Contato: (45) 99901-7480

Marechal Rondon

Vamos conhecer um pouco da história de Marechal Cândido Rondon, antes e depois da Maripá

A retomada de colonização da região só teve início quando a Maripá adquiriu a Fazenda Britânia e estudou a região para colonizá-la. Era 1946, ano que marcou toda a região Oeste

Publicado

em

Vista da Vila General Rondon, na década de 1950.

A história do município se divide em duas partes, antes e depois da Maripá, a Industrial Madeireira Colonizadora Rio Paraná S/A. Antes da Maripá, a região foi habitada por espanhóis e ingleses, devido ao grande interesse pela exploração da erva-mate e madeira. Os ingleses conseguiram legalidade para a exploração desta região, concebida em dívida do Brasil com a Inglaterra referente à aquisição de equipamento ferroviário.

QUER PARTICIPAR DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP? É SÓ CLICAR AQUI E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO!!!

A região chegou a prosperar, mas com a permanência da Coluna Prestes, a Fazenda Britânia e o Porto Britânia foram destruídos e com isso a região “enfraqueceu” um pouco.

A retomada de colonização da região só teve início quando a Maripá adquiriu a Fazenda Britânia e estudou a região para colonizá-la. Era 1946, ano que marcou toda a região Oeste, pois foi a partir deste ano que a colonização verdadeiramente aconteceu.

As primeiras visitas feitas nesta região por pessoas interessadas na compra de terras ocorreram por volta de 1949, mas a aquisição de terras, de acordo com os primeiros moradores, se deu no ano seguinte. A Maripá vendeu as terras para colonos gaúchos e catarinenses.

Em março de 1950 ocorreram as primeiras derrubadas de árvores, iniciando a construção da vila, segundo os pioneiros, os primeiros clarões foram abertos nas proximidades onde atualmente é a Delegacia da Polícia Civil, iniciando-se, desta forma, a construção da Avenida Rio Grande do Sul, nome dado em homenagem aos primeiros moradores vindos daquele estado.

A colonização foi predominantemente teuto-gaúcha[7]. Os primeiros colonizadores trazidos e fixados em terras “rondonenses” chegaram em 7 de março de 1950, sendo eles: Erich Ritscher, Antonio Rockembach e Oswaldo Heinrich. Em 14 de abril chegou Beno Weirich e no mesmo ano, em 21 de junho, fixou residência no local, sua esposa Alice Weirich e seu irmão Lauro Mathias Weirich, mas foi a partir de 1951 que efetivamente a migração sulina tomou vulto, configurando um novo quadro populacional na região. As primeiras casas construídas foram na região oeste da cidade, as margens do Arroio Borboleta, este sendo usado como fonte de água. Os colonizadores em sua grande maioria eram de descendência alemã, vindos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Segundo relatos de pioneiros, o povoado chegou a ser chamado de “Vila Flórida” e em 6 de julho de 1953, o núcleo populacional (ainda sem nome oficial) foi promovido a distrito administrativo de Toledo, denominado de General Rondon, sob a Lei municipal nº17.

A partir desta data o distrito de General Rondon participava da administração política de Toledo, elegendo vereadores e tendo subprefeitos indicados pela prefeitura de Toledo.

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do MARECHAL AGORA pelo WhatsApp (45) 99017480

O oeste paranaense estava em um grande desenvolvimento, e vários núcleos populacionais não paravam de crescer e esse foi um dos motivos pelo qual o deputado estadual Luis Alberto Dall’ Canale, filho de um ex-diretor da Maripá e presidente da Assembleia Legislativa na época, entrou com um Projeto de Lei para a criação de vários municípios da região Oeste do Paraná – General Rondon, Palotina, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Matelândia, Guaraniaçu, Corbélia e Catanduvas.

Assim foram criados 58 municípios, e no dia 25 de julho de 1960 o governador Moisés Lupion sancionou a Lei 4.245, emancipando vários deles, e a vila General Rondon continuava no meio da listagem. A partir desta data a “vila” passou a ser denominada Marechal Cândido Rondon.

O nome da cidade se deu em homenagem a Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-1958), militar, geógrafo, conhecido como “sertanista e desbravador”, em 1955 o Congresso Nacional aprovou uma lei especial conferindo-lhe o posto de marechal, por este motivo, o nome da cidade não ficou General Rondon, e também foi acrescentado o nome Cândido.

