Contato: (45) 99901-7480

Marechal Rondon

Vamos conhecer um pouco da história de Marechal Cândido Rondon, antes e depois da Maripá

A retomada de colonização da região só teve início quando a Maripá adquiriu a Fazenda Britânia e estudou a região para colonizá-la. Era 1946, ano que marcou toda a região Oeste

Publicado

em

Vista da Vila General Rondon, na década de 1950.

A história do município se divide em duas partes, antes e depois da Maripá, a Industrial Madeireira Colonizadora Rio Paraná S/A. Antes da Maripá, a região foi habitada por espanhóis e ingleses, devido ao grande interesse pela exploração da erva-mate e madeira. Os ingleses conseguiram legalidade para a exploração desta região, concebida em dívida do Brasil com a Inglaterra referente à aquisição de equipamento ferroviário.

QUER PARTICIPAR DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP? É SÓ CLICAR AQUI E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO!!!

A região chegou a prosperar, mas com a permanência da Coluna Prestes, a Fazenda Britânia e o Porto Britânia foram destruídos e com isso a região “enfraqueceu” um pouco.

A retomada de colonização da região só teve início quando a Maripá adquiriu a Fazenda Britânia e estudou a região para colonizá-la. Era 1946, ano que marcou toda a região Oeste, pois foi a partir deste ano que a colonização verdadeiramente aconteceu.

As primeiras visitas feitas nesta região por pessoas interessadas na compra de terras ocorreram por volta de 1949, mas a aquisição de terras, de acordo com os primeiros moradores, se deu no ano seguinte. A Maripá vendeu as terras para colonos gaúchos e catarinenses.

Em março de 1950 ocorreram as primeiras derrubadas de árvores, iniciando a construção da vila, segundo os pioneiros, os primeiros clarões foram abertos nas proximidades onde atualmente é a Delegacia da Polícia Civil, iniciando-se, desta forma, a construção da Avenida Rio Grande do Sul, nome dado em homenagem aos primeiros moradores vindos daquele estado.

A colonização foi predominantemente teuto-gaúcha[7]. Os primeiros colonizadores trazidos e fixados em terras “rondonenses” chegaram em 7 de março de 1950, sendo eles: Erich Ritscher, Antonio Rockembach e Oswaldo Heinrich. Em 14 de abril chegou Beno Weirich e no mesmo ano, em 21 de junho, fixou residência no local, sua esposa Alice Weirich e seu irmão Lauro Mathias Weirich, mas foi a partir de 1951 que efetivamente a migração sulina tomou vulto, configurando um novo quadro populacional na região. As primeiras casas construídas foram na região oeste da cidade, as margens do Arroio Borboleta, este sendo usado como fonte de água. Os colonizadores em sua grande maioria eram de descendência alemã, vindos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Segundo relatos de pioneiros, o povoado chegou a ser chamado de “Vila Flórida” e em 6 de julho de 1953, o núcleo populacional (ainda sem nome oficial) foi promovido a distrito administrativo de Toledo, denominado de General Rondon, sob a Lei municipal nº17.

A partir desta data o distrito de General Rondon participava da administração política de Toledo, elegendo vereadores e tendo subprefeitos indicados pela prefeitura de Toledo.

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do MARECHAL AGORA pelo WhatsApp (45) 99017480

O oeste paranaense estava em um grande desenvolvimento, e vários núcleos populacionais não paravam de crescer e esse foi um dos motivos pelo qual o deputado estadual Luis Alberto Dall’ Canale, filho de um ex-diretor da Maripá e presidente da Assembleia Legislativa na época, entrou com um Projeto de Lei para a criação de vários municípios da região Oeste do Paraná – General Rondon, Palotina, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Matelândia, Guaraniaçu, Corbélia e Catanduvas.

Assim foram criados 58 municípios, e no dia 25 de julho de 1960 o governador Moisés Lupion sancionou a Lei 4.245, emancipando vários deles, e a vila General Rondon continuava no meio da listagem. A partir desta data a “vila” passou a ser denominada Marechal Cândido Rondon.

