Contato: (45) 99901-7480

Marechal Rondon

Presidente do Sinsemar de Marechal Rondon é a favor de segurança armada nas escolas municipais

Afirmação aconteceu ontem (03), na sessão da Câmara

Publicado

em

Foto: Divulgação

Na noite de ontem (03), durante manifestação na Tribuna Popular da Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinsemar), Fernando Aloísio Hübner, disse ser a favor da implantação de segurança armada nas escolas municipais.

“Segurança. É evidente que esse assunto, além de triste, é polêmico. Não há nenhuma fórmula mágica de se prever algo que aconteça, que nem aconteceu em Santa Catarina, ou em outros lugares”, afirmou ele.

O assunto ganhou força nas últimas semanas, após o atentado que vitimou crianças em uma escola em Blumenau (SC).

No Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon, a preocupação em relação à segurança dos alunos, professores e funcionários também motivou diversas manifestações nas últimas sessões, com sugestões de vereadores sobre medidas que devem ser tomadas pelo poder público.

Para o presidente do Sinsemar, no entanto, ações como a instalação de portas eletrônicas, a exemplo do que foi feito em Chapecó (SC), não caberia no momento para o município rondonense, em razão da atual estrutura dos educandários mantidos pela Prefeitura. Por outro lado, a elevação dos muros já é vista por ele como adequada, por ser uma intervenção rápida e barata.

Contudo, Fernando Aloísio Hübner deu ênfase na defesa de vigias armados nas escolas municipais.

“Segurança armado, sim. Eu acredito numa segurança armada que, de fato, coloque um receio em quem está passando lá. O militar não anda armado para matar ninguém. Ele anda armado para botar medo. Posso estar equivocado quando falo em segurança armada. Mas, não adianta colocarmos um vigia que não sabe o que está fazendo lá e não sabe o que tem que cuidar. Tem que ser uma pessoa preparada”, afirmou.

Na sequência, o presidente do Sinsemar também cobrou mais participação das famílias dos estudantes no dia a dia das escolas, o que também pode contribuir com o aumento da segurança.

Carta à sociedade

A participação de Fernando Aloísio Hübner na Tribuna Popular teve como objetivo divulgar a “Carta da Educação à Sociedade: Todos Pela Educação”, assinada pela direção do Sinsemar e pela professora Rosemere Laise Hoff.

No documento, entregue aos 13 vereadores, são destacados os tópicos: “educação, direito de todos”; “educação de qualidade”; “o que é segurança”; e as responsabilidades do poder público, pais e professores quando o assunto é educação.

O presidente do Sindicato defendeu a valorização profissional dos professores e cobrou a implantação do piso nacional da categoria, ainda não adotada por Marechal Cândido Rondon e outros municípios, por divergências legais.

Ele garantiu que há recursos federais, provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), para pagamento do piso por parte do Poder Executivo Municipal.

Também reafirmou na tribuna o que está contido na carta entregue aos vereadores, que a boa nota alcançada em 2021 pelas escolas municipais rondonenses na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), garantiu ao Município um bônus do Governo Federal de R$ 505 mil para ser investido no setor.

“Esse repasse foi concedido graças à redução nos índices de desigualdades raciais, socioeconômicas e sociais nas escolas municipais. Não vimos nas grandes mídias, nenhuma menção de agradecimento aos professores pela conquista, conquista essa que se deu pelo empenho destes docentes”, foi frisado na carta.

—————————— 

Leia a carta na íntegra:

CARTA DA EDUCAÇÃO À SOCIEDADE

“TODOS PELA EDUCAÇÃO”

Educação Direito de Todos

O Direito à Educação está previsto no artigo 205 da Constituição Federal, e diz que é um direito de todos e dever do Estado, da família e da sociedade visando o pleno desenvolvimento da pessoa.

A agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU no Objetivo 4, visa assegurar a Educação Inclusiva e Equitativa de qualidade, e promover oportunidade de aprendizagem ao longo da vida para todos.

As colocações anteriores apenas deixam claro de quem é a responsabilidade pela oferta de vagas, pelo ingresso e permanência dos estudantes na escola. Mas será que basta somente garantir o ingresso e a permanência?