Criado o município, o governador providenciou sua instalação oficial, que aconteceu no dia 15 de setembro de 1960, quando visitava a região Oeste do Paraná. Nesta oportunidade nomeou Ari Branco da Rosa como prefeito interino.

Em 1961 aconteceram eleições para o governo do Estado, e quando Ney Braga assumiu o governo do Paraná, anulou todos os atos dos prefeitos nomeados pelo governo anterior. Consta em documentos oficiais da prefeitura municipal de Marechal Cândido Rondon que a mesma lei que instalou mais 18 novos municípios no Paraná, em seus artigos 24 e 25, determinou também que a instalação deles seria feita com a posse dos respectivos prefeitos e vereadores a serem eleitos.

Assim, os novos prefeitos, agora eleitos pelo voto popular, iniciaram a sua administração com o saldo zero em caixa. O prefeito eleito de Marechal Cândido Rondon, Arlindo Alberto Lamb, iniciou a sua administração com doações espontâneas que foram feitas no dia 2 de dezembro, data de sua posse e dos vereadores também eleitos no primeiro pleito deste município, realizado em novembro.

De acordo com o novo governo (Ney Braga) a instalação oficial do município é 2 de dezembro de 1961, no dia da posse do prefeito e vereadores eleitos pelo voto popular. Os vereadores eleitos na primeira eleição de Marechal foram: Helmuth Priesnitz, Erno Greef, Harry Pydd, Lindolfo Viekotter, Teobaldo Loffi, Aldo Alievi, Reinoldo Vengrad, Luís Groff, Waldomiro Backs e Alfredo Wanderer.[8]

Cultura

Possui uma forte influência da cultura germânica, demonstrada na arquitetura e pelo idioma Alemão brasileiro[9] ainda muito falado entre os mais velhos. Estima-se que 80% da população seja desta descendência.

A cultura e os aspectos culturais existentes em Marechal Cândido Rondon exploram a influência da ocupação inicial através do turismo, aproveitando a denominação de cidade de tradições germânicas. Nessa cidade os pontos turísticos são o portal e o centro de eventos (Mais conhecidos).

O principal turismo local é o turismo cultural, desenvolvido através da exploração da histórica influência cultural alemã na colonização inicial do município, que é caracterizada através da arquitetura, música, danças, gastronomia e bebidas tipicamente alemãs.

Esta influência cultural pode ser percebida na arquitetura da cidade, principalmente em construções de importância turística, retratando o estilo colonial ou enxaimel, estilos típicos alemães. Isso ocorre no Portal do município e no Centro de Eventos, em estilo enxaimel, o qual ostenta 34 fachadas diferentes, que representam estilos de construção de 34 diferentes cidades alemãs.

A influência cultural alemã também pode ser verificada nas festas municipais como a Oktoberfest (a maior do Paraná), através da música e das apresentações dos grupos culturais, sempre em idioma alemão, assim como também está presente na gastronomia destes eventos, quando são servidos pratos típicos alemães, como o eisbein e o kassler, sempre servidos com chope.

Essas festas podem ser compreendidas também como tributo aos primeiros colonizadores do município e de manutenção da sua herança cultural, uma vez que nas décadas seguintes várias etnias e seus aspectos culturais vieram a se somar aos costumes dos primeiros colonizadores.

Outro grande evento é a Festa Nacional do Boi no Rolete, onde é organizada a Expo Rondon sempre na semana em que se comemora o aniversário do município, no dia 25 de julho.

Geografia

O município de Marechal Cândido Rondon está localizado na Mesorregião Geográfica Oeste Paranaense e na Microrregião de Toledo, entre as coordenadas 24º 26’ e 24º 46’ de latitude sul e 53º 57’ e 54º 22’ de longitude oeste.

Limita-se ao norte com o município de Mercedes, a nordeste com Nova Santa Rosa, a leste com Quatro Pontes, a sudeste com Toledo e Ouro Verde do Oeste, a sudoeste com Pato Bragado, ao sul com São José das Palmeiras e Entre Rios do Oeste e com a República do Paraguai (Lago de Itaipu) a oeste.

O município é composto pela sede municipal e sete distritos: Bom Jardim, Iguiporã, Margarida, Novo Horizonte, Novo Três Passos, Porto Mendes e São Roque.

