Contato: (45) 99901-7480

Marechal Rondon

Se tem uma profissão honesta, é a do político, diz Lula

“O político vai pra rua, a mãe dele é xingada, ele é xingado. Muitas vezes o político merece ser xingado e todo mundo sabe disso. Mas quando você coloca todo mundo em um balaio, acontece sempre uma coisa pior”, afirmou o presidente

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta sexta-feira (28), que, “se tem uma profissão honesta, é a do político”.

A declaração foi dada em uma cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, na qual sancionou o acordo que reajusta em 9% os salários dos servidores públicos federais.

O petista reforçou ao longo de seu discurso a importância de se valorizar a contratação de “seres humanos” para a melhoria de serviços públicos e a necessidade de se aumentar o salário de servidores para que os melhores profissionais aceitem se mudar para Brasília.

“Não tem saída. A gente tem que melhorar o salário das pessoas para ter as pessoas de melhor qualidade aqui. As pessoas fazem um mau juízo de valor no funcionalismo público”, disse Lula.

“A mania que a sociedade brasileira tem de ser convencida a não gostar de política, a não acreditar em política, achar que todo político é corrupto e todo mundo que não é político é honesto, é o que leva esse país a ter eleito um Jânio Quadros com a vassourinha, leva o Bolsonaro a ser eleito, ‘pescador de marajá’, acrescentou.

O presidente afirmou que, enquanto seu mandato durar, o funcionalismo público brasileiro será tratado com respeito.

Digo sempre que o político precisa aprender a se defender. Porque é normal criar a imagem que político é todo mundo ladrão. Isso está disseminado no meio do povo. Agora, veja que engraçado, eu às vezes acho que, se tem uma profissão honesta, é a do político. Ele pode virar ladrão porque ele é ladrão, mas a profissão é o único concurso que a cada quatro anos você precisa refazer.Lula

Ao afirmar que, “se tem uma profissão honesta, é a do político”, Lula argumentou que é a única profissão cujo “concurso” precisa ser refeito a cada quatro anos.

“Se o cidadão faz concurso na Petrobras, fica lá até morrer. No Banco do Brasil, fica lá até morrer. Na Presidência, na universidade. A não ser que cometa algo muito grave que vai ser exonerado do serviço público”, completou.

“O político vai pra rua, a mãe dele é xingada, ele é xingado. Muitas vezes o político merece ser xingado e todo mundo sabe disso. Mas quando você coloca todo mundo em um balaio e não consegue fazer a diferenciação de quem é quem, acontece sempre uma coisa pior”, continuou o presidente.

Lula disse que fez essa declaração “para que a gente aprenda a separar o joio do trigo e aprenda quem é quem na política”.

O reajuste será concedido de forma linear a todas as categorias e começa a contar na folha a partir de 1° de maio, sendo pago no salário de 1° de junho, segundo o Planalto.

Ao todo, serão beneficiadas diretamente mais de 1 milhão de pessoas no Brasil, que terão mais poder de compra, com um impacto direto na economia de cerca de R$ 11 bilhões ao longo deste ano.

O governo lembra ainda que esse é o primeiro acordo para reajuste de servidores públicos desde 2016.

POR CNN

Furto

Churrasqueira é furtada de residência em Marechal Rondon

Uma moradora da Rua Concórdia, em Marechal Cândido Rondon, foi vítima de furto durante a madrugada de sábado (29).

Publicado

em

Uma moradora da Rua Concórdia, em Marechal Cândido Rondon, foi vítima de furto durante a madrugada de sábado (29).

A mulher relatou à Polícia Militar que dormiu por volta da meia-noite e, ao acordar às 7h30, percebeu que sua churrasqueira, que estava na garagem, havia sido furtada. A vítima não soube informar a marca do objeto.

A Polícia Militar registrou o caso e orientou a vítima.

Por Marechal Agora

Continue lendo

Furto

Marginais fazem a limpa em residência de Marechal Rondon

Uma residência localizada na Rua Espírito Santo, Centro de Marechal Cândido Rondon, foi alvo de furto na tarde de sábado (29).

