consentidas por um dos interlocutores, a própria vítima.

Decisão mantida
A decisão do Tribunal de Justiça manteve a condenação do vereador, enfatizando a validade das provas apresentadas e destacando a gravidade do abuso de poder para fins de extorsão.

Por conta disso, a pena está mantida, porém a prisão foi convertida para que ele preste 1.404 horas de serviços à comunidade e pague a quantia correspondente a 10 salários mínimos.

Inelegível
Atualmente ocupando cadeira na Câmara Municipal na condição de suplente do União Brasil, Neco não poderá disputar a eleição municipal de 2024, pela lei da ficha limpa que impede que políticos condenados em segunda instância sejam elegíveis durante o cumprimento da pena e mais oito anos.

Mesmo que ainda cabem novos recursos junto ao próprio Tribunal de Justiça e também no Superior Tribunal de Justiça, este ano Neco não poderá ser candidato.

Continue lendo

Política

Filiação ao PL e lança pré-candidatura a prefeito de Arion Nasihgil foi oficializada

Aconteceu na noite de sexta-feira (22) a oficialização da filiação e pré-candidatura a prefeito de Arion Nasihgil pelo PL

Publicado

em

Assessoria

O vereador Arion Nasihgil, oficializou na noite desta sexta-feira a sua filiação ao PL e também o lançamento da sua pré-candidatura a prefeito de Marechal Cândido Rondon nesta sexta-feira (22).
O evento contou com diversas autoridades de âmbito municipal, estadual e federal.
Marcaram presença o vereador Sargento Dionir, Vereador Iloir de Lima (O Padeirinho), Vereador João Eduardo dos Santos (Juca), Vereador ex-secretário de Secretário Municipal de Indústria Comércio e Turismo do atual governo e provável coordenador de campanha Valdir Port (Portinho), Ex- Prefeito e Vereador Moacir Froelich e o atual presidente do PL de Marechal Cândido de Marechal Cândido Rondon Dr. Oscar Estanislau Nasihgil, contando com presença de liderança comunitárias e de diversos segmentos da sociedade que se fizeram presentes no evento.
Oscar Nasihgil que com presidente fez a abertura, agradecendo a presença de todas as pessoas ali presente, falando da figura do ex-presidente Jair Bolsonaro e sua identificação com as ideias que Bolsonaro traz consigo desde o começo de suas aparições, chamando a atenção dele e de muitas pessoas da região que se identificam com essa ideologia.
O Evento contou também com a presença do deputado Marcel Henrique Micheletto, que veio reforçar o apoio ao pré-candidato Arion Nasihgil, e em seu discurso, também enfatizou a Trajetória de seu pai, Moacir Micheletto e da figura do ex-presidente Jair Bolsonaro, enfatizando que o fortalecimento do Partido e suas lideranças é primordial para eleição presidencial de 2026.
Logo após falou o deputado federal por Toledo Fernando Lucio Giacobo, falou sobre o partido e o ex-presidente Bolsonaro, que segundo ele lutam pelos pilares da sociedade, que a pré-candidatura de Arion e demais pré-candidatos, trarão de volta o que o PL defende como bandeira, enfatizando que aqui em Marechal o candidato de Bolsonaro é Arion e que em conversa com o próprio Bolsonaro, teve a garantia do apoio irrestrito tanto do presidente, quanto da primeira Dama Michelle Bolsonaro que por coincidência está de aniversário no dia de hoje (22).
Para finalizar o grandioso evento o discurso Arion Augusto Nardello Nasihgil, que agradeceu a presença do público presente, e agradeceu principalmente a sua família, autoridades, amigos e apoiadores pelo apoio recebido, sua a esposa pela compreensão por sua ausência em diversos momentos, e ainda mais agora pelo desafio grandioso que ele aceitou, o de ser pré-candidato a prefeito de Marechal Cândido Rondon, finalizando o ato com assinatura da sua filiação ao PL, sendo ovacionado pelo público presente.

Continue lendo

Política

Arion Nasihgil: encontro do PL nesta sexta-feira (22) trará novidades, como novos reforços

O encontro de novas filiações do PL de Marechal Rondon está confirmado para esta sexta-feira (22) a partir das 19h, no espaço “Happy Day Eventos.
O presidente do PL municipal, Oscar Nasihgil, reforça: “todos estão convidados a participar”.