De acordo com o IBGE o PIB do município em 2007 foi de R$ 749.131 (mil), ficando na 27ª posição entre o 399 municípios paranaenses. Marechal também tem destaque no estado no que se refere à qualidade de vida, seu IDH (2000) de 0,829 é o 8º do Paraná e o 144º do Brasil.

Clima

O clima é subtropical úmido mesotérmico (tipo Cfa), com verões quentes, sem estação seca e com poucas geadas (em média 3 geadas por ano). A região de Marechal é marcada por épocas de intensas chuvas de verão seguida por estiagem acentuada, sucedida por período subtropical, sem intervalo seco, mas com seca provocada pelo intenso frio de inverno, com temperaturas médias anuais inferiores a 15 °C.

Segundo dados da estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) no município, em operação desde novembro de 2006, a menor temperatura registrada em Marechal Cândido Rondon foi de -2,4 °C em 6 de julho de 2019 e a maior atingiu 40,1 °C em 17 de outubro de 2014.[11] O maior acumulado de precipitação em 24 horas foi de 127,6 milímetros (mm) em 12 de dezembro de 2009. Outros grandes acumulados iguais ou superiores a 100 mm foram: 116,4 mm em 10 de fevereiro de 2018, 110,6 mm em 26 de abril de 2012, 108 mm em 20 de setembro de 2018, 102,6 mm em 10 de dezembro de 2015, 101,8 mm em 19 de agosto de 2011 e 100,6 mm em 14 de junho de 2014.

Fonte Wikipédia/ inclusão de partes Paulo Otenio/ Marechal Agora

Marechal Rondon

Responsável por farmácia é preso em Marechal Rondon vendendo medicamentos vencidos

Na tarde de terça-feira (23) por volta das 15h, uma equipe da Polícia Militar (PM) de Marechal Cândido Rondon foi acionada para dar apoio ao promotor de Justiça em uma ocorrência.

Publicado

em

Na tarde de terça-feira (23) por volta das 15h, uma equipe da Polícia Militar (PM) de Marechal Cândido Rondon foi acionada para dar apoio ao promotor de Justiça em uma ocorrência.

Chegando no local, sendo um estabelecimento comercial da cidade, os policiais encontraram o promotor, as fiscais do Conselho Regional de Farmácia do Paraná, e a autoridade sanitária municipal.

Segundo foi constatado pelas fiscais, o responsável pela farmácia, estava fazendo a venda irregular de medicamentos e se apresentava como farmacêutico.

Segundo o termo de inspeção, ele deixava expostos para venda produtos com validade rasurada e com outra etiqueta colada em cima. Ele também armazenava produtos com validade expirada, além de produtos sujeitos a controle especial. Ainda, segundo as fiscais, ele não possui autorização para comercialização de medicamentos controlados.

Diante do flagrante, o homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado para à Delegacia de Polícia Civil para providências cabíveis ao caso.

Os medicamentos apreendidos foram encaminhados para a Vigilância Sanitária do município de Marechal Rondon.

As autoridades policiais não divulgaram mais informações sobre o caso, como a identificação do responsável ou o endereço e nome da farmácia.

Por: Aqui Agora

Continue lendo

Marechal Rondon

Polícia Militar registra três furtos em Marechal Cândido Rondon

A Polícia Militar de Marechal Cândido Rondon registrou três casos de furto na terça-feira (23).

Publicado

em

A Polícia Militar de Marechal Cândido Rondon registrou três casos de furto na terça-feira (23). No primeiro caso, um homem foi preso em flagrante após invadir uma residência na Rua Vitória Régia, bairro Jardim Higienópolis, e furtar um botijão de gás, uma caixa de som e sensores de movimento.

O proprietário da residência relatou à polícia que o homem chegou ao local por volta da meia-noite e permaneceu no local ingerindo bebida alcoólica com ele e outro indivíduo.

Em determinado momento, o homem se exaltou e partiu para cima dos dois com uma faca. O proprietário conseguiu fugir e acionar a polícia, que prendeu o suspeito em flagrante.


O segundo caso ocorreu na Rua Men de Sá, onde uma moradora relatou que seis garrafas de whisky foram furtadas de sua residência durante a madrugada.

A vítima percebeu o furto ao chegar em casa por volta do meio-dia e acionou a polícia.

Já o terceiro furto foi registrado em uma residência na Rua dos Antúrios, bairro Augusto II. A solicitante relatou à polícia que o imóvel está desocupado devido a um processo de inventário e que usuários de drogas invadem o local com frequência.