O nome da cidade se deu em homenagem a Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-1958), militar, geógrafo, conhecido como “sertanista e desbravador”, em 1955 o Congresso Nacional aprovou uma lei especial conferindo-lhe o posto de marechal, por este motivo, o nome da cidade não ficou General Rondon, e também foi acrescentado o nome Cândido.

Criado o município, o governador providenciou sua instalação oficial, que aconteceu no dia 15 de setembro de 1960, quando visitava a região Oeste do Paraná. Nesta oportunidade nomeou Ari Branco da Rosa como prefeito interino.

Em 1961 aconteceram eleições para o governo do Estado, e quando Ney Braga assumiu o governo do Paraná, anulou todos os atos dos prefeitos nomeados pelo governo anterior. Consta em documentos oficiais da prefeitura municipal de Marechal Cândido Rondon que a mesma lei que instalou mais 18 novos municípios no Paraná, em seus artigos 24 e 25, determinou também que a instalação deles seria feita com a posse dos respectivos prefeitos e vereadores a serem eleitos.

Assim, os novos prefeitos, agora eleitos pelo voto popular, iniciaram a sua administração com o saldo zero em caixa. O prefeito eleito de Marechal Cândido Rondon, Arlindo Alberto Lamb, iniciou a sua administração com doações espontâneas que foram feitas no dia 2 de dezembro, data de sua posse e dos vereadores também eleitos no primeiro pleito deste município, realizado em novembro.

De acordo com o novo governo (Ney Braga) a instalação oficial do município é 2 de dezembro de 1961, no dia da posse do prefeito e vereadores eleitos pelo voto popular. Os vereadores eleitos na primeira eleição de Marechal foram: Helmuth Priesnitz, Erno Greef, Harry Pydd, Lindolfo Viekotter, Teobaldo Loffi, Aldo Alievi, Reinoldo Vengrad, Luís Groff, Waldomiro Backs e Alfredo Wanderer.[8]

Cultura

Possui uma forte influência da cultura germânica, demonstrada na arquitetura e pelo idioma Alemão brasileiro[9] ainda muito falado entre os mais velhos. Estima-se que 80% da população seja desta descendência.

A cultura e os aspectos culturais existentes em Marechal Cândido Rondon exploram a influência da ocupação inicial através do turismo, aproveitando a denominação de cidade de tradições germânicas. Nessa cidade os pontos turísticos são o portal e o centro de eventos (Mais conhecidos).

O principal turismo local é o turismo cultural, desenvolvido através da exploração da histórica influência cultural alemã na colonização inicial do município, que é caracterizada através da arquitetura, música, danças, gastronomia e bebidas tipicamente alemãs.

Esta influência cultural pode ser percebida na arquitetura da cidade, principalmente em construções de importância turística, retratando o estilo colonial ou enxaimel, estilos típicos alemães. Isso ocorre no Portal do município e no Centro de Eventos, em estilo enxaimel, o qual ostenta 34 fachadas diferentes, que representam estilos de construção de 34 diferentes cidades alemãs.

A influência cultural alemã também pode ser verificada nas festas municipais como a Oktoberfest (a maior do Paraná), através da música e das apresentações dos grupos culturais, sempre em idioma alemão, assim como também está presente na gastronomia destes eventos, quando são servidos pratos típicos alemães, como o eisbein e o kassler, sempre servidos com chope.

Essas festas podem ser compreendidas também como tributo aos primeiros colonizadores do município e de manutenção da sua herança cultural, uma vez que nas décadas seguintes várias etnias e seus aspectos culturais vieram a se somar aos costumes dos primeiros colonizadores.

Outro grande evento é a Festa Nacional do Boi no Rolete, onde é organizada a Expo Rondon sempre na semana em que se comemora o aniversário do município, no dia 25 de julho.

Geografia

O município de Marechal Cândido Rondon está localizado na Mesorregião Geográfica Oeste Paranaense e na Microrregião de Toledo, entre as coordenadas 24º 26’ e 24º 46’ de latitude sul e 53º 57’ e 54º 22’ de longitude oeste.