Vivemos momentos críticos na História da Educação como a conhecemos. Educação que é direito de todos. Reconhecida em uma série de Convenções Internacionais, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos e o Pacto Internacional sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, que têm como inspiração o valor de Igualdade entre as pessoas. Igualdade essa, apresentada no dicionário como: “não apresentar diferença de qualidade”.

Faz-se necessário lembrar, para que nunca mais aconteça, que já vivemos tempos em que a Educação Acadêmica era um direito de poucos. Mas será que a Educação da forma que está posta hoje, realmente busca a igualdade? Ou será que ela apenas serve para nos trazer a falsa impressão de que conquistamos o direito a essa tão sonhada igualdade?

Educação de Qualidade

Quando se fala em qualidade na Educação Nacional, a referência é o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Esse indicativo vai de 0 a 10. Por meio dele, os municípios e as escolas podem estipular metas para melhorar o desempenho, buscando mais qualidade na Educação. O IDEB do nosso Município em 2021 foi de 6,4 (meta estabelecida para ser alcançado no ano de 2024).

No ano de 2022 o FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), repassou ao Município de Marechal Cândido Rondon um bônus de R$ 505.388,27. Esse repasse foi concedido graças a redução nos índices de desigualdades raciais, socioeconômicas e sociais nas escolas municipais. Não vimos nas grandes mídias, nenhuma menção de agradecimento aos professores pela conquista, conquista essa que se deu pelo empenho destes docentes.

Você viu algo relacionado?

Será que essa não era uma notícia relevante?

Mas o que é Educação de qualidade?

Em poucas palavras, é aquela que prepara cidadãos que amanhã saberão enfrentar a vida com eficiência e que poderão exigir transparência e confiabilidade de seus governantes.

Mas, como melhorar a qualidade da Educação?

Quando procuramos resposta a esta pergunta, a unanimidade aponta primeiramente para CAPACITAÇÃO e VALORIZAÇÃO dos professores.  Sabemos que o ofício de educar não é nada simples, essa tarefa demanda não só de conhecimento técnico, mas de habilidade para promover esse conhecimento.   A valorização se faz com um salário digno e com o reconhecimento pelo bom trabalho.

Educação de qualidade se faz ainda com investimentos na infraestrutura das escolas. Precisamos mudar a cultura do direito à vaga por si só e criar a cultura de vagas em escolas com profissionais preparados e bem remunerados, estruturadas e bem cuidadas, com parques, quadras cobertas, salas equipadas, material pedagógico e hoje, mais do que nunca, SEGURANÇA.

“Uma escola atendida em suas necessidades pela Secretaria de Educação”.

O que é segurança?

Barreiras na entrada das escolas? Policiais por todos os lados? Botões escondidos de pedidos de socorro? Quais são, afinal, as medidas mais adequadas para prevenção à violência em unidades de ensino?

Precisamos primeiro entender a diferença entre segurança e proteção.

Segurança é a ação de tornar algo seguro e proteção é o ato de cuidar de algo ou alguém. Para especialistas no tema, as soluções principais para temores de ameaças não estão em medidas paliativas. 

Colocar um segurança na escola ajudará, mas não será a solução de todos os problemas, basta observarmos que muitos dos atentados que ocorrem em escolas, são de crianças cometendo violência contra outras crianças e professores. É urgente que aprendamos (poder público, escola e família) a identificar os sinais e pedidos de socorro que crianças e adolescentes apresentam, para que desta forma possamos tomar medidas preventivas. A parceria entre poder público, família e escola não deve ficar só na teoria, é fundamental fortalecer a participação social, a gestão democrática, a participação de pais e responsáveis. Precisamos ocupar esse espaço que é muito importante na vida das nossas crianças e adolescentes.

Qual é o papel de cada envolvido nesse processo?

– Estado e Município: oferecer, manter e garantir a qualidade e segurança da educação;

– Governo Federal: oferecer suporte e garantir que todos tenham uma educação de mesmo nível, seguindo um padrão de qualidade;

– Pais:  educar e buscar boas escolas, apoiar o processo de aprendizagem;

– Professores: ensinar, promover meios para que os alunos se apropriem do conhecimento;

Para refletir

Agora que todos sabem o seu papel… faz-se necessário que vocês Pais exerçam seus direitos. Direitos esses garantidos pelos seus impostos e também pelo seu voto.   Sim, nossos representantes precisam saber que educação dá ou retira votos, e dessa forma olharão para nossas escolas e para os profissionais que ali trabalham, com mais respeito e empatia. 

