Política
Prefeito Jones reassume comando da prefeitura de Entre Rios do Oeste
Publicado
em
por
Marechal AgoraO prefeito de Entre Rios do Oeste, Jones Neuri Heiden, reassumiu hoje o cargo de chefe do Executivo após 10 dias de afastamento.
Neste período ficou no exercício do cargo, o vice-prefeito Ari Aloísio Maldaner.
A cerimônia aconteceu no gabinete do Paço Municipal, ocasião em que o vice Ari agradeceu aos secretários e servidores, que foram , segundo disse, companheiros durante este período.
Na oportunidade, o prefeito Jones também destacou o empenho do vice-prefeito na gestão municipal e enalteceu a importância do quadro de servidores para a obtenção de resultados satisfatórios.
Fonte Difusora
Política
Câmara pode analisar hoje pedido para instalar comissão de ética no caso Gordinho do Suco
Publicado
em
26 de agosto de 2024por
Marechal AgoraFoi protocolado na Câmara de Marechal Cândido Rondon há alguns dias uma representação com base do escândalo envolvendo o vereador Gordinho do Suco (PP).
Os fatos denunciados pelo Blog do Jadir configuram clara conduta de quebra de decoro parlamentar e, por conta disso, foi solicitado que a Câmara instale Comissão de Ética para apurar a questão, que pode levar até mesmo à cassação do mandato do Gordinho do Suco.
O requerimento foi acatado pela mesa diretiva da Câmara, que deve submetê-lo para apreciação do plenário em sessão ordinária, o que pode acontecer já nesta segunda-feira (26). Os vereadores terão que decidir através de votação em plenário pela instalação da comissão ou pelo arquivamento do caso.
Existem rumores de que uma articulação de bastidores estaria promovendo o voto pelo arquivamento da representação. Por isso, a expectativa para o posicionamento dos vereadores é grande.
Com dois dos três candidatos a prefeito e mais um candidato a vice-prefeito, bem como com vários vereadores buscando a reeleição, será que algum vereador terá coragem de posicionar-se contra a instalação da Comissão de Ética?
A votação mostrará!
Relembre o caso
Em um trabalho de jornalismo investigativo, o Blog do Jadir confirmou uma denúncia envolvendo o vereador rondonense Cleiton Freitag, o Gordinho do Suco, e seu assessor parlamentar, Victor Kressin.
A denúncia apontava que Kressin, ao invés de exercer suas funções legislativas, para as quais é pago com dinheiro público, dedica-se à venda de imóveis na imobiliária de seu chefe, durante o horário de expediente na Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon.
Encontramos evidências nas redes sociais e em outras fontes confiáveis que corroboram as acusações de uso impróprio de recursos públicos. Além disso, acompanhamos a rotina do assessor e ainda simulamos o interesse pela compra de um imóvel, o que confirmou toda a prática que configura improbidade administrativa, peculato de uso e corrupção passiva.
Fonte/ Blog do Jadir
Eleições
Backes não paga dívida e justiça determina bloqueio de suas contas bancárias
Juíza Berenice Ferreira Silveira Nassar, determinou o bloqueio de suas contas bancárias em função de uma dívida que não foi paga
Publicado
em
16 de agosto de 2024por
Marechal AgoraO vereador e pré-candidato a prefeito Adriano Backes (PP) começa a campanha política com dor de cabeça. Na semana passada a Justiça de Marechal Cândido Rondon, através de uma decisão da juíza Berenice Ferreira Silveira Nassar, determinou o bloqueio de suas contas bancárias em função de uma dívida que não foi paga.
Trata-se de um processo que tramita no Juizado Especial Cível de Marechal Cândido Rondon. Adriano Backes está sendo processado pelo advogado Mateus Eron Jope, que cobra o pagamento de uma dívida de R$ 14.390,90 referente à prestação de serviços advocatícios.
Backes havia contratado o advogado para mover uma ação indenizatória contra terceiro em função de supostos ataques que havia sofrido no Facebook. Depois, desistiu do processo. Porém, o contrato assinado com o advogado previa o pagamento de honorários contratuais em caso de desistência.
A defesa de Backes alegou falsificação de assinatura e que o contrato foi assinado sem a presença de testemunhas, o que, segundo ele, invalidaria o documento. Mas a juíza rejeitou essas alegações e determinou a continuidade da execução, com o bloqueio de ativos financeiros para garantir o pagamento da dívida.
Se nenhum acordo for feito e Backes não pagar a dívida, o processo continuará.