Publicado

em

Uma residência localizada na Rua Espírito Santo, Centro de Marechal Cândido Rondon, foi alvo de furto na tarde de sábado (29).

A vítima relatou à Polícia Militar que saiu para trabalhar por volta das 8h e, ao retornar às 13h15, encontrou a porta de entrada arrombada. Diversos alimentos, roupas, um par de botas, perfume e hidratantes foram levados pelos criminosos. A vítima não soube precisar a quantidade de itens furtados e nem as marcas dos produtos.

A Polícia Militar realizou patrulhamento nas imediações, mas nenhum suspeito foi localizado.

Por Marechal Agora

Continue lendo

Apreensão de drogas

Homem que vendia drogas pela internet é preso em Marechal Rondon

Um homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas na Rua Canário, bairro São Francisco, em Marechal Cândido Rondon, na manhã de sábado (29).

Publicado

em

Polícia Militar

Um homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas na Rua Canário, bairro São Francisco, em Marechal Cândido Rondon, na manhã de sábado (29).

A Polícia Militar realizava patrulhamento na região quando avistou o suspeito, já conhecido por anunciar a venda de entorpecentes pelas redes sociais.

Ao perceber a presença da viatura, o homem demonstrou nervosismo e tentou entrar em uma residência. Durante a abordagem, foram encontrados 120 gramas de maconha divididos em cinco tabletes.

O indivíduo foi preso e encaminhado à 47ª DRP, juntamente com a droga e seu celular.

Com apoio de outras equipes e um cão K9 do BPFron, mais buscas foram feita na casa, mas nenhum outro ilícito foi encontrado.

Por: Ponto da Notícia

Continue lendo

Marechal Rondon

Inovação do agro cria novas profissões em busca de sustentabilidade

O agro tem utilizando, por exemplo, questões de tecnologia na irrigação, onde você tem aí uma irrigação inteligente ou por gotejamento, você tem um aumento de 25 a 30% na eficiência do uso da água e um aumento aí de 15 a 20% na produtividade de algumas culturas

Publicado

em

O agronegócio sempre foi um dos pilares da economia brasileira. O setor é conhecido por romper barreiras, inovar e sustentar o crescimento do país. O agro sempre buscou novas tecnologias para facilitar a manufatura dos processos, otimizar tempo e automatizar.

A inovação começou com o uso de drones, que são cada vez mais utilizados na aplicação de agrotóxicos e fertilizantes e no mapeamento de pragas. Além disso, outras ferramentas de análise de solo, de plantio, colheita e de controle de qualidade auxiliam no gerenciamento de insumos e materiais a fim de reduzir perdas e custos adicionais.

Além dos drones, outras tecnologias são essenciais para o campo. Ao Jornal Opção, o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Goiás (Senar), Dirceu Borges, afirmou que a lista é vasta e servem para auxiliar na produção em massa do setor. “Essas tecnologias trazem uma maior sustentabilidade para o setor, para atividade, competitividade e claro, lucro para os nossos produtores que estão cada vez mais atentos e utilizando essas tecnologias”, diz.

Esses processos são responsáveis por um grande passo na inovação do agronegócio. Eles são utilizados, por exemplo, para monitorar uma plantação com mais facilidade e praticidade, utilizando de informações enviadas por aplicativos.

De acordo com Dirceu, as novas tecnologias aumentam a produtividade e eficiência, com sustentabilidade. Isso, para ele, é “um grande ganho para o agronegócio, onde essas tecnologias vêm aumentar a eficiência, seja na utilização de insumos, seja na automação de tarefas ali, seja na produtividade e também, claro, prezando sempre a sustentabilidade tanto ambiental como do negócio”.

Para ele, o avanço tecnológico traz um equilibrio que ocorre com a diminuição de custos e o aumento da sustentabilidade. “Os benefícios principais são a redução de custos no que tange a econômia e a sustentabilidade ambiental do negócio. O agro tem utilizando, por exemplo, questões de tecnologia na irrigação, onde você tem aí uma irrigação inteligente ou por gotejamento, você tem um aumento de 25 a 30% na eficiência do uso da água e um aumento aí de 15 a 20% na produtividade de algumas culturas”, diz.