Limita-se ao norte com o município de Mercedes, a nordeste com Nova Santa Rosa, a leste com Quatro Pontes, a sudeste com Toledo e Ouro Verde do Oeste, a sudoeste com Pato Bragado, ao sul com São José das Palmeiras e Entre Rios do Oeste e com a República do Paraguai (Lago de Itaipu) a oeste.

O município é composto pela sede municipal e sete distritos: Bom Jardim, Iguiporã, Margarida, Novo Horizonte, Novo Três Passos, Porto Mendes e São Roque.

De acordo com o IBGE o PIB do município em 2007 foi de R$ 749.131 (mil), ficando na 27ª posição entre o 399 municípios paranaenses. Marechal também tem destaque no estado no que se refere à qualidade de vida, seu IDH (2000) de 0,829 é o 8º do Paraná e o 144º do Brasil.

Clima

O clima é subtropical úmido mesotérmico (tipo Cfa), com verões quentes, sem estação seca e com poucas geadas (em média 3 geadas por ano). A região de Marechal é marcada por épocas de intensas chuvas de verão seguida por estiagem acentuada, sucedida por período subtropical, sem intervalo seco, mas com seca provocada pelo intenso frio de inverno, com temperaturas médias anuais inferiores a 15 °C.

Segundo dados da estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) no município, em operação desde novembro de 2006, a menor temperatura registrada em Marechal Cândido Rondon foi de -2,4 °C em 6 de julho de 2019 e a maior atingiu 40,1 °C em 17 de outubro de 2014.[11] O maior acumulado de precipitação em 24 horas foi de 127,6 milímetros (mm) em 12 de dezembro de 2009. Outros grandes acumulados iguais ou superiores a 100 mm foram: 116,4 mm em 10 de fevereiro de 2018, 110,6 mm em 26 de abril de 2012, 108 mm em 20 de setembro de 2018, 102,6 mm em 10 de dezembro de 2015, 101,8 mm em 19 de agosto de 2011 e 100,6 mm em 14 de junho de 2014.

Fonte Wikipédia/ inclusão de partes Paulo Otenio/ Marechal Agora

Marechal Rondon

Arion e Claiton anunciam seus coordenadores e realizam novo treinamento com os pré-candidatos

O advogado e professor, Dr. Oscar Nasihgil – Coordenador Geral;
O empresário do setor financeiro, Marcos Werle – Coordenador Executivo. 

Publicado

em

O evento, descontraído e com vasta programação, teve como objetivos principais a apresentação dos coordenadores, escolhidos por consenso entre os partidos citados e instruções aos pré-candidatos. Para a coordenação foram anunciados: 
O advogado e professor, Dr. Oscar Nasihgil – Coordenador Geral;
O empresário do setor financeiro, Marcos Werle – Coordenador Executivo. 
“O PODEMOS não só referenda, como entende que a decisão conjunta de nomeação dos coordenadores foi acertada, considerando a ampla experiência do Dr. Oscar, também presidente do PL local e do empresário de sucesso Marcos, somando na construção de um plano de governo e pré-campanha profícuos aos nossos pré-candidatos”, comenta o presidente do PODE (Podemos), João Eduardo dos Santos, Vereador Juca.
Para a representante do MDB Mulher, Amélia Grams, “a escolha destes nomes para a coordenação dos trabalhos, reflete as melhores intenções para com o movimento que se está sendo realizado. Com experiência, o MDB Mulher municipal segue projetando uma cidade cada dia melhor para o povo de Marechal Cândido Rondon”.
O evento também contou com várias instruções aos pré-candidatos a respeito do planejamento executado na pré-campanha. O Coordenador geral, Dr. Oscar Nasihgil, demonstrou imensa satisfação com o evento salientando que “temos um grupo de pessoas boas e dedicadas para servir ao próximo. Estou feliz e satisfeito com a atual conjuntura da pré-campanha, ao mesmo que traçamos juntos várias metas de trabalho, tudo em prol do desenvolvimento do nosso município”.
Além de comentar sobre o planejamento estratégico, o Coordenador Executivo, Marcos Werle, comentou a sua escolha. “É um prazer e uma grande honra ter recebido de pessoas com vastas experiências a confiança de um trabalho tão grandioso. Tenho grandes lideranças ao meu lado e vamos executar todas nossas estratégias de forma coletiva. Acreditamos e confiamos nos nossos pré-candidatos. Nosso compromisso é com toda população rondonense sempre buscando o melhor para minha cidade. Iremos executar nosso trabalho com muita responsabilidade, compromisso, dedicação. Trabalharemos incansavelmente com muito afinco, transparência e sobretudo, com ética”. 
O pré-candidato a prefeito, Arion Nasihgil, encerrou o evento comemorando a escolha dos coordenadores e fazendo um breve balanço. “A escolha dos coordenadores norteará o foco dos trabalhos e trará ainda mais apoio aos pré-candidatos. Saliento ainda sobre a enorme quantidade de pessoas que estão se unindo ao meu sonho de dar uma cidade digna para todos”. Arion Nasihgil também complementou, parafraseando uma expressão do pré-candidato a Vice-Prefeito, Claiton Schilindwein, que “’ninguém largará a mão de ninguém’, seguiremos juntos, unidos e dispostos a trabalhar por nosso povo, ordeiro e trabalhador”, encerra Arion. 