Por Blog do Jadir Zimmerman
Eleições
Jaimer Tasso: Um Novo Horizonte para Marechal Cândido Rondon
À medida que o cenário político de Marechal Cândido Rondon se aquece com a aproximação das eleições municipais, Jaimer Tasso anuncia sua pré-candidatura à vereança, anunciando uma gestão inovadora e comprometida. Apoiando a chapa de pré-candidatos a prefeito, Arion Nasihgil e vice, Claiton Schilindwein, Tasso se destaca como um pré-candidato com visão de futuro e uma sólida experiência em políticas públicas e ambientais.
Publicado
em
8 de junho de 2024por
Marechal AgoraÀ medida que o cenário político de Marechal Cândido Rondon se aquece com a aproximação das eleições municipais, Jaimer Tasso anuncia sua pré-candidatura à vereança, anunciando uma gestão inovadora e comprometida. Apoiando a chapa de pré-candidatos a prefeito, Arion Nasihgil e vice, Claiton Schilindwein, Tasso se destaca como um pré-candidato com visão de futuro e uma sólida experiência em políticas públicas e ambientais.
Com uma promessa de dedicação às famílias da cidade, Tasso afirma: “Estou preparado para exercer um papel significativo no legislativo municipal. Meu foco é trabalhar para oferecer mais dignidade às famílias e fiscalizar o executivo com rigor, além de propor projetos que melhorem a vida de todos, no campo e na cidade. Estou disposto a dedicar todos os meus esforços pelo bem do nosso município.”
Nascido em Pinhalzinho, SC, Jaimer Tasso é um homem de família, casado há 32 anos com Marilei e pai de Jackson e Jamilly. Sua formação acadêmica é robusta, com graduação em Processos Gerenciais e pós-graduação em Perícia e Auditoria Ambiental, complementada por sua formação técnica em Meio Ambiente. No âmbito profissional, Tasso já serviu como Secretário de Agricultura e Política Ambiental, Assessor Parlamentar e Conselheiro Tutelar, acumulando uma vasta experiência que o qualifica para a função pública.
A pré-campanha de Jaimer Tasso é construída sobre os pilares da integridade, inovação e um compromisso inabalável com o desenvolvimento sustentável. Seu histórico profissional demonstra uma capacidade única de aliar crescimento econômico com responsabilidade ambiental, posicionando-o como uma ótima opção para representar os interesses dos cidadãos de Marechal Cândido Rondon.
Com uma pré-campanha que já começa com muita força, Tasso se apresenta não apenas como um pré-candidato, mas como um visionário pronto para guiar o município rumo ao seu sonho de um futuro pujante e sustentável para toda a comunidade.
Por: Assessoria
Marechal Rondon
Arion Nasihgil conquista mais de meio milhão em recursos para a agricultura rondonenseArion Nasihgil
O valor foi indicado no Orçamento Geral da União pela deputada federal Leandre Dal Ponte (PSD), a pedido de Arion.
Publicado
em
14 de maio de 2024por
Marechal AgoraO vereador rondonense Arion Nasihgil (PL) cumpriu agenda na última semana em Curitiba, onde, dentre outras conquistas, anunciou para Marechal Cândido Rondon a conquista de R$ 520.000,00 em recursos federais para a compra de máquinas e equipamentos pela Secretaria Municipal de Agricultura.
O valor foi indicado no Orçamento Geral da União pela deputada federal Leandre Dal Ponte (PSD), a pedido de Arion.
O vereador destacou seu compromisso com o interior e o agronegócio de Marechal Cândido Rondon e reforçou que continuará trabalhando de maneira incansável por melhorias em todos os setores do município.
“É com imensa satisfação que, junto da deputada Leandre, trazemos mais esse recurso do Governo Federal para nosso município, desta vez auxiliando diretamente nossas comunidades, produtores e o próprio agronegócio rondonense, através da compra de máquinas e equipamentos que servirão para trabalhar em favor do nosso interior”, finalizou Arion.
Política
Pedrinho Tonelli é definido pré-canduidato a vice da situação em Quatro Pontes
Quem encabeçará a chapa é Max Wickert
Publicado
em
26 de abril de 2024por
Marechal AgoraEm reunião política realizada na noite desta quinta-feira, Pedrinho Tonelli, do MDB, foi oficialmente anunciado como pré-candidato a vice-prefeito de Quatro Pontes.
O encontro contou com a presença de representantes dos partidos PL, União Brasil e MDB, onde se consolidou a união das siglas e a decisão estratégica para as eleições municipais deste ano.
Max Wickert, que lançou sua pré-candidatura a prefeito, expressou sua confiança na chapa formada, destacando a preparação para os desafios que se avizinham.