No entanto, nesta terça-feira, ao visitar a residência, a vítima constatou que todas as portas e janelas haviam sido furtadas.

Vizinhos relataram ter ouvido barulhos vindos do local por volta das 5h da manhã.

A Polícia Militar registrou os três casos e orientou as vítimas sobre os procedimentos cabíveis.

Continue lendo

Marechal Rondon

Agora é oficial: Fernando e Sorocaba farão o show de quinta-feira na Expo Rondon

Foi publicado nesta tarde de quarta-feira (24), em edição extra do Diário Oficial Eletrônico do município de Marechal Cândido Rondon, o contrato com a dupla sertaneja Fernando e Sorocaba.

Publicado

em

Divulgação

Foi publicado nesta tarde de quarta-feira (24), em edição extra do Diário Oficial Eletrônico do município de Marechal Cândido Rondon, o contrato com a dupla sertaneja Fernando e Sorocaba. Os cantores de renome nacional se apresentarão na noite de quinta-feira (25), às 22h, no estádio municipal, durante a Expo Rondon 2024.

Inicialmente, a CCO (Comissão Central Organizadora) havia contratado a dupla Zé Neto e Cristiano. Todavia, o cancelamento foi anunciado pela dupla, em nota oficial, apontando como motivo um sério problema de saúde de um dos artistas, com atestado médico anexado.

Os ingressos adquiridos para o show de Zé Neto e Cristiano valerão para o show de Fernando e Sorocaba. As entradas também terão validade para o show de sexta-feira (26) ou de sábado (27). No entanto, as pessoas que preferirem o ressarcimento dos valores, poderão fazer o protocolo com o anexo do bilhete ou as pulseiras dos camarotes. Os interessados pelo ressarcimento deverão aguardar instruções no site www.exporondon.com.br. Todos os passos para a devolução dos valores serão explicados no site, a partir do dia 29 de julho.

A Expo Rondon 2024 terá início às 19h desta quarta-feira, na Casa Cultural, e prosseguirá com ampla gama de atrações para todos os públicos até o domingo (28). O evento acontecerá no parque de exposições rondonense.

Por: Assessoria

Continue lendo

Marechal Rondon

Expo Rondon divulga nota oficial sobre cancelamento do show de Zé Neto e Cristiano

A Comissão Central Organizadora (CCO) da Expo Rondon 2024, juntamente com a Fundação Promotora de Eventos (Proem), vem a público comunicar o cancelamento do show da dupla sertaneja Zé Neto e Cristiano, marcado para a noite da quinta-feira, dia 25.

Publicado

em

Divulgação

A Comissão Central Organizadora (CCO) da Expo Rondon 2024, juntamente com a Fundação Promotora de Eventos (Proem), vem a público comunicar o cancelamento do show da dupla sertaneja Zé Neto e Cristiano, marcado para a noite da quinta-feira, dia 25. O cancelamento foi anunciado pela dupla, em nota oficial, apontando como motivo um sério problema de saúde de um dos artistas, com atestado médico anexado.

A CCO e a Proem lamentam a referida enfermidade e desejam a pronta recuperação da saúde do cantor, ao mesmo tempo em que esperam a compreensão do público.

A organização da Expo Rondon anuncia que está trabalhando na tentativa de contratação da renomada dupla Fernando e Sorocaba, em substituição ao show de Zé Neto e Cristiano. A confirmação se dará tão logo o contrato estiver assinado. Nesse caso, os ingressos adquiridos para o show de Zé Neto e Cristiano valerão para o show de Fernando e Sorocaba. No entanto, as pessoas que preferirem o ressarcimento dos valores, poderão fazer o protocolo com o anexo do bilhete ou as pulseiras dos camarotes.

Os interessados pelo ressarcimento deverão aguardar instruções no site (clique aqui). Todos os passos para a devolução dos valores serão explicados no site, a partir do dia 29 de julho.

Agradecemos pela compreensão e desejamos uma ótima festa a todos!

Marechal Cândido Rondon, 23 de julho de 2024.

A nota segue assinada por Anderson Loffi Schmoeller, presidente da CCO, e por Tioni de Oliveira, diretor-presidente da PROEM.

Por: Assessoria

Continue lendo

Acidente

Acidente com motos deixa dois feridos, em Marechal Rondon

Um acidente de trânsito foi registrado nesta terça-feira (23), por volta das 18h10, na Avenida Rio Grande do Sul no cruzamento com a Rua Helmut Priesnitz, no bairro Vila Gaúcha, em Marechal Cândido Rondon.