Lutem por uma educação de qualidade, busquem defender os professores de seus filhos e exijam a segurança do seu bem mais precioso.  

Com informações de Assessoria

Marechal Rondon

Claiton Schlindwein economista e professor é anunciado vice na chapa de Arion

Publicado

em

Fortalecendo a sua candidatura, o pré-candidato a prefeito, Arion Nasihgil, anunciou hoje o economista e professor Claiton Schlindwein (PODEMOS) como pré-candidato a vice-prefeito na sua chapa. A escolha, que era aguardada pelo meio político local e vinha dando frutos a discussões animadas entre os eleitores, promete adicionar uma nova etapa à corrida eleitoral.

Claiton Schlindwein também é conhecido por sua atuação no serviço comunitário. Com mais de 20 (vinte) anos dedicados ao Lions Club, passando por vários cargos nesta entidade filantrópica, Claiton tem um histórico de envolvimento em iniciativas de voluntariado que beneficiaram inúmeras pessoas na comunidade. 

No setor privado, Schlindwein tem uma vasta experiência no setor bancário onde atua há 35 (trinta e cinco) anos, dos quais 28 (vinte e oito) anos como gerente da Caixa Econômica Federal. Além de professor, também foi Diretor na Faculdade de Ensino Superior de Marechal Cândido Rondon – PR (ISEPE) por mais de 5 (cinco) anos. Com várias especializações na área de gestão, sua grande experiência prática no trabalho com pessoas e serviços, é vista como um trunfo valioso para a chapa de Arion, que tem como foco o desenvolvimento econômico e social de Marechal Cândido Rondon, prometendo uma gestão séria e de qualidade.

Arion elogiou a expertise de Claiton em suas áreas de atuação e sua visão para o crescimento econômico sustentável de nosso município. “Prometemos que traríamos um nome de peso para essa disputa, que efetivamente soubesse fazer gestão com excelência, e hoje cumprimos com essa palavra. Muito antes de apenas angariarmos votos, estamos preocupados em fazer Marechal Cândido Rondon crescer e se desenvolver como um município de potencial regional e estadual. Claiton tem a seriedade, a credibilidade e a confiança que um vice-prefeito precisa para auxiliar o gestor a construir um município como sempre sonhamos. Estamos falando de um economista, professor, bancário, com vasta atuação em nossa sociedade. Administração pública não depende apenas de boas promessas e discursos bonitos, mas sim de conhecimento, experiência e sabedoria, e isso o Claiton tem de sobra”, declarou Arion.

Respondendo ao anúncio, Claiton Schlindwein compartilhou sua visão para a cidade e reiterou seu compromisso com a pré-campanha. “Estou honrado em me juntar ao Arion nesta jornada. Nossa colaboração é uma promessa de políticas que irão impactar positivamente todos os cidadãos de Marechal Cândido Rondon, fomentando não apenas o crescimento econômico, mas também a inclusão e o bem-estar social”, afirmou.

A adição de Claiton Schlindwein à chapa é um sinal claro de que a campanha de Arion está se posicionando para sinalizar aos eleitores, que valorizam a experiência prática, sobre a seriedade e o comprometimento ético que serão aplicados na proposta de gestão para o município. O compromisso de trazer uma gestão com pessoas técnicas e experientes está se consolidando.

À medida que as eleições se aproximam, a chapa ArionNasihgil e Claiton Schlindwein se destaca como uma força significativa, prometendo trazer à população propostas inovadoras para o alcance das metas e objetivos pré-estipulados nessa corrida eleitoral.

Continue lendo

Marechal Rondon

Eisbein será nesta sexta (12) em Nova Santa Rosa

O evento faz parte das festividades de 48 anos de emancipação político-administrativa do município, comemorado no dia 29 de abril.

Publicado

em

Assessoria

O tradicional Jantar Típico Alemão – Eisbein, ocorre nesta sexta-feira (12) em Nova Santa Rosa. A 32ª edição do evento será realizada no Centro de Eventos Joia do Oeste, com recepção a partir das 19h30 e cerimonial às 20h. A noite contará com diversos atrativos, entre eles apresentação dos grupos de dança alemã, e baile com o Grupo Gralha Azul. 
O Eisbein é promovido pela Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Nova Santa Rosa – Acinsar, com apoio da Prefeitura de Nova Santa Rosa. O evento faz parte das festividades de 48 anos de emancipação político-administrativa do município, comemorado no dia 29 de abril.