Continue lendo

Marechal Rondon

Homem é vítima de tentativa de homicídio em Marechal Rondon e Polícia investiga

A vítima, de 40 anos, apresentava vários ferimentos pelo corpo. Ela foi encaminhada para a UPA Marechal

Publicado

em

Foto: Reprodução

A Policia Civil de Marechal Cândido Rondon está trabalhando a fim de esclarecer os fatos, em relação aos envolvidos e as circunstâncias, que originaram um crime de tentativa de homicídio na noite deste último domingo (12).

Segundo informações, o Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 22h45 para socorrer um homem vítima de agressões e esfaqueamento na Rua Talismã, cruzamento com a Rua Estrela, no bairro Botafogo.

A vítima, de 40 anos, apresentava vários ferimentos pelo corpo. Ela foi encaminhada para a UPA Marechal e, mais tarde, transferida para o Hospital Bom Jesus em Toledo.

Conforme o Delegado Dr. Pedro Lucena, um inquérito já foi instaurado para apurar toda a situação e identificar o autor do crime para que este seja responsabilizado pelos seus atos.

Continue lendo

Acidente

Homem é vitima de descarga elétrica em Novo Três Passos

Durante a noite uma equipe do SAMU realizou a transferência do homem para o Hospital Bom Jesus, em Toledo.

Publicado

em

Bombeiros e SAMU na UPA de Marechal
Foto Paulo Otenio

O Corpo de Bombeiros de Marechal Cândido Rondon foi acionado por volta das 18 horas desta segunda-feira, para atender a uma vitima de choque elétrico.

A situação ocorreu em uma empresa no distrito rondonense de Novo Três Passos e a vitima foi um homem de 36 anos.

Não foram revelados detalhes de como o acidente de trabalho aconteceu, porém a vitima deu entrada para atendimento na UPA-Marechal.

Durante a noite uma equipe do SAMU realizou a transferência do homem para o Hospital Bom Jesus, em Toledo.

Difusora

Continue lendo

Marechal Rondon

Cachorro foge de casa e ataca criança na rua

A equipe policial se deslocou até a Unidade de Pronto Atendimento, para onde a criança havia sido encaminhada para receber cuidados médicos.

Publicado

em

Aconteceu no Bairro São Lucas

Situação ocorreu no Bairro São Lucas

A situação ocorreu no princípio da tarde desta segunda-feira (13), a Rua Santo André, no Bairro São Lucas.

No local o solicitante relatou que seu cão havia escapado da residência e teria atacado e ferido uma criança que passava pelo local.

A equipe policial se deslocou até a Unidade de Pronto Atendimento, para onde a criança havia sido encaminhada para receber cuidados médicos.

Na ocasião a mãe da vitima relatou não ter no momento a intenção de fazer alguma representação pois aguardava atendimento, mas que o faria mais tarde comparecendo na Delegacia de Policia de Mal. Cândido Rondon.