“Colhetadeiras inteligentes, autônomos, aumentam aí até 10 a 15% na eficiência operacional nos custos de colheita ou plantio. A agricultura de precisão, onde a gente fala de geolocalização e mapeamento, a gente pode levantar dados aí numa redução de 10 a 15% no uso de insumos agrícolos e aumento de 15 a 20% na produtividade, então isso são dados”, continuou.

Emprego e capacitação

O superintendente avalia que com o avanço tecnológico os empregos mais antigos devem se manter, mas abrindo espaço para novas profissões. “Várias profissões ali no campo se mantêm, como a gente diz, com um perfil aprimorado, mais capacitado para operacionalizar todas essas tecnologias. Mas também vem surgindo outras como engenheiros de automação agrícola, para o desenvolvimento de manutenção de equipamentos automatizados, tem o especialistas em IoTs agrícolas, que fazem a instalação e manutenção desses sensores; técnicos em agricultura de precisão, engenheiro de irrigação, especialistas em bioinsumos, biotecnologia, analista de imagens de satélites, pilotos de drones, esses são os que vêm surgindo. Mas claro que não descartamos os demais”, afirma.

De acordo com o professor Alisson Harmyans, da Escola de Agronomia da UFG, a capacitação contínua amplia chances de emprego com salários melhores. “As capacitações contínuas em novas tecnologias agrícolas ampliam as chances de emprego e melhores remunerações, devido à escassez de mão de obra qualificada e o dinamismo do setor. A cada safra chegam novos mecanismos que facilitam a vida do produtor na corrida por melhores resultados. Na maioria das vezes, a capacitação humana não segue o ritmo da inovação”.

O professor avalia que, do ponto de vista operacional, é necessário capacitação profissional. “O desenvolvimento profissional por meio da capacitação adequada proporciona o conhecimento de mercado e comercialização agrícola, sabendo onde e quando investir. Do ponto de vista operacional, o profissional qualificado, está apto a conduzir novos equipamentos e maquinários, sem receios de aderir as novas tecnologias”, completou.

Por Jornal Opção

Continue lendo

Marechal Rondon

Paranaense fatura mais de R$ 1,6 milhão na Lotofácil

Um apostador de Cascavel, no Oeste do Paraná, ficou por apenas um número de faturar o prêmio milionário.

Publicado

em

Um paranaense de Apucarana, na região Norte, teve um final de semana para comemorar, pois acertou os 15 números do sorteio 3142 da Lotofácil, realizado no último sábado.

Com uma aposta simples, o paranaense acertou todos os números do sorteio e faturou a bolada de R$1.695.851,91.

Um apostador de Cascavel, no Oeste do Paraná, ficou por apenas um número de faturar o prêmio milionário. Com uma aposta simples realizada na Lotérica Cancelli, o cascavelense acertou 14 dezenas do sorteio, faturando R$1.786,85.

Apostas de Curitiba, Maringá, Maripá, Ponta Grossa e Terra Roxa também acertaram 14 números.

Por Catve.com

Continue lendo

Marechal Rondon

Rondonenses voltam a jogar neste domingo nos JAPS

Marechal Cândido Rondon sedia, de sexta-feira (28) a domingo (30), a decisão da fase regional dos JAPS (Jogos Abertos do Paraná).

Publicado

em

Marechal Cândido Rondon sedia, de sexta-feira (28) a domingo (30), a decisão da fase regional dos JAPS (Jogos Abertos do Paraná). Quatro equipes rondonenses competiram neste sábado (29). Os times da casa voltam a jogar no domingo.

O voleibol feminino venceu São Miguel do Iguaçu, e tem encontro marcado com Toledo, às 10h de domingo. O elenco masculino ganhou de Santa Helena, e volta a jogar diante de Foz do Iguaçu, às 11h30 de domingo. As partidas ocorrem no Ginásio do Colégio Evangélico Martin Luther.