Pedrinho Tonelli, atualmente preside o legislativo de Quatro Pontes e tem uma vasta trajetória política com 5 mandatos de vereador, sendo três como presidente.
Já Max Wickert, é atualmente secretário de Saúde na gestão do Prefeito João Laufer e Vice Tiago Hansel.
Sobre os pré-candidatos a vereador, a dupla informou que serão lançados aproximadamente vinte nomes.
Fonte: Rádio Tropical FM
Marechal Rondon
Claiton Schlindwein economista e professor é anunciado vice na chapa de Arion
Publicado
em
26 de abril de 2024por
Marechal AgoraFortalecendo a sua candidatura, o pré-candidato a prefeito, Arion Nasihgil, anunciou hoje o economista e professor Claiton Schlindwein (PODEMOS) como pré-candidato a vice-prefeito na sua chapa. A escolha, que era aguardada pelo meio político local e vinha dando frutos a discussões animadas entre os eleitores, promete adicionar uma nova etapa à corrida eleitoral.
Claiton Schlindwein também é conhecido por sua atuação no serviço comunitário. Com mais de 20 (vinte) anos dedicados ao Lions Club, passando por vários cargos nesta entidade filantrópica, Claiton tem um histórico de envolvimento em iniciativas de voluntariado que beneficiaram inúmeras pessoas na comunidade.
No setor privado, Schlindwein tem uma vasta experiência no setor bancário onde atua há 35 (trinta e cinco) anos, dos quais 28 (vinte e oito) anos como gerente da Caixa Econômica Federal. Além de professor, também foi Diretor na Faculdade de Ensino Superior de Marechal Cândido Rondon – PR (ISEPE) por mais de 5 (cinco) anos. Com várias especializações na área de gestão, sua grande experiência prática no trabalho com pessoas e serviços, é vista como um trunfo valioso para a chapa de Arion, que tem como foco o desenvolvimento econômico e social de Marechal Cândido Rondon, prometendo uma gestão séria e de qualidade.
Arion elogiou a expertise de Claiton em suas áreas de atuação e sua visão para o crescimento econômico sustentável de nosso município. “Prometemos que traríamos um nome de peso para essa disputa, que efetivamente soubesse fazer gestão com excelência, e hoje cumprimos com essa palavra. Muito antes de apenas angariarmos votos, estamos preocupados em fazer Marechal Cândido Rondon crescer e se desenvolver como um município de potencial regional e estadual. Claiton tem a seriedade, a credibilidade e a confiança que um vice-prefeito precisa para auxiliar o gestor a construir um município como sempre sonhamos. Estamos falando de um economista, professor, bancário, com vasta atuação em nossa sociedade. Administração pública não depende apenas de boas promessas e discursos bonitos, mas sim de conhecimento, experiência e sabedoria, e isso o Claiton tem de sobra”, declarou Arion.
Respondendo ao anúncio, Claiton Schlindwein compartilhou sua visão para a cidade e reiterou seu compromisso com a pré-campanha. “Estou honrado em me juntar ao Arion nesta jornada. Nossa colaboração é uma promessa de políticas que irão impactar positivamente todos os cidadãos de Marechal Cândido Rondon, fomentando não apenas o crescimento econômico, mas também a inclusão e o bem-estar social”, afirmou.
A adição de Claiton Schlindwein à chapa é um sinal claro de que a campanha de Arion está se posicionando para sinalizar aos eleitores, que valorizam a experiência prática, sobre a seriedade e o comprometimento ético que serão aplicados na proposta de gestão para o município. O compromisso de trazer uma gestão com pessoas técnicas e experientes está se consolidando.
À medida que as eleições se aproximam, a chapa ArionNasihgil e Claiton Schlindwein se destaca como uma força significativa, prometendo trazer à população propostas inovadoras para o alcance das metas e objetivos pré-estipulados nessa corrida eleitoral.
Política
O vice está definido, mas o anúncio será só na sexta
A decisão está tomada, mas o véu do mistério ainda não foi levantado. Quem será o vice do Arion?
Publicado
em
24 de abril de 2024por
Marechal AgoraNas últimas semanas o assunto tem dominado as rodas de conversa sobre política. Teve até enquete em grupo de WhatsApp. Muitos nomes ventilados, alguns descartados, outros com chances.
É certo que um pequeno grupo de pessoas já sabe quem é. A decisão foi tomada numa reunião realizada na noite de ontem. O martelo está batido, a fumaça branca finalmente saiu na chaminé.