Continue lendo

Marechal Rondon

Novo CIS e unidade de coleta de sangue são inaugurados em Marechal Rondon

Outro ato está programado para as 8h30 de sexta-feira (05). Trata-se da inauguração da estrutura da UBS (Unidade Básica de Saúde), no distrito de São Roque.

Publicado

em

Assessoria

Durante solenidade realizada nesta tarde de quinta-feira (04), em Marechal Cândido Rondon, foram inaugurados o CIS Friedrich Rupprecht Seyboth (Centro Integrado de Saúde), e a Unidade de Coleta de Sangue Haroldo Alberto Güttges.
A frente de honra esteve composta pelo prefeito Marcio Rauber, vice Ilario Hofestaetter (Ila), pelas secretárias municipais de Saúde, Marciane Specht, e de Assistência Social, Josiane Laborde Rauber, que representou todos os secretários, pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Soldado Sauer, que representou todos os vereadores, por Dieter Michael Seyboth e Wilmar Güttges, que usaram a palavra em nome dos familiares dos homenageados, pelo padre Sérgio Rodrigues e pelo pastor Alfredo Bischoff, por Vânia Frigotto, da 20ª Regional de Saúde de Toledo , pela capitã Marcela Schwendler, do Corpo de Bombeiros, e pelo tenente Elvio Valadão, da 1ª Companhia do BPFron, Adelaide Pickler e Scharles Abbeg, dos Lions Clubes, pelo presidente da Acimacar (Associação Comercial e Empresarial), Paulo Grenzel, e pelo prefeito de Quatro Pontes, João Laufer.
Em seu pronunciamento, o mandatário municipal expôs a transformação da saúde de Marechal Rondon, que antes se encontrava em uma situação vexatória, para uma saúde de excelência devido aos amplos investimentos no setor.
“De 2017 para cá os partos voltaram a acontecer na rede pública, a nossa saúde realiza cirurgias, temos a UPA, Farmácia Básica com remédios para pacientes das redes pública e privada, quatro UBS (unidades básicas de saúde), programas Acamados e Remédio em Casa, frota renovada de veículos, entre tantos outros investimentos. Graças ao esforço de toda a equipe, temos uma saúde de referência na região e em nível de Paraná”, frisou Rauber.

Investimento
A reforma e a ampliação do CIS, situado à rua 7 de Setembro, na sede municipal, receberam em torno de R$ 1 milhão em recursos, dos quais R$ 447.055,00 do governo federal, via Ministério da Saúde, e outros R$ 548.371,49 provenientes de recursos próprios da administração municipal rondonense.
Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, abrangendo serviço médico, clínico, pediátrico, ginecológico, enfermagem, exames preventivos e de mamografia, nutricional, odontológico e psicológico, realização de vacinas e atendimento da equipe de epidemiologia.
A moderna estrutura abriga a primeira unidade de coleta de sangue do Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná), referência em âmbito estadual. Os atendimentos serão iniciados na próxima semana, nas segundas, quintas e sextas-feiras.

São Roque
Outro ato está programado para as 8h30 de sexta-feira (05). Trata-se da inauguração da estrutura da UBS (Unidade Básica de Saúde), no distrito de São Roque.

Continue lendo

Marechal Rondon

SESC disponibiliza vagas para trabalhar como Técnico de Manutenção

Inscrições podem ser realizadas até dia 08 de abril

Publicado

em

Difusora

O SESC (Serviço Social do Comércio) de Marechal Cândido Rondon está oportunizando vagas para trabalhar como Técnico de Manutenção.

A educação no SESC possui uma abordagem diferenciada, para atender da melhor forma as pequenas e grandes pessoas, futuro da sociedade em geral.

O grande objetivo do Sesc é contribuir na formação de cidadãos e transformar vidas através da educação, com essa oportunidade você ou alguém que você conheça, pode estar colaborando com esta causa.

A jornada de trabalho semanal do oficio “Técnico de Manutenção” é de 44h, de segunda à sábado, na cidade de Marechal Cândido Rondon, as exigências para o cargo são: ter o a escolaridade do ensino médio completo e experiência de no mínimo 6 meses trabalhando na área preterida.