Boletim PM

Continue lendo

Marechal Rondon

Arion Nasihgil conquista mais de meio milhão em recursos para a agricultura rondonenseArion Nasihgil

O valor foi indicado no Orçamento Geral da União pela deputada federal Leandre Dal Ponte (PSD), a pedido de Arion.

Publicado

em

O valor foi indicado no Orçamento Geral da União pela deputada federal Leandre Dal Ponte (PSD), a pedido de Arion.

O vereador rondonense Arion Nasihgil (PL) cumpriu agenda na última semana em Curitiba, onde, dentre outras conquistas, anunciou para Marechal Cândido Rondon a conquista de R$ 520.000,00 em recursos federais para a compra de máquinas e equipamentos pela Secretaria Municipal de Agricultura.

O valor foi indicado no Orçamento Geral da União pela deputada federal Leandre Dal Ponte (PSD), a pedido de Arion.

O vereador destacou seu compromisso com o interior e o agronegócio de Marechal Cândido Rondon e reforçou que continuará trabalhando de maneira incansável por melhorias em todos os setores do município.

“É com imensa satisfação que, junto da deputada Leandre, trazemos mais esse recurso do Governo Federal para nosso município, desta vez auxiliando diretamente nossas comunidades, produtores e o próprio agronegócio rondonense, através da compra de máquinas e equipamentos que servirão para trabalhar em favor do nosso interior”, finalizou Arion.

Continue lendo

Marechal Rondon

Claiton Schlindwein economista e professor é anunciado vice na chapa de Arion

Publicado

em

Fortalecendo a sua candidatura, o pré-candidato a prefeito, Arion Nasihgil, anunciou hoje o economista e professor Claiton Schlindwein (PODEMOS) como pré-candidato a vice-prefeito na sua chapa. A escolha, que era aguardada pelo meio político local e vinha dando frutos a discussões animadas entre os eleitores, promete adicionar uma nova etapa à corrida eleitoral.

Claiton Schlindwein também é conhecido por sua atuação no serviço comunitário. Com mais de 20 (vinte) anos dedicados ao Lions Club, passando por vários cargos nesta entidade filantrópica, Claiton tem um histórico de envolvimento em iniciativas de voluntariado que beneficiaram inúmeras pessoas na comunidade. 

No setor privado, Schlindwein tem uma vasta experiência no setor bancário onde atua há 35 (trinta e cinco) anos, dos quais 28 (vinte e oito) anos como gerente da Caixa Econômica Federal. Além de professor, também foi Diretor na Faculdade de Ensino Superior de Marechal Cândido Rondon – PR (ISEPE) por mais de 5 (cinco) anos. Com várias especializações na área de gestão, sua grande experiência prática no trabalho com pessoas e serviços, é vista como um trunfo valioso para a chapa de Arion, que tem como foco o desenvolvimento econômico e social de Marechal Cândido Rondon, prometendo uma gestão séria e de qualidade.

Arion elogiou a expertise de Claiton em suas áreas de atuação e sua visão para o crescimento econômico sustentável de nosso município. “Prometemos que traríamos um nome de peso para essa disputa, que efetivamente soubesse fazer gestão com excelência, e hoje cumprimos com essa palavra. Muito antes de apenas angariarmos votos, estamos preocupados em fazer Marechal Cândido Rondon crescer e se desenvolver como um município de potencial regional e estadual. Claiton tem a seriedade, a credibilidade e a confiança que um vice-prefeito precisa para auxiliar o gestor a construir um município como sempre sonhamos. Estamos falando de um economista, professor, bancário, com vasta atuação em nossa sociedade. Administração pública não depende apenas de boas promessas e discursos bonitos, mas sim de conhecimento, experiência e sabedoria, e isso o Claiton tem de sobra”, declarou Arion.

Respondendo ao anúncio, Claiton Schlindwein compartilhou sua visão para a cidade e reiterou seu compromisso com a pré-campanha. “Estou honrado em me juntar ao Arion nesta jornada. Nossa colaboração é uma promessa de políticas que irão impactar positivamente todos os cidadãos de Marechal Cândido Rondon, fomentando não apenas o crescimento econômico, mas também a inclusão e o bem-estar social”, afirmou.