Publicado

em

Aqui Agora

Um acidente de trânsito foi registrado nesta terça-feira (23), por volta das 18h10, na Avenida Rio Grande do Sul no cruzamento com a Rua Helmut Priesnitz, no bairro Vila Gaúcha, em Marechal Cândido Rondon. A colisão envolveu duas motocicletas.

De acordo com informações, o condutor da motocicleta Twister, um rondonense de 61 anos, estava na Rua Helmut Priesnitz, vindo doAnel Viário. Já a condutora da motocicleta Biz, uma jovem de 24 anos, seguia pela avenida em direção ao centro da cidade. A colisão aconteceu no cruzamento das vias, no momento que o condutor da Twister adentrou na avenida.

Com o impacto, ambos condutores das motocicletas sofreram queda e ferimentos leves. Eles foram atendidos no local por uma equipe do Corpo de Bombeiros.

Uma equipe da Polícia Militar (PM) esteve no local para controlar o trânsito e realizar os levantamentos do acidente.

Por: Aqui Agora

Continue lendo

Marechal Rondon

Corpos encontrados em Marechal e Toledo têm ligação com ‘Tribunal do PCC’, diz delegada

A Polícia Civil informou que três mortes que foram registradas em Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Paraná, nos últimos dias estão relacionados com um julgamento paralelo realizado por um célula do Primeiro Comando da Capital – PCC que atua na região.

Publicado

em

Aqui Agora

A Polícia Civil informou que três mortes que foram registradas em Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Paraná, nos últimos dias estão relacionados com um julgamento paralelo realizado por um célula do Primeiro Comando da Capital – PCC que atua na região. A delegada Yasmin Espicalsky deu mais informações sobre as mortes nesta terça-feira (23).

As investigações começaram após um corpo de uma mulher ser encontrado amarrado e abandonado em uma área rural da cidade, no último dia 19 de julho.

Após o achado do cadáver, os policiais foram até a casa onde a mulher morava e encontraram a seguinte mensagem escrita em uma das paredes: “Rato. Rato. Você vai morrer, é só esperar”.

- Mulher é encontrada morta com as mãos amarrradas à beira de estrada, em Marechal Rondon

Por conta desta evidência, a polícia imaginou que o marido da mulher encontrada morta também estaria morto. A hipótese se confirmou no dia 20 de julho, quando o corpo do homem também foi encontrado amarrado, em Novo Sarandi.

- Homem é encontrado morto armarrado e com olhos arrancados no rio Guaçu, em Toledo

A polícia descobriu que os dois participavam de uma célula da facção criminosa PCC e por conta de um homicídio que cometeram, eles foram julgados pela “cúpula” da organização criminosa. O corpo de uma mulher, que provavelmente foi a vítima do casal, foi encontrado no último domingo, 21 de julho.

- Corpo de mulher é localizado em milharal, em Marechal Rondon

Ainda na sexta-feira (21), um homem e uma mulher foram presos durante o cumprimento de um mandado de prisão pelos agentes da delegacia de Marechal Cândido Rondon. O homem é suspeito de ser o líder da célula do PCC na cidade e também de ser o executor do julgamento do casal que foi encontrado morto. Ele está preso e à disposição da Justiça.

De acordo com a delegada, a suspeita é de que os membros da organização criminosa não aprovaram a maneira como o casal executou o homicídio, que possui evidências de tortura. As investigações seguem para elucidar todas as conexões entre os crimes.

Por: Catve

Continue lendo

Marechal Rondon

Gastronomia será um dos grandes atrativos da Expo Rondon 2024

Café colonial, eisbein, kassler, lombo à marechal e boi no rolete são algumas das opções que serão disponibilizadas aos visitantes da festa

Publicado

em

Divulgação

Além dos shows, exposições e rodeio, a gastronomia é um dos grandes atrativos da Expo Rondon, que neste ano acontece de 24 a 28 de julho.

Com uma forte influência da cultura germânica na região, grande parte dos pratos típicos é da culinária alemã. O Café Colonial, sob a organização do Lions Clube Marechal Cândido Rondon, contará com 65 opções, entre doces e salgados, como pães, cucas, bolos, waffles, roscas, bolachas, queijos, embutidos, torresmo, geleias, entre outros.