O salário proposto é de R$3,064,22.

As inscrições estão sendo realizadas pelo site: www.sescpr.com.br/trabalhe-conosco , até o dia 08 de abril.

O Sesc de Marechal se localiza na Rua 12 de Outubro, número 1700.

Continue lendo

Marechal Rondon

Associação da Linha Palmital organiza a 24ª Festa do Frango

Fichas antecipadas devem ser adquiridas com a diretoria, aos valores de R$ 50,00 para adultos e R$ 20,00 para crianças.

Publicado

em

Assessoria

A Associação de Moradores da Linha Palmital organiza a 24ª Festa do Frango. O jantar está programado para as 20h de 14 de abril (sábado), na associação de moradores. Integrantes da diretoria da associação de moradores estiveram nesta quarta-feira (03) na prefeitura de Marechal Cândido Rondon, onde foram recepcionados pelo prefeito Marcio Rauber.
Estiveram presentes ao encontro, o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Backes, os diretores das secretarias de Assistência Social, Rogério Scherer (Picão) e Valdir Sachser (Valdirzinho), de Infraestrutura, Dante Tonezer, e de Mobilidade, Adriane Vorpagel, os vereadores Vanderlei Sauer, presidente do Legislativo, e Carlinhos Silva. A associação esteve representada pelo presidente Olivio Hermann, tesoureiro João Podkowa, secretário Ildo Pesente, e conselheiro fiscal Alvicio Henckel.
Por ocasião do jantar, serão servidos peito de frango recheado, rocambole de frango, salada de frango, coxa, sobrecoxa, vinagrete, estrogonofe de frango, frango xadrez, cuca e saladas.
Fichas antecipadas devem ser adquiridas com a diretoria, aos valores de R$ 50,00 para adultos e R$ 20,00 para crianças. Mais informações pelos telefones (45) 99924-5651 e 99915-3140. Após o jantar, haverá baile com a dupla Ball e Wagner.

Continue lendo

Marechal Rondon

Acimacar e Sicredi promovem 28.º Feirão de Veículos

Evento acontece nos dias 05, 06 e 07 de abril no Centro de Eventos Werner Wanderer, oferecendo aos consumidores incentivos e vantagens para compra ou troca de automóveis, motocicletas e linha náutica

Publicado

em

Assessoria

A Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), em parceria com a Sicredi Aliança PR/SP, realiza, nos dias 05, 06 e 07 de abril, sexta-feira, sábado e domingo, o tradicional Feirão de Veículos Acimacar/Sicredi.

Na 28ª edição do evento, empresas do setor de venda de automóveis, motocicletas e linha náutica se reunirão no Centro de Eventos Werner Wanderer para oportunizar aos consumidores de Marechal Cândido Rondon e microrregião ofertas especiais e vantagens exclusivas para a aquisição ou troca de veículos novos ou usados. Além do espaço de exibição dos veículos e test drive, também haverá o espaço de negócios da Sicredi Aliança PR/SP para atender aos futuros compradores.

Conforme o vice-presidente de Feiras e Campanhas da Acimacar, Elizeu Márcio dos Reis (Tadeu), dez empresas participarão desta edição do Feirão de Veículos, que é organizado pela entidade em parceria com a cooperativa de crédito, duas vezes ao ano.

“Convidamos a comunidade do município e região para que visitem o evento e aproveitem as vantagens e ofertas que serão oferecidas pelas empresas exclusivamente durante o feirão, tanto para compra como para troca de veículos novos e usados, na linha de automóveis, motocicletas e náutica”, diz.

Entre os benefícios que os consumidores terão no Feirão de Veículos, o diretor de negócios da Sicredi Aliança PR/SP, Gilson Metz, destaca o oferecimento de taxas especiais e transferência grátis para negócios fechados durante o evento. “Em mais uma edição do evento, consolidamos a parceria de longa data entre a Sicredi Aliança PR/SP e a Acimacar, trazendo inúmeras oportunidades e benefícios aos consumidores do nosso município e região, que poderão realizar o sonho da compra ou troca de veículo de forma proveitosa por meio dos incentivos oferecidos no evento”, comenta.

Anote na agenda!

O 28º Feirão de Veículos Acimacar/Sicredi inicia na sexta-feira (05), das 13h30 às 22 horas e segue no sábado (06), das 09 às 22 horas, encerrando-se no domingo, das 09 às 17 horas.