A adição de Claiton Schlindwein à chapa é um sinal claro de que a campanha de Arion está se posicionando para sinalizar aos eleitores, que valorizam a experiência prática, sobre a seriedade e o comprometimento ético que serão aplicados na proposta de gestão para o município. O compromisso de trazer uma gestão com pessoas técnicas e experientes está se consolidando.

À medida que as eleições se aproximam, a chapa ArionNasihgil e Claiton Schlindwein se destaca como uma força significativa, prometendo trazer à população propostas inovadoras para o alcance das metas e objetivos pré-estipulados nessa corrida eleitoral.

Continue lendo

Marechal Rondon

Eisbein será nesta sexta (12) em Nova Santa Rosa

O evento faz parte das festividades de 48 anos de emancipação político-administrativa do município, comemorado no dia 29 de abril.

Publicado

em

Assessoria

O tradicional Jantar Típico Alemão – Eisbein, ocorre nesta sexta-feira (12) em Nova Santa Rosa. A 32ª edição do evento será realizada no Centro de Eventos Joia do Oeste, com recepção a partir das 19h30 e cerimonial às 20h. A noite contará com diversos atrativos, entre eles apresentação dos grupos de dança alemã, e baile com o Grupo Gralha Azul. 
O Eisbein é promovido pela Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Nova Santa Rosa – Acinsar, com apoio da Prefeitura de Nova Santa Rosa. O evento faz parte das festividades de 48 anos de emancipação político-administrativa do município, comemorado no dia 29 de abril.

Continue lendo

Marechal Rondon

Novo CIS e unidade de coleta de sangue são inaugurados em Marechal Rondon

Outro ato está programado para as 8h30 de sexta-feira (05). Trata-se da inauguração da estrutura da UBS (Unidade Básica de Saúde), no distrito de São Roque.

Publicado

em

Assessoria

Durante solenidade realizada nesta tarde de quinta-feira (04), em Marechal Cândido Rondon, foram inaugurados o CIS Friedrich Rupprecht Seyboth (Centro Integrado de Saúde), e a Unidade de Coleta de Sangue Haroldo Alberto Güttges.
A frente de honra esteve composta pelo prefeito Marcio Rauber, vice Ilario Hofestaetter (Ila), pelas secretárias municipais de Saúde, Marciane Specht, e de Assistência Social, Josiane Laborde Rauber, que representou todos os secretários, pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Soldado Sauer, que representou todos os vereadores, por Dieter Michael Seyboth e Wilmar Güttges, que usaram a palavra em nome dos familiares dos homenageados, pelo padre Sérgio Rodrigues e pelo pastor Alfredo Bischoff, por Vânia Frigotto, da 20ª Regional de Saúde de Toledo , pela capitã Marcela Schwendler, do Corpo de Bombeiros, e pelo tenente Elvio Valadão, da 1ª Companhia do BPFron, Adelaide Pickler e Scharles Abbeg, dos Lions Clubes, pelo presidente da Acimacar (Associação Comercial e Empresarial), Paulo Grenzel, e pelo prefeito de Quatro Pontes, João Laufer.
Em seu pronunciamento, o mandatário municipal expôs a transformação da saúde de Marechal Rondon, que antes se encontrava em uma situação vexatória, para uma saúde de excelência devido aos amplos investimentos no setor.
“De 2017 para cá os partos voltaram a acontecer na rede pública, a nossa saúde realiza cirurgias, temos a UPA, Farmácia Básica com remédios para pacientes das redes pública e privada, quatro UBS (unidades básicas de saúde), programas Acamados e Remédio em Casa, frota renovada de veículos, entre tantos outros investimentos. Graças ao esforço de toda a equipe, temos uma saúde de referência na região e em nível de Paraná”, frisou Rauber.