O Restaurante Alemão, que é administrado pelos clubes de Rotary, estará oferecendo eisbein, kassler e lombo à marechal.

Há também os pratos típicos gaúchos, servidos no Restaurante do CTG, além da praça de alimentação e no mezanino do centro de eventos, onde são servidos diversos lanches.

O ponto-alto da festa será o domingo, dia 28, quando acontece a Festa Nacional do Boi no Rolete. Empresas, entidades e associações estarão participando do concurso e trazendo seus convidados para o almoço.

Milhares de pessoas estão sendo esperadas para o evento, que comemora os 64 anos de Marechal Cândido Rondon.

Mais informações sobre a Expo Rondon 2024 podem ser obtidas no site www.exporondon.com.br.

Valores que serão praticados
(Vendas nos guichês na festa e no escritório da Assemar, na prefeitura)

  • Café Colonial: R$ 65,00
    (TODOS OS DIAS)
  • Eisbein (Jantar): R$ 65,00
    (QUINTA-FEIRA, SEXTA-FEIRA E SÁBADO, NO PAVILHÃO ALEMÃO)
  • Churrasco (Almoço): R$ 50,00
    (QUINTA-FEIRA, NO RESTAURANTE DO CTG)
  • Costelão (Almoço): R$ 60,00
    (SÁBADO, NO RESTAURANTE DO CTG)
  • Boi no Rolete (Almoço): R$ 65,00
    (DOMINGO, NOS RESTAURANTES CTG E ALEMÃO)

Crianças de 7 a 12 anos (meia-ficha)

  • Café Colonial: R$ 35,00
  • Eisbein: R$ 35,00
  • Churrasco: R$ 25,00
  • Costelão: R$ 30,00
  • Boi no Rolete: R$ 35,00

Crianças com 6 anos ou menos, não pagam.
Crianças com 13 anos ou mais, pagam inteira.

Por: Assessoria

Continue lendo

Marechal Rondon

Expo Rondon: Confira a programação da Casa Cultural

Inúmeros eventos serão realizados no ambiente, de quarta-feira (24) até domingo (28)

Publicado

em

Divulgação

A Casa Cultural receberá apresentações musicais de artistas rondonenses e de outros municípios, nos cinco dias de Expo Rondon 2024. A programação elaborada pela Secretaria de Cultura de Marechal Cândido Rondon e apoiada pelo SESC (Serviço Social do Comércio), objetiva contemplar todos os públicos e estilos musicais.

O ambiente será palco de atrações diárias, de quarta-feira (24) até domingo (28), durante o evento em comemoração aos 64 anos de emancipação do município.

As atrações noturnas são destinadas ao público adulto. A Tarde Kids, voltada às crianças, na quinta-feira (25), é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Já a Tarde Alemã, voltada aos clubes de idosos, está sob organização da Secretaria Municipal de Assistência Social. As tardes de sábado (27) e domingo, têm como público-alvo rondonenses e visitantes de todas as faixas etárias.

24 DE JULHO – QUARTA-FEIRA
19h Abertura da EXPO RONDON 2024, com apresentação da ORQUESTRA DE SOPROS
20h30 Abertura do Bar Temático
20h40 às 21h40 DIOGO HENRIQUE & BANDA
21h45 às 22h45 DALTON LOPES & BANDA
23h às 0h CARLA &MANOEL
0h15 às 1h15 BALL & WAGNER
1h30 às 2h30 THIAGO ALEX & MARA E BANDA
3h Encerramento do dia

25 DE JULHO – QUINTA-FEIRA
13h Abertura da Casa Cultural – Bar Temático
13h às 17h TARDE KIDS
17h às 19h Intervalo
19h Reabertura, com Bar Temático
19h30 às 20h30 ORQUESTRA DE SOPROS
20h30 às 22h30 BANDA OLD SIDE
22h30 às 0h30 BANDA CRIMINAL LOVE
0h30 às 2h30 BANDA STARLESS
3h Encerramento do dia

26 DE JULHO – SEXTA-FEIRA
13h30 Abertura da Casa Cultural
13h30 às 18h TARDE ALEMÃ – BANDA GRALHA AZUL
18h as 19h30 Intervalo
19h30 Reabertura
20h às 22h BANDA FULL ROCKER
22h às 0h RENAN ZONTA – THE VOICE BRASIL
0h às 2h BANDA COMETZ – TRIBUTO AO QUEEN
2h às 4h BANDA COMETZ – SUCESSOS DO ROCK INTERNACIONAL
4h Encerramento do dia