Participam desta edição do evento as empresas Rondon Veículos, Motopark – Kaefer Motos Honda, Fipal, Chiapetti Veículos, Beto Marcas, Sidão Multimarcas, Tropical Yamaha, Franciosi Veiculos, Interlagos e Marechal Veículos.

Além da exposição dos veículos e do espaço de negócios da Sicredi Aliança PR/SP, os visitantes também terão à disposição durante todo o evento uma praça de alimentação.

Sobre a Acimacar:
Com mais de dois mil e cem empresários e produtores rurais associados, a Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) atua há 55 anos na defesa dos interesses da classe empresarial rondonense. Presidida pelo contador Paulo Grenzel, também é reconhecida pela sua liderança nas causas regionais e estaduais, além da participação em diversas demandas da comunidade. Saiba mais em www.acimacar.com.br.

Continue lendo

Marechal Rondon

Maré Alta conquista o 1º lugar na 24ª Pesca da Corvina

O parque de lazer e turismo do distrito de Porto Mendes sediou no sábado (23) e domingo (24), a 24ª edição da Prova Aberta de Pesca da Corvina.

Publicado

em

Assessoria

Promovida pelo Clube Amigos da Pesca de Marechal Cândido Rondon, com o apoio da prefeitura e da PROEM (Fundação Promotora de Eventos), a competição reuniu 250 equipes de inúmeros municípios.
Foram entregues troféus às seguintes equipes, por ordem de colocação: Em 1º lugar, com 196,7 pontos, ficou a equipe Maré Alta, de Mercedes; 2º, Amigos de Toledo, com 193,5 pontos; 3º, Tucuna Tex, de Pato Bragado, com 191,4; 4º, Panelinha, de Toledo, com 189,4; e em 5º lugar, Quebra Vara, de Medianeira, com 188 pontos.
O maior peixe foi uma corvina de 58,1 centímetros e de 3,698 quilos, pescada pela equipe CH Consertos, de Itaipulândia. No total, 55 equipes apresentaram exemplares de peixes.

Pesca de Barranco
A pesca de barranco teve como 1º colocado Cauan Günther, que pescou um tucunaré de 45 centímetros; 2º, Luan Günther, que pescou uma raia de 38 centímetros; e em 3º lugar, Guilherme Gabriel, que pescou uma piranha de 16,5 centímetros.

Prêmios
Houve o sorteio de prêmios, sendo uma bicicleta para uma criança participante da pesca de barranco, além de dois vales de R$ 150,00 cada, um arrais para mulher e três diárias para uma equipe de participantes da pesca da corvina.
Foram contemplados com motores de popa de 30hp, a equipe Os Penetra; de 20hp, Mosquitos do Lago; de 20hp, Kunicar/Sorasa; de 15hp, Clube Náutico Porto Mendes; de 15hp, Pai, Filho e Netos – Pebri; barco de alumínio, Luiz Gonzaga Borges, que não esteve presente; R$ 5.000,00, Green Boat; R$ 5.000,00, Maxebert, que esteve representada, mas ausente; R$ 3.000,00, José Antônio Zschitschick; R$ 1.000,00, Equipe Xixerga; R$ 1.000,00, Família Backes; motor de 3hp, Rodo Finkler.
Estiveram presentes à entrega da premiação, os secretários municipais de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Backes, e de Gestão de Governo, Claudio Köhler (Claudinho), o diretor-presidente da PROEM, Tioni de Oliveira, o presidente da Câmara Municipal, vereador Soldado Sauer, o vereador Neco Kist, o presidente do Clube Amigos da Pesca, Rafael Friedrich, patrocinadores e parceiros.

Continue lendo

Marechal Rondon

Iniciadas as aulas do curso de instalação de ar-condicionado

O curso é desenvolvido em parceria entre a prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e o SENAI.

Publicado

em

Assessoria

As aulas do curso de instalação de aparelhos de ar-condicionado tiveram início nesta tarde de quarta-feira (20), na Unidade Móvel do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), que se encontra estacionada no parque de exposições de Marechal Cândido Rondon.
O curso é desenvolvido em parceria entre a prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e o SENAI. Duas turmas participam do curso, uma no período da tarde e outra durante a noite. A capacitação é oportunizada de forma gratuita.
Estiveram presentes à aula inaugural, Katia Seidel e Renata Chehban, do SENAI, e Marli Dill e Lúcio Fernandes, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Continue lendo

Marechal Rondon

Juca e Dionir se filiam ao Podemos e anunciam apoio a Arion

Podemos recebeu na manhã desta quinta-feira (7) a filiação de dois vereadores: Juca e Sargento Dionir.