Publicado

em

Assessoria

Novos capítulos da politica de Marechal Rondon serão escritos nesta sexta-feira (22) quando o Partido Liberal (PL) fará um ato de filiação de novas lideranças e do pré-candidato a prefeito Arion Nasihgil.
Segundo o Presidente da Executiva Provisória do PL municipal, Oscar Nasihgil, o evento é aberto a todos os interessados, desde filiados da sigla, simpatizantes e àqueles que querem se filiar.
O ponto alto, será a filiação do pré-candidato a prefeito da oposição Arion Nasihgil.
Ele teve seu ingresso no partido já abonado por lideranças expressivas do PL, como o deputado estadual Marcel Micheletto e o deputado federal Fernando Giacobbo, e até o ex-presidente da republica Jair Bolsonaro.
Foram Micheletto e Giacobbo que convidaram Arion para se filiar no partido, para ser pré-candidato a prefeito do PL.
Dentre as lideranças que deverão se filiar hoje no Partido Liberal, está o nome do vereador Iloir de Lima, o “Padeiro”, que nesta semana deixou o MDB.
Também é aguardada a filiação de mais lideranças do município, objetivando formar uma chapa completa de vereadores.
Segue, porém, o mistério de quem vai compor a majoritária com Arion; quem será o candidato a vice pelo grupo de oposição.
Dentre os nomes que despontam como vice, estão os nomes dos vereadores João Eduardo dos Santos “o Juca” e do Sargento Dionir, ambos do PODEMOS.
Também foi cotado o nome do agricultor Vilmar Krenchinski, contudo, informações extraoficiais dão conta de que ele teria agradecido, mas, declinado do convite.
Arion Nasihgil ainda não se pronunciou ou confirmou quando anunciará seu vice.
Em conversas anteriores, Arion afirmou que vai ouvir o grupo – formado por PL, PODEMOS e MDB – mas que a decisão final será sua.
O encontro de novas filiações do PL de Marechal Rondon está confirmado para esta sexta-feira (22) a partir das 19h, no espaço “Happy Day Eventos.
O presidente do PL municipal, Oscar Nasihgil, reforça: “todos estão convidados a participar”.

Continue lendo

Política

PL agenda encontro para filiação de novas lideranças e do pré-candidato a prefeito Arion Nasihgil

O encontro de novas filiações do PL de Marechal Rondon está agendado para o próximo dia 22, a partir das 19h, no espaço “Happy Day Eventos.

Publicado

em

Imagem de Divulgação

O Partido Liberal de Marechal Rondon – PL, agendou para o dia 22 de março, um evento com vistas às eleições municipais deste ano.

Além de novas filiações, cujos comentários indicam que alguns nomes surpreenderão a todos, o momento mais importante, será o de filiação do pré-candidato a prefeito de Marechal Rondon, o vereador Arion Nasihgil.

O encontro de novas filiações do PL de Marechal Rondon está agendado para o próximo dia 22, a partir das 19h, no espaço “Happy Day Eventos.

Continue lendo

Política

Arion vence em todos os cenários na primeira pesquisa registrada em Marechal Rondon

Gordinho do Suco é o único que representa ameaça ao pré-candidato da oposição

Publicado

em

Créditos Imagens: Preto no Branco/Picolo Esporte e Notícias

O pré-candidato da oposição, vereador Arion Nasihgil, lidera a primeira pesquisa registrada para prefeito em Marechal Cândido Rondon, divulgada nesta segunda-feira (11). Se as eleições fossem hoje ele venceria em todas as situações simuladas no levantamento.
Arion aparece com 32,57% das intenções de voto. Em segundo lugar está o também vereador Gordinho do Suco, único que representa uma pequena ameaça a Arion, aparecendo com 23,43% das intenções. Bem atrás aparecem o secretário de Agricultura Adriano Backes, com 9,71%, o presidente da Câmara Vanderlei Sauer, com 8,86%, e o empresário Elizeu dos Reis, o Tadeu, com 7,43%.
É importante frisar, que Tadeu anunciou no último sábado (9), que desistiu de sua pré-candidatura. No entanto, a pesquisa já havia sido realizada.

Pesquisa espontânea
No levantamento em que não é citado o nome de nenhum pré-candidato, Arion Nasihgil também lidera, com 14,57% das citações. Em segundo aparece o atual prefeito Marcio Rauber, que não pode mais concorrer, com 6,86%. Backes é lembrado por 3,71% dos entrevistados, Gordinho do Suco e Tadeu por 1,43%, enquanto que Sauer aparece com 1,14%. Também apareceu o atual vice-prefeito Ila com 0,57%.
Fator importante é que 68,29% dos entrevistados ainda não sabem ou não responderam.