O handebol feminino jogou contra Santa Helena. No domingo, tem encontro agendado para as 9h15. Os jogos acontecem no Ginásio do Colégio Luterano Rui Barbosa.

O futsal feminino joga neste momento diante de Foz do Iguaçu, no Ginásio de Esportes Ney Braga. Se perder, jogará às 9h15. Já caso vencer, o próximo duelo será às 10h30.

Continue lendo

Furto

Residência é alvo de furto qualificado em Marechal Rondon

Na noite de 28 de junho de 2024, a Polícia Militar de Marechal Cândido Rondon atendeu uma ocorrência de furto qualificado na Rua das Flores, bairro São Matheus.

Publicado

em

Na noite de 28 de junho de 2024, a Polícia Militar de Marechal Cândido Rondon atendeu uma ocorrência de furto qualificado na Rua das Flores, bairro São Matheus.

A vítima, E, relatou que ao retornar do trabalho encontrou a porta lateral de sua casa arrombada.

Foram furtados 160 reais em dinheiro, 6 kg de carne, doces e alimentos. Não há informações sobre câmeras de segurança na vizinhança que possam ter registrado o crime.

Por: Marechal Agora

Continue lendo

Golpe

Estelionatário dá golpe em venda de Fiat Uno em Marechal Rondon

Na tarde de 28 de junho de 2024, a Polícia Militar de Marechal Cândido Rondon atendeu uma ocorrência de estelionato na região central da cidade.

Publicado

em

Na tarde de 28 de junho de 2024, a Polícia Militar de Marechal Cândido Rondon atendeu uma ocorrência de estelionato na região central da cidade.

O Sr. A anunciou um veículo Fiat Uno por 10 mil reais nas redes sociais e um terceiro intermediador negociou o carro por 4.500 reais com o Sr. R, sem repassar o valor ao vendedor e bloqueando ambas as partes após as transferências via Pix.

A vítima foi orientada quanto aos procedimentos cabíveis e o caso foi encaminhado à polícia judiciária.

Por: Marechal Agora

Continue lendo

Furto

Bicicleta é furtada de empresa em Marechal Rondon

No final da tarde de 28 de junho de 2024, a Polícia Militar de Marechal Cândido Rondon foi acionada para atender uma ocorrência de furto de bicicleta em uma empresa.

Publicado

em

No final da tarde de 28 de junho de 2024, a Polícia Militar de Marechal Cândido Rondon foi acionada para atender uma ocorrência de furto de bicicleta em uma empresa.

Conforme relato da vítima, a senhora M, e imagens de segurança, um indivíduo de casaco vermelho e mochila furtou a bicicleta por volta das 16h54min.

A equipe policial realizou buscas, mas não localizou o autor até o momento da lavratura do boletim de ocorrência.

Por: Marechal Agora

Continue lendo

Marechal Rondon

Polícia prende homem por importunação sexual em Marechal Rondon

No início da tarde de 28 de junho de 2024, a Polícia Militar de Marechal Cândido Rondon foi acionada para atender uma ocorrência de importunação sexual próximo ao Colégio Estadual.

Publicado

em

No início da tarde de 28 de junho de 2024, a Polícia Militar de Marechal Cândido Rondon foi acionada para atender uma ocorrência de importunação sexual próximo ao Colégio Estadual.

Um indivíduo foi acusado de importunar cinco meninas menores de idade, exibindo-se e masturbando-se.

O suspeito, identificado como V, foi localizado a cerca de 200 metros do colégio e reconhecido pelas vítimas.

Ele foi conduzido à Delegacia Regional de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis, acompanhados pelo diretor do colégio e os responsáveis das menores.

Por: Marechal Agora

Continue lendo

CASA DAS BATERIAS

Previsão do tempo

Facebook

Termos de uso e responsabilidade

É proibido a reprodução de todo ou qualquer parte deste site sem autorização prévia, como determina a lei nº 9.610 de 19 de fevereiro/98.
Todo conteúdo aqui exposto, visa a informação, a imparcialidade e a transparência.