Publicado

em

A janela partidária mal e mal abriu e já foram registradas as primeiras trocas partidárias em Marechal Cândido Rondon.

O Podemos recebeu na manhã da última quinta-feira (7) a filiação de dois vereadores: Juca e Sargento Dionir.

Juca é oriundo do MDB, partido que inclusive presidia. Sua filiação ao Podemos já vinha se desenhando, devido a afinidade que tem com o partido de longa data.
A possibilidade, inclusive, já foi ventilada aqui no Blog algumas vezes em postagens anteriores.

Vereador Juca

A maior surpresa, que já não é tão surpreendente assim, foi a filiação do Sargento Dionir. Oriundo do grupo de situação, Dionir estava insatisfeito no União Brasil e decidiu não só trocar de partido, mas de grupo político.
Agora ele reforça a pré-campanha a prefeito do colega vereador Arion Nasihgil.

Sargento Dionir

Três chapas

Pelo andar da carruagem, a oposição deve ter três chapas para vereador: Podemos, MDB e PL. O Podemos já tem dois puxadores de voto: Juca e Dionir.

No MDB também: Moacir e Padeiro.

Resta saber quem será o time a ser escalado pelo PL, justamente o partido do pré-candidato a prefeito do grupo.

Blog do Jadir

Continue lendo

Marechal Rondon

Reconhecimento a um líder exemplar: Fernando Barros Fenner recebe Medalha de Honra ao Mérito de Marechal Cândido Rondon

Na última segunda-feira, dia 4 de março de 2024, o plenário da Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon foi palco de uma emocionante cerimônia. Em uma sessão solene, o presidente da Sicredi Aliança Paraná São Paulo, Fernando Barros Fenner, foi agraciado com a Medalha de Honra ao Mérito, concedida pela Câmara de Vereadores.

Publicado

em

Foto Divulgação Assessoria

Na última segunda-feira, dia 4 de março de 2024, o plenário da Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon foi palco de uma emocionante cerimônia. Em uma sessão solene, o presidente da Sicredi Aliança Paraná São Paulo, Fernando Barros Fenner, foi agraciado com a Medalha de Honra ao Mérito, concedida pela Câmara de Vereadores.

A propositura, apresentada pelo vereador João dos Santos, o Juca, reconheceu a trajetória profissional exemplar de Fenner, um líder cuja dedicação e compromisso com o desenvolvimento da comunidade são evidentes em cada ação.

O evento não apenas celebrou as realizações de Fenner, mas também destacou sua conduta ética e sua capacidade de liderança, que o elevaram à presidência de uma das maiores cooperativas de crédito do país.

A indicação para a honraria remonta a junho de 2022, quando Fernando Barros Fenner ainda ocupava o cargo de diretor executivo da Sicredi Aliança Paraná/São Paulo. Presente na cooperativa e na cidade de Marechal Cândido Rondon desde 2013, sua liderança tem sido marcada por iniciativas inovadoras e pelo compromisso com o bem-estar dos associados e da sociedade em geral.

Fenner expressou sua gratidão pela homenagem, ressaltando que ela representa não apenas uma conquista pessoal, mas também um reconhecimento do trabalho de toda a equipe da Sicredi. “Este é um momento muito especial para mim, mas também para todos aqueles que compartilham da visão e dos valores que guiam nossa cooperativa”, declarou o presidente da Sicredi.

A Medalha de Honra ao Mérito concedida a Fernando Barros Fenner é mais do que um símbolo de reconhecimento; é um testemunho do impacto positivo que um líder dedicado pela comunidade e e pela Sicredi Aliança Paraná/São Paulo.

Continue lendo

CASA DAS BATERIAS

Previsão do tempo

Facebook

Termos de uso e responsabilidade

É proibido a reprodução de todo ou qualquer parte deste site sem autorização prévia, como determina a lei nº 9.610 de 19 de fevereiro/98.
Todo conteúdo aqui exposto, visa a informação, a imparcialidade e a transparência.