Confrontos diretos
A pesquisa também simulou várias possibilidades de confrontos diretos. Essas simulações mostram novamente que o adversário que mais ameaça a liderança de Arion é Gordinho do Suco. Confira os confrontos:

Sobre a pesquisa
A pesquisa foi contratada pela empresa Regional Produções Ltda (Picolo Esporte Notícia) junto ao Instituto Excelência Pesquisas, de Toledo. Ela foi registrada no TSE sob o número PR-00849/2024.

Foram ouvidas 350 pessoas presencialmente. O nível de confiança é 95% e a margem de erro é de 5,22 pontos percentuais para mais ou para menos.

Por que o Preto no Branco publica as pesquisas?
O Preto no Branco publica todas as pesquisas de intenção de voto realizadas, devidamente registradas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias.

Continue lendo

Marechal Rondon

Juca e Dionir se filiam ao Podemos e anunciam apoio a Arion

Podemos recebeu na manhã desta quinta-feira (7) a filiação de dois vereadores: Juca e Sargento Dionir.

Publicado

em

A janela partidária mal e mal abriu e já foram registradas as primeiras trocas partidárias em Marechal Cândido Rondon.

O Podemos recebeu na manhã da última quinta-feira (7) a filiação de dois vereadores: Juca e Sargento Dionir.

Juca é oriundo do MDB, partido que inclusive presidia. Sua filiação ao Podemos já vinha se desenhando, devido a afinidade que tem com o partido de longa data.
A possibilidade, inclusive, já foi ventilada aqui no Blog algumas vezes em postagens anteriores.

Vereador Juca

A maior surpresa, que já não é tão surpreendente assim, foi a filiação do Sargento Dionir. Oriundo do grupo de situação, Dionir estava insatisfeito no União Brasil e decidiu não só trocar de partido, mas de grupo político.
Agora ele reforça a pré-campanha a prefeito do colega vereador Arion Nasihgil.

Sargento Dionir

Três chapas

Pelo andar da carruagem, a oposição deve ter três chapas para vereador: Podemos, MDB e PL. O Podemos já tem dois puxadores de voto: Juca e Dionir.

No MDB também: Moacir e Padeiro.

Resta saber quem será o time a ser escalado pelo PL, justamente o partido do pré-candidato a prefeito do grupo.

Blog do Jadir

Continue lendo

Política

Juca e Dionir se filiam ao Podemos e anunciam apoio a Arion

O Podemos recebeu na manhã desta quinta-feira (7) a filiação de dois vereadores: Juca e Sargento Dionir.

Publicado

em

Imagem de Divulgação

A janela partidária mal e mal abriu e já foram registradas as primeiras trocas partidárias em Marechal Cândido Rondon. O Podemos recebeu na manhã desta quinta-feira (7) a filiação de dois vereadores: Juca e Sargento Dionir.
Juca é oriundo do MDB, partido que inclusive presidia. Sua filiação ao Podemos já vinha se desenhando, devido a afinidade que tem com o partido de longa data. A possibilidade, inclusive, já foi ventilada aqui no Blog algumas vezes em postagens anteriores.
A maior surpresa, que já não é tão surpreendente assim, foi a filiação do Sargento Dionir. Oriundo do grupo de situação, Dionir estava insatisfeito no União Brasil e decidiu não só trocar de partido, mas de grupo político. Agora ele reforça a pré-campanha a prefeito do colega vereador Arion Nasihgil.
Três chapas
Pelo andar da carruagem, a oposição deve ter três chapas para vereador: Podemos, MDB e PL. O Podemos já tem dois puxadores de voto: Juca e Dionir.

No MDB também: Moacir e Padeiro.

Resta saber quem será o time a ser escalado pelo PL, justamente o partido do pré-candidato a prefeito do grupo.

Continue lendo

Política

Vereador Sargento Dionir confirma saída do grupo de situação

Hoje ele assina no novo partido que ainda mantém em segredo

Publicado

em

Imagem de Divulgação

O vereador Sargento Dionir Briesch, do grupo de situação, confirmou nesta quarta-feira (06), que deixou o grupo e que hoje assina no novo partido, o qual ainda mantém em segredo.

Conforme o sargento, ontem pela manhã se reuniu com o prefeito Marcio Rauber e comunicou sua saída do grupo.