Investimento
A reforma e a ampliação do CIS, situado à rua 7 de Setembro, na sede municipal, receberam em torno de R$ 1 milhão em recursos, dos quais R$ 447.055,00 do governo federal, via Ministério da Saúde, e outros R$ 548.371,49 provenientes de recursos próprios da administração municipal rondonense.
Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, abrangendo serviço médico, clínico, pediátrico, ginecológico, enfermagem, exames preventivos e de mamografia, nutricional, odontológico e psicológico, realização de vacinas e atendimento da equipe de epidemiologia.
A moderna estrutura abriga a primeira unidade de coleta de sangue do Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná), referência em âmbito estadual. Os atendimentos serão iniciados na próxima semana, nas segundas, quintas e sextas-feiras.

São Roque
Outro ato está programado para as 8h30 de sexta-feira (05). Trata-se da inauguração da estrutura da UBS (Unidade Básica de Saúde), no distrito de São Roque.

Continue lendo

Marechal Rondon

SESC disponibiliza vagas para trabalhar como Técnico de Manutenção

Inscrições podem ser realizadas até dia 08 de abril

Publicado

em

Difusora

O SESC (Serviço Social do Comércio) de Marechal Cândido Rondon está oportunizando vagas para trabalhar como Técnico de Manutenção.

A educação no SESC possui uma abordagem diferenciada, para atender da melhor forma as pequenas e grandes pessoas, futuro da sociedade em geral.

O grande objetivo do Sesc é contribuir na formação de cidadãos e transformar vidas através da educação, com essa oportunidade você ou alguém que você conheça, pode estar colaborando com esta causa.

A jornada de trabalho semanal do oficio “Técnico de Manutenção” é de 44h, de segunda à sábado, na cidade de Marechal Cândido Rondon, as exigências para o cargo são: ter o a escolaridade do ensino médio completo e experiência de no mínimo 6 meses trabalhando na área preterida.

O salário proposto é de R$3,064,22.

As inscrições estão sendo realizadas pelo site: www.sescpr.com.br/trabalhe-conosco , até o dia 08 de abril.

O Sesc de Marechal se localiza na Rua 12 de Outubro, número 1700.

Continue lendo

Marechal Rondon

Associação da Linha Palmital organiza a 24ª Festa do Frango

Fichas antecipadas devem ser adquiridas com a diretoria, aos valores de R$ 50,00 para adultos e R$ 20,00 para crianças.

Publicado

em

Assessoria

A Associação de Moradores da Linha Palmital organiza a 24ª Festa do Frango. O jantar está programado para as 20h de 14 de abril (sábado), na associação de moradores. Integrantes da diretoria da associação de moradores estiveram nesta quarta-feira (03) na prefeitura de Marechal Cândido Rondon, onde foram recepcionados pelo prefeito Marcio Rauber.
Estiveram presentes ao encontro, o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Backes, os diretores das secretarias de Assistência Social, Rogério Scherer (Picão) e Valdir Sachser (Valdirzinho), de Infraestrutura, Dante Tonezer, e de Mobilidade, Adriane Vorpagel, os vereadores Vanderlei Sauer, presidente do Legislativo, e Carlinhos Silva. A associação esteve representada pelo presidente Olivio Hermann, tesoureiro João Podkowa, secretário Ildo Pesente, e conselheiro fiscal Alvicio Henckel.
Por ocasião do jantar, serão servidos peito de frango recheado, rocambole de frango, salada de frango, coxa, sobrecoxa, vinagrete, estrogonofe de frango, frango xadrez, cuca e saladas.
Fichas antecipadas devem ser adquiridas com a diretoria, aos valores de R$ 50,00 para adultos e R$ 20,00 para crianças. Mais informações pelos telefones (45) 99924-5651 e 99915-3140. Após o jantar, haverá baile com a dupla Ball e Wagner.

Continue lendo

CASA DAS BATERIAS

Previsão do tempo

Facebook

Termos de uso e responsabilidade

É proibido a reprodução de todo ou qualquer parte deste site sem autorização prévia, como determina a lei nº 9.610 de 19 de fevereiro/98.
Todo conteúdo aqui exposto, visa a informação, a imparcialidade e a transparência.