Nos conclaves do Vaticano, leva algum tempo entre a fumaça branca até a apresentação oficial do novo Papa na varanda central da Basílica de São Pedro. Por aqui também será assim. Os rondonenses só saberão quem será o vice na próxima sexta-feira (26), quando o nome deverá ser oficialmente apresentado.
Até lá, seguem os rumores fervilhando nas esquinas e redes sociais. Cada qual tentando adivinhar quem foi o escolhido para caminhar ao lado de Arion Nasihgil na campanha que se aproxima.
Política
Policial Fábio confirma pré-candidatura a vereador em Marechal Rondon
Nesse contexto, o policial Fábio revelou a sua intenção de concorrer pelo partido PL, ao lado do vereador Arion Nasihgil, que é pré-candidato a prefeito pela oposição.
Publicado
em
24 de abril de 2024por
Marechal AgoraFábio tem demonstrado sua influência nas redes sociais, contando com quase 20 mil seguidores quando somadas suas diversas plataformas, esse número expressivo sugere que seu público é composto por pessoas engajadas nas redes digitais e simpatizantes a seus conteúdos publicados.
O soldado Fábio Fockink estabeleceu residência em Marechal Cândido Rondon desde janeiro de 2020, integrando as forças de segurança da cidade a partir de setembro do mesmo ano. Atualmente, ele atua no 19º Batalhão de Polícia Militar na patrulha comercial, sendo reconhecido, principalmente, por sua presença marcante nas redes sociais por meio do Pulei Rondon.
Fábio tem demonstrado sua influência nas redes sociais, contando com quase 20 mil seguidores quando somadas suas diversas plataformas, esse número expressivo sugere que seu público é composto por pessoas engajadas nas redes digitais e simpatizantes a seus conteúdos publicados.
Ressalta-se que o mesmo foi candidato a Deputado Estadual pelo DC Democracia Cristã no último pleito, conquistando 723 votos em Marechal Cândido Rondon e um total de 1.383 votos. Considerando que ele reside na cidade há apenas dois anos, essa votação expressiva é notável. Hoje, ele oficializa sua pré-candidatura a vereador em Marechal, o que pode surpreender muitos em relação ao seu potencial de votação.
Conforme estabelecido pela Constituição Federal de 1988, militares da ativa têm o direito de se candidatar às eleições sem a obrigatoriedade de filiação partidária, conforme o artigo 142, 3º, V.
Embora não possam estar vinculados a partidos políticos enquanto estiverem em serviço ativo, os militares alistáveis são elegíveis para cargos eletivos. Nesse contexto, o policial Fábio revelou a sua intenção de concorrer pelo partido PL, ao lado do vereador Arion Nasihgil, que é pré-candidato a prefeito pela oposição.
Política
Integrante da AROBA diz que convênios foram bloqueados por possível perseguição política
AROBAS – É uma Associação, sem fins lucrativos, fundada 11/12/2010. Em 2012 o projeto passou a ser denominado – “DESENVOLVENDO O BASQUETE E FORMANDO CIDADÃOS”, sendo seu principal objetivo a prática desportiva formadora de atletas e a prestação de serviços de proteção social a crianças e adolescentes de Marechal Cândido Rondon e região.
Publicado
em
9 de abril de 2024por
Marechal AgoraEstá circulando nas mídias sociais um vídeo em que o Vereador Juca (PODEMOS) conversa com um integrante da comissão técnica da AROBA ( Associação Rondonense de Basquete). No vídeo, o integrante da associação, Rafael Martins, diz que ele e a entidade sofrem perseguição política.
De acordo com Martins, a Associação, ganhou um, chamamento público, que chegou a ser homologado em dois lotes de aproximadamente R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais), todavia, no momento de assinar e liberar os recursos, somente a AROBA fora deixada de lado e todas as outras entidades que desenvolvem um trabalho com comunidade rondonense receberam. Segundo Martins, inexplicavelmente a somente a associação de basquetebol não recebeu, o que compromete os trabalhos sociais desenvolvidos pela entidade em diversos bairros do município.
Ainda, no vídeo Rafael Martins diz não entender a declaração do secretário de esportes Diogo Schneider (o Bolha), que em reunião com representantes da Associação, supostamente teria dito que a Administração não assinaria o convênio dos lotes. Até o momento, de acordo com o integrante da associação esportiva, não foi apresentada nenhuma justificativa plausível para a não assinatura do convênio, fato este que estaria prejudicando não só a Associação, mas centenas de crianças que atendidas pelo projeto.
O QUE É A AROBAS?