Nos bastidores politicos, a noticia não causa muito impacto, pois comentários antigos ja davam conta da aproximação de Dionir com o grupo de oposição: entenda-se o grupo do pré-candidato a prefeito Arion Nasihgil.

O sargento deverá deixar o União Brasil para filiar-se em outro partido, aproveitando a janela partidária que será aberta hoje.

Ele confirmou sua saída do grupo de situação, e que nesta quinta-feira (07), com a abertura da janela partidária, assinará ficha no seu novo partido.

Dionir foi categórico ao dizer que não tem volta.

Um dos destinos prováveis cogitados é que ele vá para o PL, partido de Arion.

Quem também estaria namorando a sigla é o vereador Cleiton Freitag, o Gordinho do Suco.

A proximidade está clara nos ultimos acontecimentos e até mesmo Arion foi padrinho de batismo do filho de Gordinho.

Nesta quarta (06) Gordinho do Suco que cumpre agenda em Curitiba, esteve reunido com o deputado estadual Marcel Micheletto, e pousou para foto.

Dentre os assuntos discutidos, eles teriam conversado sobre a eleição municipal em Marechal Rondon.

Continue lendo

Marechal Rondon

Reconhecimento a um líder exemplar: Fernando Barros Fenner recebe Medalha de Honra ao Mérito de Marechal Cândido Rondon

Na última segunda-feira, dia 4 de março de 2024, o plenário da Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon foi palco de uma emocionante cerimônia. Em uma sessão solene, o presidente da Sicredi Aliança Paraná São Paulo, Fernando Barros Fenner, foi agraciado com a Medalha de Honra ao Mérito, concedida pela Câmara de Vereadores.

Publicado

em

Foto Divulgação Assessoria

Na última segunda-feira, dia 4 de março de 2024, o plenário da Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon foi palco de uma emocionante cerimônia. Em uma sessão solene, o presidente da Sicredi Aliança Paraná São Paulo, Fernando Barros Fenner, foi agraciado com a Medalha de Honra ao Mérito, concedida pela Câmara de Vereadores.

A propositura, apresentada pelo vereador João dos Santos, o Juca, reconheceu a trajetória profissional exemplar de Fenner, um líder cuja dedicação e compromisso com o desenvolvimento da comunidade são evidentes em cada ação.

O evento não apenas celebrou as realizações de Fenner, mas também destacou sua conduta ética e sua capacidade de liderança, que o elevaram à presidência de uma das maiores cooperativas de crédito do país.

A indicação para a honraria remonta a junho de 2022, quando Fernando Barros Fenner ainda ocupava o cargo de diretor executivo da Sicredi Aliança Paraná/São Paulo. Presente na cooperativa e na cidade de Marechal Cândido Rondon desde 2013, sua liderança tem sido marcada por iniciativas inovadoras e pelo compromisso com o bem-estar dos associados e da sociedade em geral.

Fenner expressou sua gratidão pela homenagem, ressaltando que ela representa não apenas uma conquista pessoal, mas também um reconhecimento do trabalho de toda a equipe da Sicredi. “Este é um momento muito especial para mim, mas também para todos aqueles que compartilham da visão e dos valores que guiam nossa cooperativa”, declarou o presidente da Sicredi.

A Medalha de Honra ao Mérito concedida a Fernando Barros Fenner é mais do que um símbolo de reconhecimento; é um testemunho do impacto positivo que um líder dedicado pela comunidade e e pela Sicredi Aliança Paraná/São Paulo.

Continue lendo

Marechal Rondon

Oscar Nasihgil é o novo presidente do PL em Marechal Rondon

Publicado

em

O advogado Oscar Nasihgil foi confimado pela direção nacional do Partido Liberal (PL) como novo presidente da sigla no município de.

Ele precede o filho, Arion Nasihgil, pré-candidato a prefeito, que pretende concorrer pelo partido na eleição de 2024. Ele, no entanto, deve aguardar a janela partidária em março para sair do Progressistas e entrar no PL.

Há cerca de uma semana, Arion foi recebido pessoalmente pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, na sede do partido em Brasília. Ele foi acompanhado dos deputados Marcel Micheletto e Fernando Giacobo.

Preto no branco

Continue lendo

CASA DAS BATERIAS

Previsão do tempo

Facebook

Termos de uso e responsabilidade

É proibido a reprodução de todo ou qualquer parte deste site sem autorização prévia, como determina a lei nº 9.610 de 19 de fevereiro/98.
Todo conteúdo aqui exposto, visa a informação, a imparcialidade e a transparência.