27 DE JULHO – SÁBADO
13h30 Abertura da Casa Cultural
14h às 17h APRESENTAÇÕES DA ESCOLA DE ARTES
14h CORAL
14h30 INSTRUMENTAL PROF WILLIAM ZASTROW
14h50 CIRCO IROS
15h20 ORQUESTRA DE ACORDEONS
15h50 DANÇA FOLCLÓRICA ALEMÃ
16h20 ORQUESTRA DA ESCOLA DE ARTES
17h CORAL APROVE
18h às 19h30 Intervalo
19h30 Reabertura – Bar Temático
20h às 22h BANDA SAME OLD SAY
22h às 0h EDU CURTI E BANDA – FLASHBACK 80’s
0h às 2h BANDA HOVY CROWS
2h às 4h BANDA PJ32
4h Encerramento do dia

28 DE JULHO – DOMINGO
11h às 12h INTERVENÇÃO ARTÍSTICA PELO PARQUE DE EXPOSIÇÕES – PINGOS D’ARTE
13h Abertura da Casa Cultural
13h30 às 14h30 APRESENTAÇÃO CIRCENSE PINGOS D’ARTE
14h30 às 15h15 APRESENTAÇÕES DA ASSOCIAÇÃO DE DANÇAS FOLCLÓRICAS RAÍZES
15h30 APRESENTAÇÕES DO CTG TERTÚLIA DO PARANÁ
18h Encerramento das atividades

Por: Assessoria

Continue lendo

Bombeiros

Bombeiros combatem incêndio na noite de segunda-feira em Marechal Rondon

Na noite desta segunda-feira (22), o Corpo de Bombeiros de Marechal Cândido Rondon foi acionado para combater dois incêndios distintos que ocorreram no município.

Publicado

em

Portal Rondon

Na noite desta segunda-feira (22), o Corpo de Bombeiros de Marechal Cândido Rondon foi acionado para combater dois incêndios distintos que ocorreram no município. O primeiro incidente foi registrado nas proximidades da Usitec, localizada na BR-163, ao lado direito da rodovia no sentido Marechal Cândido Rondon – Quatro Pontes. Logo depois, outro incêndio, que gerou grande preocupação devido à altura das chamas, ocorreu em uma lavoura em frente ao “Motel do Bispo”, ao lado esquerdo da BR-163 no mesmo sentido.

O incêndio na lavoura, visível a quilômetros de distância, causou grande apreensão na comunidade local. Durante a operação, os bombeiros contaram com o apoio de um agricultor, que auxiliou no combate às chamas. Graças ao esforço conjunto, o fogo foi controlado, evitando maiores danos à lavoura e áreas adjacentes.

Funerária Alemão
Mais informações preliminares indicam que o fogo já foi combatido e a situação está neutralizada, trazendo alívio aos moradores de Marechal Cândido Rondon, que ficaram assustados com o incidente. A princípio, os incêndios não tiveram a mesma causa, apesar de terem ocorrido em áreas próximas.

As causas dos incêndios ainda estão sendo investigadas. Felizmente, não houve feridos.

Por: Portal Rondon

Continue lendo

Marechal Rondon

Proprietária de bar é esfaqueada por cliente em Marechal Rondon

Inicialmente, o agressor se negou a pagar a conta.

Publicado

em

Na madrugada de domingo (21), a Polícia Militar foi acionada para atender a um caso de lesão corporal na UPA 24h de Marechal Cândido Rondon. 

A vítima, proprietária de um Bar, localizado na Avenida Írio Jacob Welp, relatou ter sido golpeada na barriga com uma faca por um cliente. 

Segundo a vítima, o agressor se recusou a pagar a conta do bar e, após um primeiro momento de discussão, retornou ao estabelecimento acompanhado da esposa e cometeu a agressão. 

A vítima sofreu ferimentos superficiais e recebeu atendimento médico. A Polícia Militar realizou buscas, mas o autor do crime não foi localizado.

Por Ponto da Notícia

Continue lendo

CASA DAS BATERIAS

Previsão do tempo

Facebook

Termos de uso e responsabilidade

É proibido a reprodução de todo ou qualquer parte deste site sem autorização prévia, como determina a lei nº 9.610 de 19 de fevereiro/98.
Todo conteúdo aqui exposto, visa a informação, a imparcialidade e a transparência.