DESENVOLVENDO O BASQUETE E FORMANDO CIDADÃOS
É uma Associação, sem fins lucrativos, fundada 11/12/2010. Em 2012 o projeto passou a ser denominado – “DESENVOLVENDO O BASQUETE E FORMANDO CIDADÃOS”, sendo seu principal objetivo a prática desportiva formadora de atletas e a prestação de serviços de proteção social a crianças e adolescentes de Marechal Cândido Rondon e região. No decorrer de sua história o projeto formou diversos atletas e conquistou inúmeros títulos, dentre os principais: Bicampeã Brasileira dos jogos escolares da juventude, e mais tarde, representou o Brasil no Mundial realizado em Poreč-Croácia em 2017. Além disso, o mesmo ainda busca oportunizar o Basquete como alternativa aos alunos da rede pública e particular, ajudando o convívio de diferentes classes sociais, através do “Esporte como meio de Educação e inclusão Social”, além de proporcionar a iniciação desportiva da modalidade e ao mesmo tempo uma forma de socialização e interação no grupo e na sociedade.
Trabalhos desenvolvidos.
HORÁRIOS
UNIOESTE – UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ
EQUIPES SUB-17 E SUB-19
Segunda: 17h30 às 19h30
Terça: 16h30 às 18h30
Quarta: 19h30 às 21h00
Quinta: 16h30 às 18h30
Sexta: 18h00 às 20h00
HORÁRIOS
Escolinhas (7 a 11 anos)
Escola Mun. Criança Feliz – Segunda e Quarta: 17h30 às 18h30
Escola Mun. Bento Munhoz – Segunda e Quarta: 17h30 às 18h30
Escola Mun. Érico Verissímo – Segunda e Quarta: 17h30 às 18h30
Escola Mun. Jean Piaget – Terça e Quinta: 17h30 às 18h30
Escola Mun. Ana Paula – Terça e Quinta: 17h30 às 18h30
HORÁRIOS
SUB-13 E SUB-15
Colégio Estadual Antônio Maximiliano Ceretta
Segunda e Quarta: 16h30 às 17h30
Sexta: 16h30 às 18h00
HORÁRIOS
ADULTO E MASTER
UNIOESTE – CAMPUS MAL. CÂN. RONDON
Master Masculino – Terças: 19h00 às 20h00Adulto Masculino – Quartas: 20h00 às 21h00
Adulto Feminino – Quintas: 20h00 às 21h00
Política
Tribunal mantém condenação de Neco no caso da “rachadinha” e ele fica inelegível
Mesmo que ainda cabem novos recursos junto ao próprio Tribunal de Justiça e também no Superior Tribunal de Justiça, este ano Neco não poderá ser candidato.
Publicado
em
27 de março de 2024por
Marechal AgoraA 2ª Câmara do Tribunal de Justiça do Paraná manteve a condenação do vereador rondonense Dorivaldo Kist, o Neco, no caso da “rachadinha”. A condenação, agora em segunda instância, deixa o vereador inelegível por oito anos.
Neco havia sido condenado em primeira instância à pena de três anos e 10 meses de reclusão, pela prática do crime de concussão. Ele foi foi acusado e condenado por exigir parte do salário de uma funcionária indicada por ele para um cargo comissionado na Prefeitura de Marechal Cândido Rondon.
O caso veio à tona em 2019 e chegou a gerar um processo de cassação do seu mandato, que não vingou.
Alegações da defesa
Durante o processo, a defesa do vereador argumentou que as provas contra ele eram inválidas, baseando-se na teoria da “árvore dos frutos envenenados”, por não terem sido obtidas legalmente.
No entanto, essa alegação foi rejeitada pelo Tribunal, que considerou as gravações realizadas pela funcionária e as mensagens trocadas entre ela e o vereador como provas lícitas, uma vez que foram consentidas por um dos interlocutores, a própria vítima.
Decisão mantida
A decisão do Tribunal de Justiça manteve a condenação do vereador, enfatizando a validade das provas apresentadas e destacando a gravidade do abuso de poder para fins de extorsão.
Por conta disso, a pena está mantida, porém a prisão foi convertida para que ele preste 1.404 horas de serviços à comunidade e pague a quantia correspondente a 10 salários mínimos.
Inelegível
Atualmente ocupando cadeira na Câmara Municipal na condição de suplente do União Brasil, Neco não poderá disputar a eleição municipal de 2024, pela lei da ficha limpa que impede que políticos condenados em segunda instância sejam elegíveis durante o cumprimento da pena e mais oito anos.
Mesmo que ainda cabem novos recursos junto ao próprio Tribunal de Justiça e também no Superior Tribunal de Justiça, este ano Neco não poderá ser candidato.